Os aprimoramentos seguintes do comando fstyp são novos na versão Solaris Express 8/06.
A partir desta versão, o comando fstyp apresenta uma nova opção, -a, que exibe os atributos do sistema de arquivos em um formato nome-valor coerente. Este comando também oferece suporte aos números de unidade lógica do DOS. Por exemplo:
# fstyp /dev/dsk/c0t0d0p0:1 |
Para obter mais informações, consulte a página do manual fstyp(1M).
Nesta versão, também estão disponíveis os seguintes aprimoramentos do fstyp:
A maioria das funcionalidades do fstyp está agora disponível para aplicativos como biblioteca de APIs. Para obter mais informações, consulte a página do manual libfstyp(3LIB) e a seção da página do manual 3FSTYP.
O script fstyp é agora um binário que realiza chamadas na página do manual libfstyp(3LIB) e na seção da página do manual 3FSTYP. Os back-ends /usr/lib/fs/*/fstyp existentes foram convertidos na página do manual libfstyp(3LIB) e nos módulos 3FSTYP de /usr/lib/fs/*/fstyp.so.1 . Os back-ends /usr/lib/fs/*/fstyp ainda estão disponíveis como links ao /usr/sbin/fstyp.
Para compatibilidade com versões anteriores, o fstyp chama um back-end de herança se um módulo fstyp.so.1 não for encontrado. Os fornecedores são incentivados a converterem os back-ends na nova interface. Para obter mais informações, consulte fstyp[lowbar]mod[lowbar]init(3FSTYP).