Gerenciamento de Fluxos de Tarefas

Os fluxos de tarefas automatizam o processo de negócios inteiro ou em parte.

As tarefas são passadas de um participante do fluxo de tarefas para outro, de acordo com um conjunto de regras de procedimento. No Oracle Hyperion Profitability and Cost Management, os fluxos de tarefas são criados nessas circunstâncias:

  • As tabelas intermediárias são importadas

  • Os dados de PDV são copiados

  • O banco de dados de cálculo é implantado

  • O banco de dados de relatórios é implantado

  • Os scripts de cálculo e genealogia são gerados e executados

  • Os dados são transferidos do banco de dados de cálculo para o banco de dados de relatórios

Nota:

Os fluxos de tarefas não estão disponíveis na validação do conteúdo ou da estrutura do modelo.

Um ID do fluxo de tarefas é gerado automaticamente para cada tarefa. Toda vez que você executar uma tarefa, um ID de nova tarefa é gerado. Um fluxo de tarefas pode incluir uma ou mais etapas. Cada etapa do fluxo de tarefas representa uma ação no Profitability and Cost Management:

  • Um fluxo de tarefas de etapa única executa uma ação, como a geração do banco de dados do Oracle Essbase.

  • Os fluxos de tarefas de várias etapas executam várias ações, como a do processamento de script para gerar ou executar um script de cálculo.

    No Figura A-3, você pode ver um exemplo de um fluxo de tarefas de várias etapas com seis etapas:

    • Três etapas para a criação de scripts (mostradas com um prefixo "C") e

    • Três etapas para execução de scripts (mostradas com um prefixo "E").

      Nota:

      Os números da etapa do fluxo de tarefas indicam a sequência da tarefa, não a sequência do estágio.

    Figura A-3 Exemplo de Fluxo de Tarefas de Várias Etapas


    O diagrama mostra as diversas etapas de um fluxo de tarefas.

Quando você inicia um fluxo de tarefas, uma etapa do fluxo de tarefas é criada e um ID de fluxo de tarefas é atribuído (por exemplo, 'wf-1201275329264'). O ID permite monitorar o andamento do fluxo de tarefas. Um novo ID do fluxo de tarefas é criado toda vez que você inicia uma instância do fluxo de tarefas. Se um fluxo de tarefas for interrompido ou reiniciado, ele sempre começará novamente na etapa 1.

Cada etapa do fluxo de tarefas é executada na sequência, começando com a primeira etapa. Quando os resultados de um etapa são concluídos, a próxima etapa é iniciada. O status é concluído apenas quando todas as etapas no fluxo de tarefas tiverem sido executadas.

Você pode usar a opção Status do Job para exibir o status ou os detalhes do fluxo de tarefas ou para agendar a execução ocasional ou recorrente do fluxo de tarefas.

Para acessar a opção de monitoramento do Processo do Job, as condições a seguir devem ser atendidas:

  • O Profitability and Cost Management deve ser configurado para usar a autenticação externa e a funcionalidade do Oracle Hyperion Shared Services. Consulte Oracle Enterprise Performance Management System Installation and Configuration Guide.

  • Uma das seguintes funções do Shared Services devem ser atribuídas aos usuários do fluxo de tarefas para executar operações de fluxo de tarefas:

    • Gerenciar Fluxos de tarefas — Permite que os usuários criem e editem fluxos de tarefas.

    • Executar Fluxos de tarefas — Permite que os usuários executem e exibam fluxos de tarefas. Os usuários com essa função não podem criar ou editar fluxos de tarefas.

    Nota:

    Ambas as funções do Shared Services são funções de usuário globais. Os usuários atribuídos a essas funções podem tanto modificar quanto executar fluxos de tarefas para qualquer aplicativo e produto. Consulte Oracle Enterprise Performance Management System User Security Administration Guide.

  • Um fluxo de tarefas deve ser criado pelo cálculo ou pela geração de scripts de cálculo e modelos para que você possa exibir os detalhes nas opções de Status do Job. Consulte Calculando Modelos do Profitability Standard.

Cuidado:

Mesmo que você possa adicionar ou remover etapas e links e criar novos fluxos de tarefas das telas de Fluxo de Trabalho, a Oracle recomenda que você não modifique os fluxos de tarefas do Profitability and Cost Management Detailed. Para obter informações adicionais sobre como usar fluxos de tarefa do Oracle Hyperion Enterprise Performance Management Workspace para outros produtos, consulte o Consulte o Guia do Usuário do Oracle Hyperion Enterprise Performance Management Workspace.

Use estes procedimentos para monitorar e agendar fluxos de tarefas: