Tipos de Migrações

O Assistente de Migração de Conteúdo é usado para dois tipos de migrações gerais: global e direcionada. Os tópicos a seguir fornecem informações adicionais sobre esses conceitos.

Migrações Globais

As migrações globais são usadas ao migrar toda a configuração e/ou dados administrativos de um ambiente para outro. Por exemplo, uma migração global pode ser usada ao migrar dados administrativos de um ambiente de desenvolvimento ou teste para um ambiente de produção.

Uma migração global pode incluir uma ou mais solicitações de migração que no total incluem todos os dados administrativos a serem movidos. Os planos de migração usados em migrações globais podem ser elaborados para omitir instruções subordinadas relacionadas a chaves externas explícitas que são identificadas por restrições conforme não forem necessárias, presumindo-se que os dados a que fazem referência também serão incluídos na migração.

Com a possibilidade de agrupar solicitações de migração, a expectativa é que as implementações sigam essas orientações:

  • Várias solicitações de migração que usam as classes de solicitação de migração baseada em Critérios ou de Lista de Entidade são usadas para agrupar informações logicamente, para permitir mais reutilizações.

  • Uma solicitação de migração de Grupo é usada para a exportação. Isso permite que um conjunto de dados exporte e outro conjunto importe, simplificando o processo. Observe que, dependendo da quantidade de dados, pode ser um conjunto grande de importação a ser processado. Uma implementação pode achar mais fácil criar diversas solicitações de migração que detalhem o processo em diversas etapas.

Você deve considerar que o produto da estrutura fornece solicitações de migração-base e seu produto integrável específico pode fornecer solicitações de migração-base, além de poder ou não incluir planos de migração de estrutura. Usar as solicitações de migração fornecidas com o produto é benéfico para a manutenção. Conforme novos recursos são adicionados ao produto (incluindo novos objetos de manutenção administrativos), qualquer impacto no CMA deve ser incluído nas solicitações de migração de propriedade do produto. Se a implementação introduzir novos objetos de manutenção administrativos personalizados que devem ser incluídos no CMA, devem ser adicionados planos de migração personalizados e uma solicitação de migração personalizada. Sua implementação pode elaborar uma solicitação de migração em Grupo que inclua a solicitação de migração-base e suas solicitações personalizadas de migração para ter uma exportação consolidada.

Observação:
Para obter informações sobre solicitações de migração fornecidas no produto da estrutura, consulte Objetos de Migração Fornecidos pelo Framework. Consulte a documentação específica do produto para obter informações sobre solicitações de migração fornecidas com base em adições.

Migrações Direcionadas

Uma migração direcionada refere-se à migração de um subconjunto específico de dados de um ambiente para outro. Os planos de migração usados em migrações direcionadas são projetados para serem autossuficientes e incluem todas as instruções subordinadas necessárias para garantir que a entidade exportada possa ser importada sem encontrar erros de integridade referencial. Com esse tipo de migrações, qualquer relacionamento explicitamente excluído do plano de migração pressupõe que a entidade relacionada já existe no ambiente de destino. Como exemplos de migrações direcionadas, temos:

  • Migração de um novo portal, suas zonas e seu serviço de aplicativos.

  • Migração de todos os tipos de mensagens de saída.

  • Migração de contas selecionadas e suas entidades principais e transacionais relacionadas para um ambiente inferior para fins de teste.