Guia do Desenvolvedor de Empacotamento de Aplicativos

Criando um arquivo pkginfo

O arquivo pkginfo é um arquivo ASCII que descreve as características de um pacote juntamente com informações que ajudam a controlar o fluxo de instalação.

Cada entrada do arquivo pkginfo é uma linha que estabelece o valor de um parâmetro usando o formato PARAM=value. O PARAM pode ser qualquer um dos parâmetros padrão descritos na página do manual pkginfo(4). Não há uma ordem obrigatória na qual os parâmetros devem estar especificados.


Observação –

Cada value pode estar entre aspas simples ou duplas (por exemplo, 'value' ou “ value”). Se value contiver caracteres considerados especiais para um ambiente shell, você deve usar aspas. Os exemplos e os estudos de caso deste livro não usam aspas. Consulte a página do manual pkginfo(4) para obter mais informações.


Você também pode criar seus próprios parâmetros de pacote atribuindo um valor a eles no arquivo pkginfo. Seus parâmetros devem começar com letra maiúscula seguida de letras maiúsculas ou minúsculas. Uma letra maiúscula indica que o parâmetro (variável) será avaliado no tempo de instalação (oposto ao tempo de construção). Para obter informações sobre a diferença entre as variáveis de instalação e de construção, consulte Variáveis de ambiente do pacote.


Observação –

O espaço em branco final depois do valor do parâmetro é ignorado.


Você deve definir estes cinco parâmetros em um arquivo pkginfo: PKG, NAME, ARCH, VERSION e CATEGORY. Os parâmetros PATH, PKGINST e INSTDATE são inseridos automaticamente pelo software quando o pacote é construído. Não modifique estes oito parâmetros. Para obter informações sobre os parâmetros restantes, consulte a página do manual pkginfo(4).

Definindo uma instância de pacote

O mesmo pacote pode apresentar diferentes versões, ser compatível com diferentes arquiteturas, ou ambos . Cada variação de um pacote é conhecida como uma instância de pacote. Uma instância de pacote é determinada pela combinação das definições dos parâmetros PKG, ARCH e VERSION no arquivo pkginfo.

O comando pkgadd atribui um identificador de pacote para cada instância de pacote no momento da instalação. O identificador de pacote é a abreviatura do pacote com um sufixo numérico, por exemplo, SUNWadm.2. Este identificador distingue uma instância de pacote de qualquer outro pacote, incluindo as instâncias do mesmo pacote.

Definindo uma abreviatura de pacote (PKG)

Uma abreviatura de pacote é um nome curto de um pacote definido pelo parâmetro PKG no arquivo pkginfo. A abreviatura de um pacote deve apresentar quatro características:

Especificando uma arquitetura de pacote (ARCH)

O parâmetro ARCH no arquivo pkginfo identifica quais arquiteturas estão associadas ao pacote. O nome da arquitetura apresenta um máximo de 16 caracteres alfanuméricos. Se um pacote estiver associado a mais de uma arquitetura, especifique as arquiteturas em uma lista separa por vírgulas.

Abaixo se encontra um exemplo de uma especificação de arquitetura de pacote em um arquivo pkginfo:


ARCH=sparc

Especificando a arquitetura de um conjunto de instruções do pacote (SUNW_ISA)

O parâmetro SUNW_ISA em um arquivo pkginfo identifica qual arquitetura de conjunto de instruções está associada a um pacote da Sun Microsystems. Os valores são os seguintes:

Por exemplo, o valor SUNW_ISA em um arquivo pkginfo para um pacote que contém objetos de 64 bit pode ser:


SUNW_ISA=sparcv9

Se SUNW_ISA não estiver definido, a arquitetura de conjunto de instruções padrão do pacote está definida com o valor do parâmetro ARCH.

Especificando uma versão do pacote (VERSION)

O parâmetro VERSION no arquivo pkginfo identifica a versão do pacote. A versão tem um máximo de 256 caracteres ASCII e não pode começar com um parêntese esquerdo.

Abaixo se encontra um exemplo da versão de uma especificação em um arquivo pkginfo:


VERSION=release 1.0

Definindo o nome de um pacote (NAME)

Um nome de pacote é um nome completo do pacote, que é definido pelo parâmetro NAME no arquivo pkginfo.

É importante que os nomes de pacote sejam completos, claros e concisos porque os administradores de sistema usam geralmente os nomes de pacote para determinar se um pacote precisa ser instalado. Os nomes de pacote devem cumprir os seguintes critérios:

Abaixo se encontra um exemplo de nome de pacote definido em um arquivo pkginfo:


NAME=Chip designers need CAD application software to design
abc chips.  Runs only on xyz hardware and is installed in the
usr partition.

Definindo a categoria de um pacote (CATEGORY)

O parâmetro CATEGORY no arquivo pkginfo especifica a que categorias pertence um pacote. Um pacote deve pertencer, como mínimo, à categoria system ou application. Os nomes da categoria estão formados por caracteres alfanuméricos. Os nomes da categoria têm um máximo de 16 caracteres e fazem distinção entre maiúsculas e minúsculas.

Se um pacote pertencer a mais de uma categoria, especifique as categorias em uma lista separada por vírgula.

Abaixo se encontra um exemplo da especificação CATEGORY em um arquivo pkginfo:


CATEGORY=system

ProcedureComo criar um arquivo pkginfo

  1. No seu editor de texto preferido, crie um arquivo nomeado pkginfo.

    Você pode criar este arquivo em qualquer local do seu sistema.

  2. Edite o arquivo e defina os cinco parâmetros necessários.

    Os cinco parâmetros necessários são: PKG, NAME, ARCH, VERSION e CATEGORY. Para obter mais informações sobre esses parâmetros, consulte Criando um arquivo pkginfo.

  3. Adicione quaisquer parâmetros opcionais ao arquivo.

    Crie seus próprios parâmetros ou consulte a página do manual pkginfo(4) para obter informações sobre os parâmetros padrão.

  4. Salve as alterações e saia do editor.


Exemplo 2–1 Criando um arquivo pkginfo

Este exemplo mostra o conteúdo de um arquivo pkginfo válido, com os cinco parâmetros necessários, bem como o parâmetro BASEDIR. O parâmetro BASEDIR é tratado mais detalhadamente em O campo path.


PKG=SUNWcadap
NAME=Chip designers need CAD application software to design abc chips.  
Runs only on xyz hardware and is installed in the usr partition.
ARCH=sparc
VERSION=release 1.0
CATEGORY=system
BASEDIR=/opt

Consulte também

Consulte Como organizar o conteúdo de um pacote.