Noções Básicas Sobre Regras de Cálculo da Liquidação
As regras de cálculo da liquidação são regras padrão e personalizadas que executam cálculos da liquidação, incluindo o cálculo de quantidades de pontos de serviço, totalizando consumo e uso de unidades da liquidação, aplicação de perdas e alocação de energia não contabilizada (UFE). As regras de cálculo da liquidação são criadas para um grupo específico de cálculo da liquidação. Por exemplo, se você estivesse configurando dois grupos de cálculo da liquidação e ambos incluíssem uma regra de cálculo de uso específica, seria necessário criar duas instâncias da regra de cálculo da liquidação, uma para cada grupo.
Em quase todas as regras de cálculo da liquidação, a falha da regra resulta em uma exceção de transação da liquidação e o Tipo de Exceção de Transação de Uso da falha pode ser configurado na regra. Esses tipos de exceção de transação de uso também podem ser configurados para uma Severidade de Exceção específica:
- Informações: usado para destacar problemas menores, mas não o suficiente para fazer com que a transação da liquidação seja colocada em um estado de falha. Exceções dessa categoria podem ser usadas para relatar a frequência de questões interessantes, mas não fatais.
- Problemas: usado para relatar um problema que impedirá o envio da transação da liquidação. Várias "exceções de emissão" podem ser criadas durante o processamento da transação da liquidação. Se existir pelo menos um problema após a aplicação de todas as regras, a transação da liquidação será transferida para um estado de falha que requer revisão e aprovação.
- Encerrar: usado para relatar um problema grave que fará com que o processo de cálculo da liquidação pare e a transação da liquidação seja transferida imediatamente para um estado de falha que requer revisão e aprovação. Somente uma exceção de encerramento pode ser emitida (como a primeira causa o processamento do cálculo para uma transação da liquidação). Isso deve ser usado nos casos em que a substituição/aprovação manual não é precisa.
Para uma compreensão funcional mais profunda do cálculo da liquidação, consulte a seção Sobre o Cálculo da Liquidação.