Oracle Guia de instalação do Solaris 10 9/10: Solaris Live Upgrade e planejamento da atualização

Atualização com o uso do perfil JumpStart

É possível criar um perfil JumpStart para utilizar com o Solaris Live Upgrade. Caso esteja familiarizado com o programa personalizado JumpStart, este é o mesmo perfil que o JumpStart personalizado utiliza. Os procedimentos a seguir lhe permitem criar um perfil, teste o perfil e o instale utilizando o comando luupgrade com a opção -j.


Cuidado – Cuidado –

Ao instalar o Solaris OS com um arquivo compactado Solaris Flash o arquivo compactado e a mídia de instalação devem conter versões idênticas do sistema operacional. Por exemplo, se o arquivo compactado for o sistema operacional Solaris 10 e você estiver utilizando a mídia DVD, então deverá utilizar a mídia DVD do Solaris 10 para instalar o arquivo compactado. Se as versões do sistema operacional não coincidirem, a instalação falhará no sistema de destino. Sistemas operacionais idênticos são necessários quando estiver utilizando as seguintes palavras-chave ou comandos:


Para mais informações consulte:

ProcedurePara criar um perfil a ser utilizado pelo Solaris Live Upgrade

Este procedimento mostra como criar um perfil a ser utilizado com o Solaris Live Upgrade. É possível utilizar este perfil para atualizar um ambiente de inicialização inativo utilizando o comando luupgrade com a opção -j.

Para procedimentos de uso deste perfil, consulte as seções a seguir:

  1. Utilize um editor de texto para criar um arquivo de texto.

    Nomeie o arquivo de forma descritiva. Certifique-se de que o nome do perfil reflita como deseja utilizar o perfil para instalar o software Solaris em um sistema. Por exemplo, este perfil deve ser nomeado upgrade_Solaris_10

  2. Adicione palavras-chave e valores ao perfil.

    Apenas palavras-chave atualizadas nas tabelas a seguir podem ser utilizadas no perfil do Solaris Live Upgrade.

    A tabela a seguir lista as palavras-chave que podem ser utilizadas com os valores da palavra-chave Install_type de upgrade ou flash_install .

    Palavras-chave para uma criação de arquivo compactado inicial 

    Descrição 

    Referência 

    (Exigido)Install_type

    Define se atualizará o ambiente existente do Solaris em um sistema ou instalará um arquivo compactado Solaris Flash no sistema. Utilize os valores a seguir com esta palavra-chave: 

    • upgrade para uma atualização

    • flash_install para uma instalação do Solaris Flash

    • flash_update para um instalação diferencial do Solaris Flash

    Para uma descrição de todos os valores para esta palavra-chave, consulte Palavra-chave de perfil install_type (UFS e ZFS) no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: instalação JumpStart personalizada e instalações avançadas

    (Exigido para um arquivo compactado Solaris Flash) archive_location

    Recupera um arquivo compactado Solaris Flash de um local determinado.  

    Para uma lista de valores que possam ser utilizados com esta palavra-chave, consulte Palavra-chave archive_location no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: instalação JumpStart personalizada e instalações avançadas.

    (Opcional) cluster (adição ou exclusão de clusters)

    Determina se um cluster será adicionado ou excluído de um grupo de software que está para ser instalado no sistema.  

    Para uma lista de valores que possam ser utilizados com esta palavra-chave, consulte Palavra-chave de perfil cluster (Adicionando grupos de software) (UFS e ZFS) no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: instalação JumpStart personalizada e instalações avançadas.

    (Opcional) geo

    Determina o local regional ou localidades que deseja instalar ou adicionar em um sistema ao atualizá-lo.  

    Para uma lista de valores que possam ser utilizados com esta palavra-chave, consulte Palavra-chave de perfil geo (UFS e ZFS) no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: instalação JumpStart personalizada e instalações avançadas.

    (Opcional)local_customization

    Antes de instalar o arquivo compactado Solaris Flash em um sistema clone, é possível criar scripts para preservar as configurações locais no sistema clone. A palavra-chave local_customization determina o diretório onde forma armazenados estes scripts. O valor é o caminho para o script no sistema clone.

