Vinculando Views em Relacionamentos Mestre/Detalhe

Para vincular views em relacionamentos mestre/detalhe, você deve definir a view mestra e a view de detalhe.

Para obter mais informações sobre vinculação mestre/detalhes, consulte O que é Vinculação Mestre-Detalhe de Views?

Definindo a View Mestra

Uma view mestra orienta alterações de dados em uma ou mais views de detalhe.

Para definir uma view como mestre:

  1. Crie ou edite a análise cuja view (ou views) você deseja definir como mestre.
  2. Para a coluna que será a coluna mestra, no Editor de Análise: guia Critérios, clique no botão Opções e selecione a opção Propriedades da Coluna. A caixa de diálogo Propriedades da Coluna será exibida.

    Nota:

    Você também pode clicar no botão Mais Opções no painel Layout e, em seguida, selecionar Propriedades da Coluna para exibir a caixa de diálogo Propriedades da Coluna.
  3. Clique na caixa de diálogo Propriedades da Coluna: guia Interação.
  4. Na caixa Interação Primária na área Valor, selecione Enviar Eventos de Detalhe Mestres. O campo Especificar canal é exibido.
  5. No campo Especificar canal, insira um nome para o canal no qual a view mestra envia eventos de detalhe mestres. Você pode usar qualquer nome apropriado; por exemplo, Canal de Análise de Vendas, Canal 1 ou canal 1.
  6. Adicione a view para ser usada como mestre. Observe que qualquer view adicionada que inclua a coluna mestra poderá ser utilizada como view mestra.
  7. Clique em OK.

Definindo a View Detalhada

Uma view de detalhe atende e responde aos eventos de detalhe mestres enviados por uma view mestra em um canal especificado.

Para definir uma view como de detalhe:

  1. Crie ou edite a análise cuja view você deseja definir como view de detalhe.
  2. Crie a view que será a view de detalhe, por exemplo, um gráfico.
  3. Edite a view.
  4. Clique no botão Propriedade da view na barra de ferramentas do editor da view. Por exemplo, para um gráfico, clique no botão da barra de ferramentas Propriedades do Gráfico no Editor Gráfico. A caixa de diálogo de propriedades da view é exibida; por exemplo, para um gráfico, a caixa de diálogo Propriedades do Gráfico.
  5. Na caixa de diálogo Propriedades do Gauge: guia Geral (para um gauge), caixa de diálogo Propriedades do Gráfico: guia Geral (para um gráfico ou um gráfico de funil), caixa de diálogo Propriedades de Heat Matrix: guia Geral (para uma heat matrix), caixa de diálogo Propriedades do Mapa: guia Interação (para um mapa), caixa de diálogo Propriedades da Tabela Dinâmica (para uma tabela dinâmica) ou caixa de diálogo Propriedades da Tabela: guia Estilo (para uma tabela), selecione a caixa Listening para Eventos Mestres/Detalhes.

    Nota:

    Se a view do mapa não puder encontrar o recurso de detalhe com o valor mestre, uma mensagem de advertência, "Não há dados a exibir para o ID: nnn" será exibida.
  6. No campo Canais de Eventos, informe o nome do canal no qual a view de detalhe atenderá aos eventos de detalhe mestres. O nome deve corresponder (inclusive em termos de maiúsculas e minúsculas) ao nome do canal no qual a view mestra envia eventos de detalhe mestres. (Para obter mais informações sobre o canal na view mestra, consulte Definindo a View Mestra
  7. Clique em OK.
  8. No painel Layout, arraste a(s) coluna(s) que será(ão) a(s) coluna(s) de detalhes para o destino de soltura Prompts ou Seções, como se segue:
    • Se a view de detalhes for uma tabela ou tabela dinâmica, arraste uma ou mais colunas para o destino de soltura Prompts.

