Mantendo Valores Faturáveis

Crie um valor faturável sempre que um cliente tiver que ser cobrado por um serviço que ocorra fora do curso normal de negócios. Por exemplo, você criaria um valor faturável para cobrar um fornecedor pelo reparo de uma linha de gás rompida.

Observação:

Valores faturáveis podem ser carregados de um sistema externo. Para obter mais informações, consulte Fazendo Upload de Valores Faturáveis e Usando Valores Faturáveis para Faturamento Repassado.

Um valor faturável deve fazer referência a um acordo de serviço. Esse acordo se comporta como qualquer outro acordo de serviço.

  • Os segmentos da fatura são criados para o acordo de serviço. Sempre que o faturamento for executado para uma conta com acordos de serviço de valor faturável, o sistema criará um segmento da fatura para cada valor faturável não faturado. Isso significa que se um acordo de serviço tiver muitos valores faturáveis não cobrados, ele terá muitos segmentos da fatura.
  • Os pagamentos são distribuídos ao acordo de serviço. Os pagamentos efetuados por uma conta são distribuídos a seus acordos de serviço de valor faturável como qualquer outro acordo de serviço.
  • O débito vencido é monitorado. O processo de crédito e cobrança monitora acordos de serviço de valor faturável do débito vencido e responde adequadamente quando o débito vencido é detectado.
  • Esse acordo de serviço deve fazer referência a um Tipo de Acordo de Serviço que tenha uma Função Especial de Valor Faturável. Se esse acordo de serviço ainda não existe para a conta, deverá ser criado um antes que você possa arrecadar um valor faturável. Para obter links para outras seções que ajudarão você com esse processo, consulte "Para obter mais informações" no final desta seção.

Os modelos de valor faturável existem para minimizar o esforço necessário para criar um valor faturável para um cliente. Um modelo de valor faturável contém as linhas de fatura padrão, valores e códigos de distribuição usados para cobrar por um valor único.

Um usuário poderá substituir as informações no modelo quando o valor faturável for criado. Por exemplo, você pode criar um modelo de valor faturável para arrecadar cobranças quando um fornecedor romper um cano de gás. Esse modelo conteria as linhas da fatura, os valores e os códigos de distribuição associados a um reparo de tubulação rompida. Assim, quando um fornecedor rompe uma linha, um usuário pode criar um valor faturável usando o modelo e substituir o valor para refletir o valor real do reparo (se ele for diferente da norma).

Observação:

Modelos não são obrigatórios. Um valor faturável pode ser criado sem um modelo para uma cobrança realmente inesperada. Se você não usar um modelo, terá que inserir as informações da fatura manualmente.

Caminho Rápido:

Para obter mais informações, consulte Configurando Modelos de Valor Faturável.

Observação:

Adicionando impostos e outras linhas de cálculo a um valor faturável. Para obter informações sobre como fazer para que o sistema calcule linhas de imposto e as anexe ao valor faturável, consulte Valor Faturável - Detalhes da Quantidade de Serviço.