    Para informações sobre pré-implementação e pós-implementação, consulte Criando scripts de personalização no Oracle Guia de instalação Solaris 10 9/10: arquivos Solaris Flash (criação e instalação).

    (Opcional) localidade

    Determina os pacotes de localidade que deseja instalar ou adicionar na atualização.  

    Para uma lista de valores que possam ser utilizados com esta palavra-chave, consulte Palavra-chave de perfil local (UFS e ZFS) no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: instalação JumpStart personalizada e instalações avançadas.

    (Opcional) pacotes

    Determina se um pacote será adicionado ou excluído de um grupo de software que está para ser instalado no sistema.  

    Para uma lista de valores que possam ser utilizados com esta palavra-chave, consulte Palavra-chave de perfil pacote (UFS e ZFS) no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: instalação JumpStart personalizada e instalações avançadas.

    A tabela a seguir lista as palavras-chave que podem ser utilizadas com os valores da palavra-chave Install_type de flash_update.

    Palavras-chaves para uma criação do arquivo compactado diferencial 

    Descrição 

    Referência 

    (Exigido)Install_type

    Define a instalação de um arquivo compactado Solaris Flash no sistema. O valor para um arquivo compactado é flash_update.

    Para uma descrição de todos os valores para esta palavra-chave, consulte Palavra-chave de perfil install_type (UFS e ZFS) no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: instalação JumpStart personalizada e instalações avançadas

    (Exigido) archive_location

    Recupera um arquivo compactado Solaris Flash a partir um local determinado.  

    Para uma lista de valores que possam ser utilizados com esta palavra-chave, consulte Palavra-chave archive_location no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: instalação JumpStart personalizada e instalações avançadas.

    (Opcional) forced_deployment

    Força a instalação de um arquivo compactado diferencial Solaris Flash em um sistema clone que seja diferente do esperado pelo software. Se utilizar o perfil forced_deployment, todos os novos arquivos serão excluídos para trazer o sistema clone para o estado esperado. Se não tiver certeza de que quer que os arquivos sejam excluídos, utilize o padrão, que protege novos arquivos interrompendo a instalação.

    Para mais informações sobre esta palavra-chave, consulte Palavra-chave de perfil forced_deployment (instalando arquivos diferenciais do Solaris Flash) no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: instalação JumpStart personalizada e instalações avançadas.

    (Opcional)local_customization

    Antes de instalar o arquivo compactado Solaris Flash em um sistema clone, é possível criar scripts personalizados para preservar configurações locais neste sistema. A palavra-chave local_customization determina o diretório onde serão armazenados estes scripts. O valor é o caminho para o script no sistema clone.

    Para informações sobre scripts de pré-implementação e de pós-implementação, consulte Criando scripts de personalização no Oracle Guia de instalação Solaris 10 9/10: arquivos Solaris Flash (criação e instalação).

    (Opcional)no_content_check

    Ao instalar um sistema clone com um arquivo compactado diferencial Solaris Flash, é possível utilizar a palavra-chave no_content_check para ignorar a validação arquivo por arquivo. A validação arquivo por arquivo assegura que o sistema clone seja uma duplicação do sistema mestre. Evite utilizar esta palavra-chave a menos que esteja certo de que o sistema clone seja uma duplicação do sistema mestre original.

    Para mais informações sobre esta palavra-chave, consulte Palavra-chave de perfil no_content_check (Instalando arquivos do Solaris Flash) no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: instalação JumpStart personalizada e instalações avançadas.

    (Opcional)no_master_check

    Ao instalar um sistema clone com um arquivo compactado diferencial Solaris Flash, é possível utilizar a palavra-chave no_master_check para ignorar a validação dos arquivos. Os arquivos de sistema clone não são verificados. Uma verificação asseguraria que o clone foi construído a partir do sistema mestre original. Evite utilizar esta palavra-chave a menos que esteja certo de que o sistema clone seja uma duplicação do sistema mestre original.

    Para mais informações sobre esta palavra-chave, consulte Palavra-chave de perfil no_master_check (Instalando arquivos do Solaris Flash) no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: instalação JumpStart personalizada e instalações avançadas.

