SQL Loader
O carregamento dos dados contidos nos arquivos de conversão de dados para as tabelas intermediárias de conversão do produto é realizado com o Oracle SQL Loader.
Oracle SQL Loader é uma ferramenta do Oracle Database que permite o upload em massa de dados de várias origens para as tabelas do banco de dados de maneira rápida e segura.
O processamento do SQL Loader é determinado pelos Arquivos de Controle. Os arquivos de controle do processo de conversão de dados são fornecidos para cada tabela intermediária de conversão do produto como parte da geração de artefato que, por sua vez, corresponde a uma parte das atividades de preparação antes do início do processo de conversão.
Os Arquivos de Controle normalmente definem:
-
O local dos arquivos de entrada a serem carregados.
-
O conjunto de caracteres dos dados de entrada.
-
As tabelas de destino do carregamento e o modo de inserção dos dados (por exemplo, anexar ou substituir).
-
Como mapear os dados no arquivo de entrada para tabelas e campos.
-
O local dos arquivos de saída (por exemplo, log, registros incorretos ou rejeitados).
-
Opções de processamento paralelo e balanceamento de carga.
Os arquivos de controle que são gerados para o produto incluem todos os parâmetros necessários para carregar as tabelas intermediárias de conversão do produto. Há algumas opções de personalização para esses arquivos que serão discutidas posteriormente.
Depois de carregar os arquivos de controle, o SQL Loader lê os registros nos arquivos de dados de entrada, converte a entrada em tabelas e colunas de banco de dados que por fim são inseridas no banco de dados.
O SQL Loader tem 2 modos de operação:
-
Carregamento de Caminho Convencional – os dados são inseridos no banco de dados usando instruções SQL INSERT.
-
Carregamento de Caminho Direto – os dados são inseridos no banco de dados usando blocos de dados que são gravados diretamente no banco de dados. Esse método é muito mais rápido e, por isso, é o método selecionado para o processo de conversão de dados.
O SQL Loader tem a capacidade de lidar com vários arquivos de dados mapeados para várias tabelas, bem como carregar dados em campos CLOB.