Contatos com o Cliente São Usados para Disparar Cartas

Para enviar cartas a um cliente, é necessário criar um contato com o cliente para o cliente. Esses tipos de contatos fazem referência a um tipo de contato com o cliente que, por sua vez, faz referência a um modelo de carta. O modelo de carta controla o tipo de informação consolidada na "carta modelo" e como a carta é fisicamente produzida. Para obter mais informações sobre modelos de carta e como elas são fisicamente produzidas, consulte Imprimindo Cartas.

Como essas cartas estão sendo enviadas a um cliente, o contato do cliente que dispara uma carta deve ser baseado em pessoa. Para obter mais informações, consulte Contatos com Base na Pessoa versus Contatos com Base na Unidade Consumidora.

Os contatos com o cliente que disparam as cartas podem ser gerados por qualquer um dos métodos descritos em Como os Contatos com o Cliente São Criados. Embora um usuário possa criar este tipo de contato com o cliente (por exemplo, se um cliente solicita um formulário para se registrar no pagamento automático), as principais fontes de contatos com o cliente que disparam as cartas são por meio de algoritmos e eventos do sistema. Além dos algoritmos, os seguintes eventos do sistema podem gerar contatos com o cliente automaticamente:

  • Eventos de cobrança. Quando um cliente tem obrigações atrasadas, o sistema cria um processo de cobrança. Um processo de cobrança é uma série de eventos que incentivam o cliente a pagar o seu débito pendente. Um evento clássico de cobrança é aquele que cria um contato com o cliente que, por sua vez, leva ao envio de uma carta ao cliente solicitando o pagamento. Esses contatos do cliente são criados com a pessoa e a conta preenchidas. Para obter mais informações, consulte Visão Geral dos Eventos de Cobrança.
  • Eventos de corte. O último evento em um processo de cobrança geralmente cria um processo de corte de serviço para cada acordo de serviço com obrigações atrasadas. Um processo de corte é uma série de eventos que leva ao serviço que está sendo cortado. Um evento clássico de corte é aquele que cria um contato com o cliente e, sucessivamente, leva ao envio de uma carta ao cliente avisando sobre o fechamento iminente (ou informando sobre o fechamento e o prazo necessário para restabelecer o serviço). Esses contatos do cliente são criados com a pessoa e a conta preenchidas. A unidade consumidora também será preenchida se o acordo de serviço que está sendo cortado estiver associado a uma unidade consumidora. Para obter mais informações, consulte Visão Geral dos Eventos de Corte de Serviço.
  • Eventos de baixa contábil. Depois que um cliente for faturado, um processo de baixa contábil será criado. Um processo de baixa contábil é uma série de eventos que leva ao débito que está sendo baixado. Um evento clássico de baixa contábil é aquele que cria um contato com o cliente e depois envia uma carta informando que seu débito foi referenciado em uma agência de cobrança. Esses contatos do cliente são criados com a pessoa e a conta preenchidas. Para obter mais informações, consulte Visão Geral dos Eventos de Baixa Contábil.
  • Eventos de inadimplência. Os processos de inadimplência podem ser usados para cobrança em débito vencido. Um processo de inadimplência é uma série de eventos usados para cobrança de débito. Alguns eventos de inadimplência podem criar um contato do cliente que, por sua vez, faz com que uma carta seja enviada ao cliente. Esses contatos do cliente são criados com a pessoa e a conta preenchidas. Para obter mais informações, consulte A Visão Geral dos Eventos de Inadimplência.

Sua equipe de implementação pode introduzir algoritmos de plug-in para criar um contato com o cliente quando ocorrem certos eventos. Se o contato com o cliente criado fizer referência a um modelo de carta, uma carta será disparada. Como o número e o tipo de plug-ins podem ser personalizados para a sua implementação, não podemos fornecer uma lista concisa de todos esses algoritmos.

Algoritmos fornecidos com o produto preenchem pessoa, conta e/ou unidade consumidora com base nas informações disponíveis quando o contato do cliente é criado. Por exemplo, o algoritmo de observação da atividade de campo preenche a unidade consumidora e também a pessoa e a conta se o ponto de serviço da atividade de campo estiver vinculado a um acordo de serviço. No acordo de serviço, a conta e a pessoa principal da conta são obtidas e usadas no contato do cliente.