  3. Salve o perfil em um diretório no sistema local.

  4. Certifique-se de que a raiz possua o perfil e que a permissão seja definida como 644.

  5. Teste o perfil (opcional).

    Para um procedimento de teste de perfil, consulte Para testar um perfil a ser utilizado pelo Solaris Live Upgrade.


Exemplo 5–7 Criação do perfil do Solaris Live Upgrade

Neste exemplo, um perfil fornece os parâmetros da atualização. Este perfil é para ser utilizado na atualização de um ambiente de inicialização inativo com o comando luupgrade e as opções -u e -j do Solaris Live Upgrade. Este perfil adiciona um pacote e um cluster. Uma localidade regional e localidades adicionais são adicionadas ao perfil. Se adicionar localidades ao perfil, certifique-se de ter criado um ambiente de inicialização com o espaço em disco adicional.

# profile keywords         profile values
# ----------------         -------------------
  install_type             upgrade
  package                  SUNWxwman add
  cluster                  SUNWCacc add
  geo                      C_Europe
  locale                   zh_TW
  locale                   zh_TW.BIG5
  locale                   zh_TW.UTF-8
  locale                   zh_HK.UTF-8
  locale                   zh_HK.BIG5HK
  locale                   zh
  locale                   zh_CN.GB18030
  locale                   zh_CN.GBK
  locale                   zh_CN.UTF-8


Exemplo 5–8 Criando um perfil do Solaris Live Upgrade para instalar um arquivo compactado diferencial

O exemplo a seguir de um perfil é para ser utilizado pelo Solaris Live Upgrade para instalar um arquivo compactado diferencial em um sistema clone. Apenas arquivos que são especificados pelo arquivo compactado diferencial são adicionados, excluídos ou alterados. O arquivo compactado do Solaris Flash é recuperado de um servidor NFS. Como a imagem foi construída pelo sistema mestre original, o sistema clone não é verificado para uma imagem válida do sistema. Este perfil é para ser utilizado com o comando luupgrade e as opções -u e -j do Solaris Live Upgrade.

# profile keywords         profile values
# ----------------         -------------------
 install_type              flash_update
 archive_location          nfs installserver:/export/solaris/archive/solarisarchive
 no_master_check

Para utilizar o comando luupgrade para instalar o arquivo compactado diferencial, consulte Para instalar um arquivo compactado Solaris Flash com um perfil.


ProcedurePara testar um perfil a ser utilizado pelo Solaris Live Upgrade

Após criar um perfil, utilize o comando luupgrade para testar o perfil. Observando o resultado da instalação que é gerado pelo comando luupgrade, é possível determinar rapidamente se um perfil está funcionando conforme o esperado.

  1. Torne-se superusuário ou assuma uma função equivalente.

    Funções contêm autorizações e comandos privilegiados. Para maiores informações sobre funções, consulte Configuring RBAC (Task Map) no System Administration Guide: Security Services .

  2. Teste o perfil.


    # luupgrade -u -n BE_name -D -s os_image_path -j profile_path
    
    -u

    Atualiza uma imagem do sistema operacional em um ambiente de inicialização.

    -n.BE_name

    Especifica o nome do ambiente de inicialização a ser atualizado.

    -D

    O comando luupgrade utiliza a configuração do disco do ambiente de inicialização selecionado para testar as opções de perfil que são passadas com a opção -j.

    -sos_image_path

    Especifica o nome do caminho de um diretório que contém uma imagem do sistema operacional. Este diretório pode estar em uma mídia de instalação, tal como um DVD-ROM, CD-ROM, ou pode ser um diretório NFS ou UFS.

    -jprofile_pathe

    Caminho para um perfil configurado para uma atualização. O perfil deve estar em um diretório no computador local.


Exemplo 5–9 Teste de um perfil utilizando o Solaris Live Upgrade

No exemplo a seguir, o perfil é chamado Flash_profile. O perfil foi testado com sucesso no ambiente de inicialização inativo chamado second_disk.


