Controle de Baixa Contábil - Critérios
Para definir o tipo de processo de baixa contábil a ser iniciado quando os critérios forem atendidos, selecione Critérios.
e navegue até a páginaAs informações a seguir não são detalhadas. Para obter mais informações, consulte Criando Controles de Baixa Contábil .
Controles do painel
As informações na grade definem o processo de baixa contábil a ser executado para o débito pertencente à classe de cobrança e à classe de débito de baixa contábil definidas anteriormente. O tipo de processo de baixa contábil pode diferir, dependendo de alguma condição. Por exemplo, poderá haver um processo de baixa contábil diferente se o cliente tiver um depósito não monetário. Você deve ter pelo menos uma entrada nesse conjunto, caso contrário, o sistema não iniciará um processo de baixa contábil. Essa entrada deve ter o código de prioridade baixa e indicar um Algoritmo dos Critérios de Baixa Contábil referente ao tipo de algoritmo WO CRIT DFLT .
Os campos a seguir são exibidos:
Prioridade Controla a ordem na qual os critérios serão verificados pelo Monitor de Baixa Contábil (alta prioridade é verificada antes da baixa prioridade). O primeiro algoritmo dos critérios atendidos (isto é, retornar um valor Verdadeiro) fará com que o processo seja iniciado.
Os valores desse campo podem ser personalizados com o uso da tabela de Consulta. O nome desse campo é CRIT_PRIO_FLG. Saiba que esse campo é usado para várias tabelas: Controle da Classe de Cobrança, Critérios de Corte, e Controle de Baixa Contábil .
Algoritmo dos Critérios de Baixa Contábil O Monitor de Baixa Contábil verifica se a condição definida pelo Algoritmo de Condição de Baixa Contábil se aplicará à conta cujo débito estiver sendo analisado. Se uma condição for atendida, um processo de baixa contábil será criado com o uso do modelo do processo de baixa contábil associado.
Configure esse algoritmo no sistema, caso você ainda não o tenha configurado. Para fazer isso:
- Crie um novo algoritmo (consulte Configurando Algoritmos).
- Nesse algoritmo, indique um Tipo de Algoritmo que determine se o débito incobrável do cliente deve ser processado com o uso do Modelo de Processo de Baixa Contábil associado.
Você deve ter pelo menos uma entrada nessa cobrança, caso contrário, o sistema não iniciará um processo de baixa contábil. Essa entrada deve ter o código de prioridade mais baixo e indicar um Algoritmo de Critérios de Baixa Contábil referente ao tipo de algoritmo WO CRIT DFLT.
Modelo de Processo de Baixa Contábil Se o Monitor de Baixa Contábil determinar que a condição definida pelo algoritmo seja aplicada, um processo de baixa será criado com o uso do modelo do processo de baixa contábil associado.
Onde é Usado
Os controles de baixa contábil contêm os dados que controlam o Monitor de Baixa Contábil. Para obter mais informações, consulte Como o Monitor de Baixa Contábil Funciona?