Criação de Scripts de Mapeamento

Para mapeamentos Like, você pode criar scripts de mapeamento para designar um mapeamento condicional. Esse tipo de mapeamento permite especificar membros de origem mapeados para expressões de script, em vez de para membros de destino codificados. São atribuídos valores de destino no valor do script. Você ativa o script de mapeamento inserindo #SQL no campo do valor de destino de um script SQL. (A linha que usa um script tem o valor de destino #SQL). A linha seguinte terá o delimitador <!SCRIPT> e o script real, seguido de <!SCRIPT>. Os scripts de mapeamento, em conjunto com a ordem de processamento da dimensão, permitem um mapeamento baseado nos resultados de mapeamentos de dimensão. Ou seja, mapeamentos de dimensão que já foram processados. Consulte Como Usar Scripts de Mapeamento.

Para criar um script de mapeamento:

  1. Na guia Workflow, selecione Mapeamento do Carregamento de Dados.
  2. Opcional: Selecione o local desejado.
  3. Selecione a guia Like.

    Os scripts de mapeamento estão indisponíveis para os tipos de mapeamento "Explícito" e "Multidimensional".

  4. Selecione o Valor de Origem.
  5. Em Tipo de Valor, selecione um dos seguintes valores:
    • Para um script de mapeamento baseado em Jython, informe #SQL.

    • Para um script de mapeamento baseado em SQL, informe #SQL.

      No caso de aplicativos baseados em SQL, o Oracle Hyperion Financial Data Quality Management, Enterprise Edition especifica o valor especial #SQL para o "Valor de Destino". Por esse motivo, esse campo não pode ser usado para especificar um valor "IGNORE". Para sinalizar uma linha, use VALID_FLAG = "S" (se linha válida), VALID_FLAG = "N" (se linha inválida) ou VALID_FLAG = "I" (linha ignorada com base nos critérios definidos pelo usuário).

      Por exemplo, se desejar mapear entradas nulas para que elas sejam ignoradas, especifique a coluna da tabela de dados para a dimensão e especifique VALID_FLAG = "I". No exemplo a seguir, UD3 identifica a coluna da tabela de dados para a dimensão do produto.

      A imagem mostra o Editor de Scripts

  6. Em Nome da Regra, insira o nome da regra de dados para o mapeamento.
  7. Clique em Salvar.

    O ícone do Editor de Scripts (A imagem mostra ícone do Editor de Scripts) é habilitado.

  8. Clique no ícone do Editor de Scripts.
  9. Em Editar Script, insira o script de mapeamento e clique em OK.

    Por exemplo, o script de mapeamento baseado em Jython a seguir verifica quando os dois primeiros caracteres da conta se igualam a 11 e a entidade se iguala a 01. Quando ocorre uma correspondência, o destino é definido como Cash2 e o valor de destino é definido como 0. Além disso, o script também atualiza a coluna attribute1 da tabela TDATASEG. (Consulte Referência da Tabela TDATASEG). Esse script usa o objeto fdmResultMap (consulte Como Usar Objetos Jython com Scripts de Mapeamento).


    A imagem mostra a tela Editar Script

    Neste exemplo, o script SQL usou a lógica implementada em uma instrução CASE do SQL. A instrução CASE é usada no comando SET da instrução UPDATE interna. A instrução de mapeamento abaixo é convertida na instrução UPDATE listada


    A imagem mostra a tela Editar Script com script mapeamento baseado em SQL.
    UPDATE TDATASEG  
    SET ACCOUNTX =
    CASE
                  WHEN ACCOUNT LIKE ‘L%’ AND ICP = ‘000’ THEN ‘A4140‘
                  WHEN ACCOUNT IN (‘110’,’120’,’130’) THEN ‘A100’’
                  ELSE ‘A’ || ACCOUNT
    END
    ,DESC1 = COALESCE(DESC1, ACCOUNT || ‘.’ || ICP)
    WHERE ACCOUNT …..