# luupgrade -u -n u1b08 -D -s /net/installsvr/export/u1/combined.u1wos \
 -j /var/tmp/flash_profile
Validating the contents of the media /net/installsvr/export/u1/combined.u1wos.
The media is a standard Solaris media.
The media contains an operating system upgrade image.
The media contains Solaris version 10.
Locating upgrade profile template to use.
Locating the operating system upgrade program.
Checking for existence of previously scheduled Live Upgrade requests.
Creating upgrade profile for BE second_disk.
Determining packages to install or upgrade for BE second_disk.
Simulating the operating system upgrade of the BE second_disk.
The operating system upgrade simulation is complete.
INFORMATION: var/sadm/system/data/upgrade_cleanup contains a log of the
upgrade operation.
INFORMATION: var/sadm/system/data/upgrade_cleanup contains a log of
cleanup operations required.
The Solaris upgrade of the boot environment second_disk is complete.

É possível agora utilizar o perfil para atualizar um ambiente de inicialização inativo.


ProcedurePara atualizar com um perfil utilizando o Solaris Live Upgrade

Este procedimento fornece instruções passo-a-passo para a atualização de um sistema operacional utilizando um perfil.

Se quiser instalar um arquivo compactado Solaris Flash utilizando um perfil, consulte Para instalar um arquivo compactado Solaris Flash com um perfil.

Se foram adicionadas localidades ao perfil, certifique-se de ter criado um ambiente de inicialização com espaço em disco adicional.


Cuidado – Cuidado –

Ao instalar o Solaris OS com um arquivo compactado Solaris Flash o arquivo compactado e a mídia de instalação devem conter versões idênticas do sistema operacional. Por exemplo, se o arquivo compactado for o sistema operacional Solaris 10 e você estiver utilizando a mídia DVD, então deverá utilizar a mídia DVD do Solaris 10 para instalar o arquivo compactado. Se as versões do sistema operacional não coincidirem, a instalação falhará no sistema de destino. Sistemas operacionais idênticos são necessários quando estiver utilizando as seguintes palavras-chave ou comandos:


  1. Instale os pacotes SUNWlucfg, SUNWlur, e SUNWluu do Solaris Live Upgrade no seu sistema. Estes pacotes devem ser provenientes da versão para qual está atualizando. Para o procedimento passo-a-passo, consulte Para instalar o Solaris Live Upgrade com o comando pkgadd .

  2. Torne-se superusuário ou assuma uma função equivalente.

    Funções contêm autorizações e comandos privilegiados. Para maiores informações sobre funções, consulte Configuring RBAC (Task Map) no System Administration Guide: Security Services .

  3. Criação de um perfil.

    Consulte Para criar um perfil a ser utilizado pelo Solaris Live Upgrade para uma lista das palavras-chave que possam ser utilizadas no perfil do Solaris Live Upgrade.

  4. Digite:


    # luupgrade -u -n BE_name -s os_image_path -j profile_path
    
    -u

    Atualiza uma imagem do sistema operacional em um ambiente de inicialização.

    -n.BE_name

    Especifica o nome do ambiente de inicialização a ser atualizado.

    -sos_image_path

    Especifica o nome do caminho de um diretório que contém uma imagem do sistema operacional. Este diretório pode estar em uma mídia de instalação, tal como um DVD-ROM, CD-ROM, ou pode ser um diretório NFS ou UFS.

    -jprofile_path

    Caminho para um perfil. O perfil deve estar em um diretório no computador local. Para informações sobre como criar um perfil, consulte Para criar um perfil a ser utilizado pelo Solaris Live Upgrade.


Exemplo 5–10 Atualizando um ambiente de inicialização utilizando um perfil personalizado JumpStart

Neste exemplo, o ambiente de inicialização second_disk é atualizado utilizando um perfil. A opção -j é utilizada para acessar o perfil. O ambiente de inicialização está então, pronto para ser ativado. Para criar um perfil, consulte Para criar um perfil a ser utilizado pelo Solaris Live Upgrade. O comando pkgadd adiciona os pacotes do Solaris Live Upgrade provenientes da versão para a qual você está atualizando.


# pkgadd -d /server/packages SUNWlucfg SUNWlur SUNWluu
# luupgrade -u -n second_disk \ 
-s /net/installmachine/export/solarisX/OS_image \ 
-j /var/tmp/profile 

O ambiente de inicialização está pronto para ser ativado. Consulte Ativando um ambiente de inicialização.