A hierarquia de dados em views pode ser explorada por drill.
Muitos dos resultados são mostrados nas views que representam estruturas de dados hierárquicos. Os metadados especificam essas hierarquias, e isso permite o acesso às diferentes níveis de detalhes dentro deles. Por exemplo, informações em um gráfico de vendas podem ser classificadas por região. Clicar em uma região específica do gráfico pode exibir cada país dentro dessa região, se o país estiver no próximo do nível da hierarquia dos metadados. Tal clique é referenciado como "fazer drill."
Se o designer de conteúdo tiver configurado views para drill, você poderá fazer drill nelas nos painéis de controle.
Você pode ver os detalhes dos dados fazendo drill.
O drill é uma forma de navegar nos dados em views.
Você faz drill-down para exibir dados com mais detalhes, que exibe mais membros.
Você pode fazer drill-down de um item real no banco de dados. Por exemplo, se você trabalha com vendas, pode fazer drill-down do nível de cidade dentro de uma análise de vendas e observar que há uma grande venda pendente em Paris. Se você estiver usando um aplicativo operacional Oracle Siebel, poderá fazer drill-down da venda pendente e ir diretamente até essa oportunidade no aplicativo Oracle BI.
Você pode sumariar para exibir dados em menos detalhes, na coluna hierárquica.
Por exemplo, você pode fazer drill-up de um valor de mês para ver um resumo do ano inteiro. Você pode sumariar na hierarquia atual, no que se refere a toda a coluna no nível do cabeçalho ou em membros individuais. Por exemplo, você pode sumariar do Distrito para a Região. A ação de sumariar oculta o nível atual (como por exemplo, o Distrito) e retém o nível superior (por exemplo, Região).
Você pode fazer drill de dados em alguns tipos de view.
É possível fazer drill dos seguintes tipos de views:
Heat matrix, tabela, tabela dinâmica e grade — Consulte Fazendo Drill em Heat Matrices, Tabelas, Tabelas Dinâmicas e Grades
Gráficos — Consulte Fazendo Drill de Gráficos
Mapas — Consulte Fazendo Drill em Views de Mapas
Quando você faz drill-down em uma heat matrix, tabela, tabela dinâmica ou grade, os dados de nível de detalhes são adicionados aos dados atuais.
Por exemplo, quando você detalha um continente, a tabela exibe dados do continente e dos países desse continente.
A forma como você faz drill em heat matrices, tabelas, tabelas dinâmicas e grades depende do tipo de coluna, conforme descrito nas seções a seguir.
O drill é uma forma de navegar nos dados em views de forma rápida e fácil.
Para detalhar uma coluna de atributos, clique no cabeçalho ou membro no qual você deseja detalhar. Quando você passa o mouse sobre o valor antes de clicar, é exibido um sublinhado abaixo do valor para indicar que você pode clicar para detalhar.
Quando faz drill de uma coluna de atributos, você adiciona o nível mais baixo à view. Todas as views são afetadas ao fazer drill de uma coluna de atributos, que é equivalente a um drill de filtro. Após você ter clicado no valor, uma coluna será adicionada à análise e um filtro será criado automaticamente e listado na guia Critérios.
Você não pode detalhar colunas de atributo. Para ver a definição de um grupo para uma coluna de atributos, edite a etapa correspondente no painel Etapas de Seleção.
Você também pode usar a opção Menu de Clique Direito para Views de Dados para fazer drill de colunas de atributo.
O drill é uma forma de navegar nos dados em views.
Para detalhar uma coluna hierárquica, clique nos ícones Expandir e Contrair ao lado dos membros. Clique em expandir ou contrair um nível. Por exemplo, expandindo de Produtos Totais para Produtos insere os membros do Produto ao reter o valor dos Produtos Totais.
Quando você faz drill em uma coluna hierárquica, você expande e contrai os nós de dados que estão na view. O drill em uma coluna hierárquica só afeta essa view específica. Nenhuma outra view é afetada.
O drill em hierarquias baseadas em níveis e em valores funciona da mesma maneira. Cada vez que você detalha uma hierarquia, você expande ou contrai um nível. Por exemplo, se a hierarquia tiver um nível para continentes, regiões e cidades, e a view mostrar os dados do continente, você poderá expandir de Austrália para um nível abaixo para exibir regiões da Austrália. A partir daí, você pode expandir de um nível de uma região, para cidades dessa região, ou você pode contrair um nível, para retornar a continentes.
Quando você faz drill, o estado do drill é preservado. Se você contrair a um nível superior e expandir novamente, os membros serão reexibidos no mesmo ponto de drill.
Quando você clica no ícone Contrair, contrai novamente para o nível atual quaisquer níveis da hierarquia que estão presentes na análise, independentemente de terem sido adicionados por drill down ou adicionando os níveis do painel Áreas de Assuntos.
Você pode executar drill assimétrico, que permite fazer drill de vários membros para diferentes níveis. Por exemplo, se você expandir Mundo, poderá ver América, Ásia e Austrália no mesmo nível secundário dos continentes. Você poderá então fazer drill de Américas para expandi-las e ver suas regiões, enquanto Ásia e Austrália não são expandidas.
Você pode expandir e contrair os membros de um grupo das colunas hierárquicas. Por exemplo, se você tiver um grupo que inclua cidades e o grupo estiver incluído em uma view, verá as cidades quando clicar no nome do grupo.
Você também pode usar a opção Menu de Clique Direito para Views de Dados para expandir e contrair colunas hierárquicas.
Quando você faz drill-down em um gráfico, os dados em nível de detalhe substituem os dados atuais.
Por exemplo, quando você faz drill-down de um continente, o gráfico exibe dados para os países desse continente, mas não do próprio continente.
Você pode fazer drill-down das seguintes maneiras:
Você pode clicar em um label (para o qual o drill está disponível) em qualquer eixo ou na legenda para fazer drill-down. (Uma alteração no ponteiro do mouse indica que o drill está disponível).
Se o gráfico contiver somente colunas de atributo e colunas de medição, então você pode clicar em um ponto de dados para detalhar todas as colunas.
Se o gráfico contiver várias colunas que incluam pelo menos uma coluna hierárquica, quando você clicar em um label ou ponto de dados, verá um menu no qual poderá selecionar em quais colunas fazer drill-down. Se houve links de ação disponíveis, então o menu também exibirá esses links.
Você pode clicar com o botão direito do mouse em um marcador de dados, legenda, ou o grupo-nível (eixo X) e, em seguida, selecionar Fazer Drill no menu. Consulte Interações de Clique Direito em Views para obter informações adicionais.
Dependendo de como o gráfico foi incorporado no painel, você pode usar o recurso de caminho detalhado, o botão Voltar no browser, a opção Limpar Personalizações no painel (para todas as views), e assim por diante para retornar para um gráfico anterior.
Nota:
O gráfico de linhas de série de tempo não suporta o drill-down em uma coluna de tempo na qual são usados tipos de dados diferentes de data/hora.