A vinculação mestre-detalhe de views permite a você estabelecer uma relação entre duas ou mais views de forma que uma view, chamada mestre, conduz alterações de dados em uma ou mais views, chamadas detalhes.
Por exemplo, suponha que você tenha as duas seguintes views:
Uma tabela que mostra Dólares por Região
Um gráfico que mostra Dólares por Tipo com a Região em um controle deslizante da seção
Usando a funcionalidade de link de detalhe mestre, você pode vincular as duas views para que ao clicar em uma Região específica na tabela, a Região no deslizador de seção do gráfico e os dados do gráfico sejam alterados para refletir a Região que foi clicada na tabela. Por exemplo, na ilustração, um clique em APAC na tabela na coluna Região D50 posiciona o quadro de movimentação no controle deslizante de seção em APAC e atualiza os dados do gráfico para os dados de APAC.
Uma view mestra orienta alterações de dados em uma ou mais views de detalhe.
Uma view se torna mestra quando você configura a interação de uma coluna na view para enviar eventos de detalhe mestres em canais designados. Essa coluna é conhecida como coluna mestra.
A coluna mestra é aquela cujos valores, quando clicados, enviam um evento mestre/detalhes, que transmite informações para atualizar os dados em uma view de detalhes.
Os seguintes tipos de views podem ser mestras:
Gráfico de funil
Gauge
Gráfico
Heat matrix
Mapa
Tabela dinâmica
Tabela
Grade (somente as bordas externas, não as visualizações internas)
Uma view mestra pode estar na mesma análise que a view de detalhe, ou em uma análise diferente. Uma view mestra pode atualizar dados em uma ou mais views de detalhe.
Os eventos de detalhes mestres configurados nas colunas que residem na linha ou na borda da coluna (ou seja, labels de legenda ou grupo) de um gráfico ou gauge são exibidos pelo item de dados correspondente da view (ao clicar) com qualquer evento desse tipo configurado na medida correspondente ao item de dados.
Qualquer tipo de coluna — hierárquica, de atributos ou de medidas — pode ser uma coluna mestra.
No entanto, a coluna mestra não pode ser exibida na borda da página ou no controle deslizante de seção da view mestra. Ela deve ser exibida no corpo da view.
Nota:
Embora as colunas hierárquicas sejam suportadas como colunas mestre, se um usuário clicar em um nível hierárquico, uma alteração só terá efeito na view de detalhes se o nível também for expandido nela.Quando um evento de detalhe/mestre é gerado, ele informa a definição da célula (ou item) na view mestra que foi clicada.
As informações específicas que um evento de detalhe/mestre transmite dependem do tipo de coluna:
Para uma coluna de atributos, ele passa o valor clicado e as informações contextuais para à esquerda e para cima do membro eixo.
Por exemplo, na ilustração, se a coluna de atributo Área D51 for a coluna mestra, e você clicar em Central (destacado em azul), as informações do evento detalhe/mestre transmitidas serão Região D50 = AMÉRICA e Área D51 = Central.
Para uma coluna de medidas, ele passa todas as informações contextuais para o valor de dados.
Por exemplo, na próxima ilustração, se a coluna de medida 1 - Receita for a coluna mestra, e você clicar em 1.113.286 (destacado em azul), as informações do evento de detalhe/mestre transmitidas serão Região D50 = AMÉRICA, Área D51 = Central e T05 por Nome/Ano = 2012.
As informações do evento de detalhe/mestre definem a posição da borda de uma página ou de um controle deslizante da seção em uma view de detalhes.
Um canal vincula uma view mestra a uma view de detalhe.
É o veículo que transporta os eventos de detalhe mestres da view mestra para a view de detalhe. O mesmo canal deve ser usado para ambas as views em um relacionamento mestre/detalhe; por exemplo, Canal 1. Observe que o nome do canal distingue maiúsculas de minúsculas.
Uma view de detalhe atende e responde aos eventos de detalhe mestres enviados por uma view mestra em um canal especificado.
Uma view se torna uma view de detalhe quando você a configura para atender aos eventos de detalhe mestres.
Uma view de detalhe inclui uma ou mais colunas cujos valores são alterados diretamente pelas informações especificadas por um evento de detalhe mestre. Essas colunas são conhecidas como colunas de detalhe. Uma coluna de detalhe deve:
Estar na borda da página ou no controle deslizante da view de detalhes da seção. O tipo de view determina se uma coluna de detalhes será exibida na borda da página ou no controle deslizante de uma seção:
Em tabelas dinâmicas e tabelas, ela deve estar na borda da página
Para gráficos e gauges, pode ficar na borda da página ou no deslizador de seção
Nota:
Se uma coluna de detalhes estiver no controle deslizante de uma seção e houver uma borda de página, a coluna de detalhes não será atualizada pelas informações do evento de detalhes/mestre. Por exemplo, se as informações do evento forem Região D50=AMÉRICA e T05 por Nome/Ano=2009, e a borda da página da view de detalhes tiver Região e o controle deslizante de seção tiver Anos, somente a Região será atualizada.Corresponder a uma coluna na view mestra
Quando uma view de detalhe contém diversas colunas de detalhe, ela está atendendo e respondendo aos eventos mestre-detalhe em vários canais.
Os seguintes tipos de views podem ser de detalhe:
Gráfico de funil
Gauge
Gráfico
Heat matrix
Mapa
Tabela dinâmica
Tabela
Grade (somente as bordas externas, não as visualizações internas)
Uma view de detalhes:
Pode atender a eventos de detalhe mestres de diversas views mestras
Pode estar na mesma análise que a view mestra ou em uma análise diferente
Não pode agir como mestra para outra view
Quando uma view mestra e uma view de detalhe estão vinculadas e um usuário clica em uma célula (ou item) na coluna mestra, um evento de detalhe mestre é gerado no canal desejado e as informações do evento de detalhe mestre são especificadas para a view de detalhe.
A view de detalhe (que está atendendo no canal designado aos eventos de detalhe mestres) recebe o evento e as informações do evento de detalhe mestre. Ela verifica as informações do evento de detalhe mestre para determinar qual coluna nessas informações corresponde à coluna de detalhe. Quando ela encontra uma correspondência, ela obtém os valores da coluna nas informações do evento de detalhe mestre, atualiza a coluna de detalhe e, em seguida, atualiza toda a view de detalhe.
Nota:
Se uma coluna mestra estiver em um controle deslizante de seção, qualquer view de detalhes que não esteja inicialmente visível no browser não será atualizada até que a view se torne visível quando você rolar para baixo. Para obter mais informações sobre controles deslizantes de seção, consulte Definindo Controles Deslizantes da Seção em Gráficos, Indicadores e Funis.Para ver um exemplo de como a vinculação mestre/detalhes de views funciona, consulte Exemplo de uma Tabela e de um Gráfico Vinculados em uma Relação de Detalhes/Mestre.