    • Se a view de detalhes for um gráfico ou gauge, arraste uma ou mais colunas para o destino de soltura Prompts ou Seções, o que você preferir, a menos que o gráfico ou gauge tenha uma coluna no destino de soltura Prompts. Nesse caso, arraste a(s) coluna(s) para o destino de soltura Prompts.

      Nota:

      Arraste e solte todas as colunas de detalhes no mesmo destino de soltura. Você não pode deixar algumas no destino de soltura Prompts e outras no destino de soltura Seção.

      Para obter mais informações sobre destinos de soltura, consulte Noções Básicas sobre Destinos de Soltura

  9. (Opcional) Se você tiver arrastado e soltado uma ou mais colunas de detalhes para o destino para soltar Seções, selecione a caixa Exibir como Controle Deslizante.

    Nota:

    Com gráficos, para atender aos eventos mestre-detalhe, a coluna de detalhes precisa ser colocada no destino para soltar Seções, que então cria um controle deslizante na análise ou painel. Em views gráficas que fazem parte de relacionamentos mestre-detalhe, se você quiser simplificar a aparência de uma análise ou painel, não selecione a caixa Exibir como Controle Deslizante. Dessa maneira, você tem a opção de não exibir o controle deslizante criado para acomodar uma coluna de detalhes.

Exemplo de uma Tabela e de um Gráfico Vinculados em uma Relação de Detalhes/Mestre

Você pode vincular tabelas e gráficos para que o relacionamento entre seus pontos de dados seja claro.

Nesse exemplo, uma tabela, View Mestra de Vendas Regionais, está vinculada a um gráfico, View de Detalhe de Vendas Regionais, em um relacionamento mestre/detalhe.

Sobre a View Mestra de Vendas Regionais

A View Mestra de Vendas Regionais fornece uma série de coluna cujas informações de vendas regionais podem ser analisadas.

A análise da view mestra contém as colunas Região D50 e 1 - Receita. A coluna 1 - Receita está configurada como mestre, conforme mostrado na figura a seguir. A view que foi adicionada para ser a view mestra é uma tabela.

Figura 4-3 Exemplo de Definição de uma View Mestra

Descrição de Figura 4-3 segue
Descrição de Figura 4-3 Exemplo de Definição de uma View Mestra"

Sobre a View de Detalhes de Vendas Regionais

A View de Detalhes de Vendas Regionais fornece uma série de colunas cujos detalhes das vendas de uma região podem ser analisados.

A análise da view de detalhes contém as colunas Região D50, Marca P4 e 1 - Receita. A view que foi adicionada para ser a view de detalhes é um gráfico de barras horizontais e está configurada para atender aos eventos mestres/detalhes no Canal de Vendas, conforme mostrado na figura a seguir.

Figura 4-4 Configuração para Atender a Eventos Mestres/Detalhes

Descrição de Figura 4-4 segue
Descrição de Figura 4-4 Configuração para Atender a Eventos Mestres/Detalhes"

A coluna Região D50 está configurada para ser a coluna de detalhe. Isso foi feito ao arrastar e soltar a coluna Região D50 no destino para soltar Prompts do Gráfico, no painel Layout, conforme mostrado na Figura 4–36. (Observe que a coluna Região D50 é exibida na borda da página da tabela.)

Como Funciona a Vinculação de Detalhes/Mestre para a Exibição Mestre de Vendas Regionais e para a Exibição de Detalhes de Vendas Regionais

A vinculação mestra/detalhes permite que você combine views mestras/detalhes apontando para um único cálculo.

Quando um usuário clica na célula que contém a receita da região AMÉRICA na View Mestra Regional Sales, a view envia um evento mestre-detalhe em Canal de Vendas e especifica as informações do evento mestre-detalhe de Região D50 = AMÉRICA.

A View de Detalhe de Vendas Regionais, que está atendendo no Canal de Vendas, recebe e verifica as informações do evento de detalhe mestre. Ela determina se a coluna Região D50 corresponde a uma coluna em sua borda de página, atualiza a borda da página para AMÉRICA e atualiza a view inteira, conforme mostra a ilustração.