Executando um Processo de Infraestrutura

Ciclo de Vida do Processo de Infraestrutura

No ciclo de vida, um novo processo é criado com status Pendente, que permite a edição, a duplicação ou a exclusão do registro do Processo de Infraestrutura.

Os novos processos são criados com status Pendente. Enquanto estiver nesse status, o registro do Processo de Infraestrutura poderá ser modificado, excluído ou duplicado.

Observação: depois que um registro de Processo de Infraestrutura é criado, seu tipo não pode ser alterado. Para alterar o tipo, é possível excluir o processo criado com o tipo incorreto (se ele ainda estiver no status Pendente) e criar um novo processo com o tipo correto.

Use a ação Iniciar, no portal de manutenção para começar a execução do processo. O status do processo será alterado para Em Andamento.

Observação: enquanto o Processo de Infraestrutura estiver no status Pendente, as etapas não terão um status nem quaisquer ações disponíveis. Quando o processo faz a transição para o status Em Andamento, os registros da etapa de processo são criados. A partir desse momento, eles passam a ter o status e as ações de acordo com essa etapa e status.

Enquanto o processo estiver Em Andamento, as etapas do processo serão executadas individualmente de acordo com a sequência. O processo pode ser interrompido usando a ação Interromper. Nesse caso, a etapa atual que está em andamento continuará, mas a etapa seguinte não será executada. Se ocorrer uma falha em uma das etapas, o processo também será alterado para o status Interrompido e não executará a etapa seguinte.

Quando o processo está no status Interrompido, ele pode ser retomado pela seleção da ação Retomar, ou pode ser cancelado pela seleção da ação Cancelar.

Ciclo de Vida da Etapa do Processo de Infraestrutura

No ciclo de vida, as etapas do processo são criadas com status Pendente e passam para o status Em Andamento pela lógica do processo. As etapas que estão com status Em Andamento podem passar para o status Concluído, Com Falha ou Ignorado.

Uma etapa de processo é criada com status Pendente e é alterada para Em Andamento pela lógica de processo no momento de ela ser executada.

Quando uma etapa está Em Andamento, as seguintes transições são possíveis:

  • Transição da etapa para o status Concluído na conclusão com êxito do trabalho da etapa ou pela seleção da ação Concluir.

  • Transição da etapa para o status Com Falha quando um erro é detectado durante o trabalho da etapa ou pela seleção da ação Falha.

  • As etapas podem incluir a lógica que efetuará a transição da etapa para o status Ignorado se essa lógica determina que a etapa não deve ser executada.

Se a etapa estiver Em Andamento, a seleção da ação Status da Tarefa exibirá informações sobre o status de execução da tarefa (se o tipo de tarefa em batch é etapa).

Observação: as alterações manuais do status da etapa para Concluído ou Com Falha enquanto a etapa está Em Andamento deve ser utilizada com cautela. Isso só deve ser feito quando a etapa permanece no status Em Andamento por um longo tempo e, após investigação, fica claro que uma intervenção manual é necessária.

Quando uma etapa está com status Com Falha, ainda é possível fazer a transição manual da etapa para o status Concluído.

Observação: a transição da etapa do status Com Falha para o status Concluído deve ser feita somente se estiver claro que a etapa realizou a tarefa com êxito. Isso provavelmente poderá ser comprovado após uma investigação.