Noções Básicas do Processo de Orquestração da Conversão

As seções a seguir fornecem informações sobre os aspectos gerais da orquestração da conversão.

Ativando a Conversão

As atividades de conversão serão possíveis enquanto a conversão estiver ativa no ambiente. O Administrador de Conversão autorizado pode executar a tarefa em batch correspondente para ativar a conversão.

Alternando entre o Esquema Intermediário e o Esquema de Produção

No ambiente ativado para conversão, o aplicativo on-line é executado no esquema de banco de dados que contém sinônimos apontando para as tabelas Intermediárias ou de Produção.

Essa alternância é possível apenas enquanto a Conversão está Ativada

Vá até Admin –> Suporte à Conversão –> Alternar Esquema para alternar os sinônimos.

As informações do esquema atual são exibidas na zona da barra lateral quando a Conversão é ativada no ambiente.

Observação: a operação falhará se houver processos em batch em andamento no momento. Se você receber a mensagem de erro ao tentar alternar sinônimos, revise os batches em execução e aguarde até que tudo seja concluído antes de tentar novamente.

Preparando para a Conversão

As etapas de preparação incluem a avaliação das configurações iniciais de conversão fornecidas pelo produto, a personalização dessas configurações, caso necessária, e, por fim, a geração dos artefatos de conversão.

A maior parte da preparação deve ser feita quando o ambiente está em execução no esquema de Produção, exceto para fluxos de tarefas de processos de conversão que estão programados e são publicados quando o esquema é alternado para Intermediário.

Desenvolvimento da Conversão

A criação da extração de dados legados, os testes do carregamento de dados e o processamento subsequente dos dados da conversão são executados quando o ambiente está em execução no esquema Intermediário.

Considere a criação e programação da sequência dos processos em lote para os dois carregamentos de dados, seguidos da validação e inserção.

Carregando Dados

O SQL Loader desativa implicitamente os índices nas tabelas não particionadas antes do upload. Nas tabelas particionadas, os índices precisam ser desativados explicitamente pelo processo em lote antes do upload. Depois que o upload de dados for concluído, os índices deverão ser recriados.

O upload deverá ser feito em uma determinada ordem se o carregamento de tabelas únicas que pertencem a um Objeto de Manutenção cuja tabela principal é particionada. As tabelas filho desses Objetos de Manutenção contêm restrições de Chave Estrangeira para a Chave Primária da tabela primária. Primeiro é necessário fazer upload da tabela primária. Os índices devem ser recriados logo após o upload. As tabelas subsequentes devem ser carregadas de acordo com a hierarquia da tabela do Objeto de Manutenção (pai primeiro, filho próximo)

Você pode combinar o truncamento de tabela, o upload de dados e a manutenção de índice e atualizações estatísticas em um fluxo batch e criar um fluxo de jobs em lote dedicado para cada Tabela ou Objeto de Manutenção convertido.

Execução da Conversão

Para o protótipo, o teste ou a execução real da conversão, é possível ajustar os controles do batch de carregamento de dados das tabelas/objetos de manutenção para melhorar o desempenho:

  • Reduza o nível de registro em log – defina o parâmetro de batch log como NOLOG

  • Não retenha os dados de entrada – defina o parâmetro de batch retaininput como PURGE

Desativando a Conversão

Depois que a conversão for concluída, a permissão de várias atividades, como truncamento de tabelas e manutenção de índices, deverá ser desativada.

Após a conclusão do projeto de conversão, alterne o esquema para Produção e solicite ao Administrador de Conversão autorizado a execução da tarefa de batch correspondente para desativar a Conversão no ambiente.

Ativando Conversão Incremental

A conversão de dados legados pode ser feita em estágios. Depois que o primeiro bloco é convertido e o sistema começa a ser executado em produção, talvez seja necessário converter a(s) próxima(s) parte(s) dos dados. Esse cenário macro de orquestração é chamado de conversão incremental; ele impõe determinados limites e restrições às atividades de conversão e precisa ser aprovado pelo gerenciamento.

Se a conversão incremental tiver sido aprovada, solicite que o Administrador de Conversão autorizado execute o job em lote correspondente para ativar a conversão incremental no ambiente.