Guia do Desenvolvedor de Empacotamento de Aplicativos

ProcedureComo criar um arquivo prototype usando o comando pkgproto


Observação –

É mais fácil criar arquivos de informação e scripts de instalação antes de criar o arquivo prototype. No entanto, não é necessário seguir esta ordem. O arquivo prototype pode ser editado sempre depois que o conteúdo do pacote for alterado. Para obter mais informações sobre arquivos de informação e scripts de instalação, consulte Capítulo 3Melhorando a funcionalidade de um pacote (Tarefas).


  1. Determine quais objetos de pacote serão absolutos e quais serão relocáveis, se ainda não tiver determinado.

    Para obter mais informações que o ajudem a concluir esta etapa, consulte O campo path.

  2. Organize os objetos do seu pacote a fim de imitar o local destes no sistema de destino.

    Se já tiver organizado seus pacotes conforme descrito em Organizando o conteúdo de um pacote, observe que pode ser necessário fazer algumas alterações baseadas nas decisões tomadas na Etapa 1. Se ainda não tiver organizado seu pacote, você deve fazê-lo agora. Se você não organizar seu pacote, não será possível usar o comando pkgproto para criar o arquivo prototype básico.

  3. Se o seu pacote tiver objetos relocáveis coletivamente, edite o arquivo pkginfo para definir o parâmetro BASEDIR com o valor apropriado.

    Por exemplo:


    BASEDIR=/opt

    Para obter informações sobre objetos relocáveis coletivamente, consulte Objetos relocáveis coletivamente.

  4. Se o seu pacote tiver objetos relocáveis individualmente, crie um script request para solicitar ao instalador o nome de caminho apropriado. Outra alternativa é criar um script checkinstall para determinar o nome de caminho apropriado dos dados do sistema de arquivos.

    A lista seguinte oferece os números de páginas para consulta em relação às tarefas comuns:

  5. Altere o proprietário e o grupo em todos os componentes do seu pacote que serão o proprietário e o grupo no sistema de destino.

    Use os comandos chown -R e chgrp -R no diretório do seu pacote e no diretório de arquivos de informação.

  6. Execute o comando pkgproto para criar um arquivo prototype básico.

    O comando pkgproto escaneia os diretórios para criar um arquivo básico. Por exemplo:


    $ cd package-directory
    $ pkgproto ./package-directory > prototype
    

    O arquivo prototype pode ser colocado em qualquer local do sistema. Simplifica o acesso e a manutenção manter os arquivos de informação e os scripts de instalação em um único local. Para obter informações adicionais sobre o comando pkgproto, consulte a página do manual pkgproto(1).

  7. Edite o arquivo prototype usando o editor de texto da sua preferência e adicione entradas para os arquivos de tipo v, e, x e i.

    Para obter informações sobre alterações específicas que talvez precisem ser feitas, consulte Ajustando um arquivo prototype criado com o comando pkgproto.

  8. (Opcional) Se estiver usando várias classes, edite os arquivos prototype e pkginfo. Use o editor de texto de sua preferência para fazer as alterações necessárias e crie os scripts de ação de classe correspondentes.

    Para obter informações sobre alterações específicas que talvez precisem ser feitas, consulte Ajustando um arquivo prototype criado com o comando pkgproto e Escrevendo scripts de ação de classe.

  9. Edite o arquivo prototype usando o editor de texto de sua preferência para redefinir os nomes de caminho e alterar as configurações de outro campo.

    Para obter mais informações, consulte Ajustando um arquivo prototype criado com o comando pkgproto.

  10. (Opcional) Edite o arquivo prototype usando o editor de texto de sua preferência para adicionar funcionalidade ao seu arquivo prototype.

    Para obter mais informações, consulte Adicionando funcionalidade a um arquivo prototype.

  11. Salve as alterações e saia do editor.

Consulte também

Se você já estiver preparado para ir para a próxima tarefa, consulte Como construir um pacote.