Noções Básicas Sobre Regras de Cálculo de Uso
As regras de cálculo de uso são regras padrão e personalizadas que executam cálculos nos dados de medição para gerar determinantes de faturamento e outros valores usados por sistemas externos, como sistemas de faturamento, sistemas de informações do cliente etc. As regras de cálculo de uso são criadas para um grupo de cálculo de uso específico. Por exemplo, se você estivesse configurando dois grupos de cálculo de uso e ambos incluíssem uma regra de cálculo de uso específica, seria necessário criar duas instâncias da regra de cálculo de uso, uma para cada grupo.
O pacote base inclui regras que calculam determinantes comuns de faturamento, incluindo:
- Leituras escalares
- Consumo de horário de uso (aplicando um mapa de horário de uso a um canal de intervalo)
- Curvas de intervalo (reais ou derivadas)
- Praticamente qualquer outra coisa que possa ser calculada a partir das informações no sistema
Para uma compreensão funcional mais profunda do cálculo de uso, consulte a seção Sobre o Cálculo de Uso.
Exceções da Transação de Uso
Em quase todas as regras de cálculo de uso, a falha da regra resulta em uma exceção de transação de uso e o Tipo de Exceção de Transação de Uso da falha pode ser configurado na regra. Esses tipos de exceção de transação de uso também podem ser configurados para uma Severidade de Exceção específica:
- Informações: usado para destacar pequenos problemas, mas não o suficiente para fazer com que a transação de uso seja colocada em um estado de falha. Exceções a esta categoria podem ser usadas para relatar a frequência de questões interessantes, mas não fatais
- Problemas: usado para relatar um problema que impedirá o envio da transação de uso. Várias "exceções de problemas" podem ser criadas durante o processamento da transação de uso. Se houver pelo menos um problema após a aplicação de todas as regras, a transação de uso será transferida para um estado de falha que requer revisão e aprovação.
- Encerrar: usado para relatar um problema grave que fará com que o processo de cálculo de uso seja interrompido e a transação de uso seja transferida imediatamente para um estado de falha que requer revisão e aprovação. Somente uma exceção de término pode ser emitida (como a primeira causa o processamento do cálculo para uma Transação de Uso). Isso deve ser usado nos casos em que a substituição/aprovação manual não é precisa. Por exemplo, um erro "Curva Não Contínua" que diz que os dados do intervalo não cobrem o período de uso completo deve sempre ser definido como Encerrar como uma Severidade de Exceção.
Arredondando Quantidades de Serviço de Transação de Uso
Várias regras de cálculo de uso fornecem um meio para definir a maneira pela qual as quantidades de serviço são arredondadas durante os cálculos de uso. O arredondamento da quantidade de serviço pode ser definido usando o Detalhes do Arredondamento de Quantidade de Serviço que permite a configuração do método pelo qual as quantidades são arredondadas (Para Cima, Para Baixo ou Mais Próxima) e o número de casas decimais retidas após arredondamento.
Criando Captura de Dados de Medição
As regras de cálculo de uso da Regra de Cálculo Escalar Diária, Obter Intervalo, Obter Contagem e Consumo de itens e Obter Detalhes Escalares podem ser configuradas para criar capturas de dados de medição durante o processamento da transação de uso. As capturas de dados de medição são usadas pela agregação de dados no Gerenciamento de Liquidações de Mercado.
A configuração da captura de dados de medição é feita na seção Extrair Para Capturas de Dados de Medição e inclui as seguintes opções:
- Tipo de Captura de Dados de Medição: o tipo de captura de dados de medição para capturas de dados de medição criados pela regra de uso.
-
ID da Transação de Uso a Usar: um flag que designa o tipo de ID a ser usado para identificar a transação de uso na extração de dados de medição. As opções incluem:
- ID da Transação de Uso: o ID da transação de uso
- ID Externo da Transação de Uso: o ID externo da transação de uso. Usado quando a transação de uso é acionada por um sistema externo, como um CIS (ou pela funcionalidade de faturamento no Customer To Meter)
-
Extrair Para Contato de Uso Diferente: um flag que designa se a captura dos dados de medição deve ou não ser extraída para um contrato de uso diferente, como aquela usada pelo Gerenciamento de Liquidações de Mercado. As opções incluem:
- Não: a extração fará referência ao contrato de uso para a qual os cálculos de uso estão sendo processados. Esta opção é usada quando o Gerenciamento de Dados do Medidor e o Gerenciamento de Liquidações de Mercado são instalados em diferentes ambientes de aplicativos. Nesse caso, a extração pode ser exportada do Gerenciamento de Dados do Medidor para importação subsequente no Gestão de Liquidações de Mercado.
-
Sim: a extração fará referência a um contrato de uso diferente, como a usada pelo Gestão de Liquidações de Mercado. Essa opção é usada quando o Gerenciamento de Dados do Medidor e o Gerenciamento de Liquidações de Mercado são instalados no mesmo ambiente de aplicativo. Nesse caso, a captura dos dados de medição é "exportada" dentro do sistema para o Item da Liquidação, onde pode ser usado no processamento de agregação de dados.
Quando essa opção é selecionada, os campos Tipo de Identificador de Fonte e Tipo de Identificador de Destino devem ser configurados para definir como o sistema determinará o contrato de uso da liquidação correto a ser usado.
- Mapeamento Irregular de Flag de Dados: intervalos de códigos de condição usados para indicar dados como "irregulares". O valor do Flag de Dados Irregulares (baseado na pesquisa IRREGULAR_DATA_FLG) é usado para indicar dados que caem em cada intervalo configurado. Um valor em branco Flag Irregular indica que o intervalo de condições é considerado "Regular".
Consulte Sobre Capturas de Dados de Medição para obter mais informações sobre criação e processamento de capturas de dados de medição.
Regras de Cálculo de Uso e Hora Especificada
Algumas regras de cálculo de uso foram aprimoradas para oferecer suporte a cálculos de uso com base em uma "Hora Especificada". A Hora Especificada é especificada em determinados tipos de componentes de medição e define a hora inicial e final do dia útil para fins de processamento de dados de medição e transações de uso. Ao processar cálculos de uso para componentes de medição cujo tipo especifica uma Hora Especificada, a Hora Inicial e a Hora Final do período de cálculo devem corresponder à Hora Especificada no tipo de componente de medição.