Correspondência Automática por ID da Transação

Realizar o precesso de correspondência automática usando o ID da Transação é o método mais comum e preciso de corresponder transações intercompanhia. O sistema executa o processo de correspondência automática por ID de transação usando o filtro atual selecionado para Entidade/Parceiro/ID de Transação/Moeda de Transação Se você filtrar ID de Referência e executar uma correspondência automática, as transações serão correspondidas com base na Entidade/Parceiro/ID de Referência/Moeda de Transação no filtro atual. Não é possível filtrar ID de Transação e ID de Referência ao mesmo tempo e executar uma correspondência automática

Se você quiser usar um método diferente de correspondência, selecione a opção Modelo de Correspondência Automática. Consulte Uso de Modelos de Correspondência Automática.

Você pode especificar um ID ou usar caracteres curinga. Se o ID for deixado em branco, o sistema corresponde todas as transações para a entidade e para o parceiro.

Ao corresponder transações usando o ID da transação ou o ID de referência, o sistema sempre usa a moeda da transação. Não há a necessidade de especificar a quantia de tolerância porque as transações serão consideradas Correspondentes apenas se as quantia corresponderem sem erro. O sistema atribui um código de correspondência separado para cada grupo de transações.

Se você tem transações com diferentes moedas, mas com o mesmo ID da transação ou ID da referência, durante o processo de correspondência automática, as transações são correspondidas pelo grupo de moedas. Se todas as transações em todos os grupos de moedas corresponderem, o sistema atribui um código de correspondência a todas as transações.

Tabela 10-6 Transações de Amostra com o Mesmo ID e Diferentes Moedas

ID da Transação Entidade Parceiro Moeda

T123

A

B

EUR

T123

B

A

EUR

T123

A

B

USD

T123

B

A

USD

Neste exemplo, se as transações em EUR forem correspondentes e as transações em USD forem correspondentes, o sistema atribui um código de correspondência para todas as quatro transações. Se as transações em EUR forem correspondentes, mas as transações em USD não corresponderem, o sistema considera todas as transações como Incompatíveis.

A seguinte tabela exibe as regras para corresponder transações usando IDs:

Tabela 10-7 Processo de Correspondência Usando Id da Transação ou de Referência

Processo de Correspondência Transações da Entidade Transações do Parceiro Comentários

Corresponder usando ID da Transação

ID da Transação

ID da Transação

O sistema corresponde o ID da transação da entidade com o ID da transação do parceiro.

Corresponder usando ID da Referência

ID da Transação

ID da Referência

ID da Referência

ID da Referência

ID da Transação

ID da Referência

O sistema corresponde primeiro o ID da transação da entidade com o ID de referência do parceiro.

Se estes não corresponderem, o sistema realiza o segundo teste comparando o ID de referência da entidade com o ID da transação do parceiro.

Se ainda assim não corresponderem, o sistema realiza o terceiro teste comparando o ID de referência da entidade com o ID de referência do parceiro.

Grupos de Tipos de Contas no Processo de Correspondência Automática.

Durante o processo de correspondência automática por ID, o sistema subdivide todas as transações com o mesmo ID de transação ou de referência em grupos separados com base em seu tipo de conta. Ele atribui depois um código de correspondência e um status de correspondência separados para cada grupo de transações com o mesmo ID.

As transações estão agrupadas por seu tipo de conta de Balanço ou Lucro/Perda como segue:

Grupo Balanço Geral

  • Ativo

  • Liability

  • Saldo

  • Saldo Recorrente

Grupo Lucro/Perda

  • Revenue

  • Expense

  • Fluxo

Para cada grupo de transações, o sistema atribui um status de correspondência e um código de correspondência isolado. Por exemplo, o grupo do Balanço de transações pode ter um status Correspondente e ser atribuído a um código de correspondência, mas o grupo Perda/Lucro de transações pode ter o status Incompatível

Exemplo

No seguinte exemplo, as transações intercompanhia possuem o mesmo ID de transação 123:

Entidade Parceiro Conta Valor Tipo de Conta

A

B

Recltic

100

Ativo

A

B

Vendas

110

Revenue

B

A

Payltic

100

Liability

B

A

Cog

100

Expense

O sistema subdivide as transações em grupos BS e PL como segue:

Grupo BS

A, B, Recltic, 100, Ativo

B, A, Payltic, 100, Passivo

Status do subgrupo: Correspondente. O sistema atribuiu um código de correspondência a este grupo.

Grupo PL

A, B, Vendas, 110, Receita

B, A, COG, 100, Despesa

Status do subgrupo: Incompatível. Nenhum código de correspondência foi atribuído a este grupo.