Modificando Valores e Executando Write-Back

Os usuários de uma página de painel ou de uma análise talvez possam modificar os dados que eles veem em uma tabela.

A capacidade de manipular dados muitas vezes é referida como "write back." Os usuários podem atualizar um valor na view que é regravado no registro da origem de dados ou usado em outras views na análise.

Por exemplo, você pode criar uma análise que tenha o Valor da Cota de Vendas definida como um campo de gravação retroativa, o Valor de Vendas como um campo de armazenamento de dados e o Percentual da Cota como um campo calculado (Valor de Vendas/Valor da Cota de Vendas). Ao exibir a análise um usuário poderá modificar o Valor da Cota de Vendas e o campo Percentual da Cota será recalculado adequadamente.

Nota:

Se um usuário que fez log-in já estiver visualizando um painel de controle que contenha uma análise na qual os dados foram modificados usando writeback, os dados não serão atualizados automaticamente no painel de controle. Para ver os dados atualizados, o usuário tem que atualizar manualmente o painel de controle.

Sobre como Modificar os Valores e os Diversos Tipos de Usuários

Os valores podem ser modificados pelos usuários com base nos privilégios.

A capacidade de modificar valores afeta os seguintes tipos de usuários:

  • Os administradores do repositório configuram as colunas do repositório para permitir a execução de write-back.

  • Os administradores definem privilégios de write-back e preparam um modelo de write-back, enquanto administradores e designers de conteúdo configuram o write-back nas views de tabela em painéis de controle e análises.

  • Os usuários finais modificam os registros nas views de tabelas.

Processo de Write-Back

Este processo precisa ser seguido para incorporar write back na funcionalidade de usuário.

A lista a seguir descreve as etapas do processo de write-back:

  1. Como designer de conteúdo, você trabalha com o administrador do repositório para avaliar as necessidades de relatório da organização e faz uma lista de colunas de write-back necessárias e as análises nas quais elas devem ser exibidas.

    As colunas hierárquicas não suportam o recurso de write-back, mas as colunas de atributos e de medidas, bem como as colunas duplas suportam esse recurso. No caso de colunas duplas, você pode usar write-back na coluna de exibição. Nenhuma conversão automática da coluna de código é fornecida.

  2. O administrador do repositório configura o Oracle BI Server e as colunas que devem estar disponíveis para write back, conforme descrito em Guia do Criador de Repositório de Metadados para o Oracle Business Intelligence Enterprise Edition.

  3. O administrador executa as seguintes tarefas:

    1. Prepara um arquivo de código SQL para usar como "modelo" de write-back.

    2. Concede privilégios apropriados para configurar e utilizar o recurso de write-back. Por exemplo, o administrador dá a você privilégios para configurar views nas quais os usuários podem modificar valores.

    Para obter informações sobre o modelo de write-back e sobre privilégios, consulte "Configurando para Write Back em Análises e Painéis de Controle" no Guia do Administrador do Sistema do Oracle Business Intelligence Enterprise Edition.

  4. Como designer de conteúdo, você ativa uma ou mais colunas para write-back, conforme descrito em Adicionando o Recurso de Write-Back a uma Coluna.

  5. Como designer de conteúdo, você ativa uma view de tabela para para write-back, conforme descrito em Adicionando o Recurso de Write-Back a uma View de Tabela.

  6. Como designer de conteúdo, você fornece aos usuários informações sobre como trabalhar com write back, conforme descrito em Modificando Dados em uma View de Tabela em uma Página do Painel de Controle ou Análise.

  7. Os usuários modificam os valores nas views conforme necessário.

Adicionando o Recurso de Write-Back a uma Coluna

Para ativar o recurso de write-back para uma coluna, os administradores e designers de conteúdo usam a guia Write Back na caixa de diálogo Propriedades da Coluna.

Os privilégios corretos devem ser definidos, e a coluna de atributo, medida ou dupla deve ser definida como gravável no repositório. Assegure-se de que a coluna esteja relacionada ao modelo de write-back preparado pelo administrador. Todas as views de tabela que incluem essa coluna podem exibi-la como disponível para write-back.

Para ativar o recurso de write-back para uma coluna:

  1. Abra a análise para edição na guia Critérios.
  2. Clique no botão Opções ao lado de uma das colunas em que deseja ativar o recurso de write-back e selecione a opção Propriedades da Coluna.

    A caixa de diálogo Propriedades da Coluna será exibida.

  3. Clique na guia Write Back.

    Se a coluna estiver ativada para write-back no repositório, a caixa Ativar Write-Back estará disponível.

  4. Clique na caixa Ativar Write-Back.

    Serão exibidas opções adicionais para write-back.

  5. Na caixa Largura do Campo de Texto, especifique a largura da coluna.
  6. Clique em OK para fechar a caixa de diálogo Propriedades da Coluna.

Adicionando o Recurso de Write-Back a uma View de Tabela

Para ativar o recurso de write-back para uma view de tabela, use a guia Write Back da caixa de diálogo Propriedades da Tabela.

Para ativar o recurso de write-back para uma view de tabela:

  1. No Editor de Análise, abra a view de tabela para edição.
  2. Clique no botão Propriedades da Exibição da barra de ferramentas.

    A caixa de diálogo Propriedades da Tabela é exibida.

  3. Clique na guia Write Back.
  4. Verifique se a caixa Ativar Write-Back está selecionada.
  5. Marque a caixa Nome do Modelo e digite o nome do modelo a ser utilizado com valores de write-back.

    Verifique o nome do modelo apropriado com o administrador.

  6. Clique em OK.

Sobre os Modos de Write-Back nas Views

Os usuários podem trabalhar em mais de um modo quando o write back está ativado.

Se você ativar o write-back em uma view e aceitar os padrões do sistema, um usuário terá dois modos para trabalhar com valores:

  • Modo de Exibição: nesse modo, um usuário apenas exibe os valores. O usuário precisa da permissão para modificar valores, antes de clicar no botão Atualizar para entrar no modo Editar.

    Nota:

    Se um usuário que fez log-in já estiver visualizando um painel de controle que contenha uma análise na qual os dados foram modificados usando writeback, os dados não serão atualizados automaticamente no painel de controle. Para ver os dados atualizados, o usuário tem que atualizar manualmente o painel de controle.
  • Modo de edição: nesse modo, um usuário modifica valores. Para entrar nesse modo, o usuário clica no botão Atualizar da view, quando ele está disponível. Quando no modo Edição, o usuário especifica dados nas colunas e pode clicar nos seguintes botões:

    • Reverter: Restaura para os valores originais todas as modificações que o usuário tenha feito, mas que ainda não foram gravadas na origem de dados. Mantém o usuário no modo de Edição.

    • Aplicar: Regrava na origem de dados qualquer alteração que o usuário fez e atualiza a view para exibir os dados mais atuais com base nessas alterações. Mantém o usuário no modo de Edição.

    • Concluído: Regrava na origem de dados qualquer alteração que o usuário fez, atualiza a view para exibir os dados mais atuais com base nessas alterações e retorna o usuário para o modo View.

Você pode modificar os labels desses botões usando as opções na guia Write Back da caixa de diálogo Propriedades da view. Pode também usar a caixa Alternar Modo de Tabela para indicar que os usuários não alternem entre os modos View e Edição. Em vez disso, eles devem permanecer sempre no modo Edição. Quando a alternação está desativada, o botão Atualizar não é exibido na view.