O console da Web Sun Java fornece um local comum para que os usuários trabalhem com aplicativos de gerenciamento baseados na Web. Os usuários acessam o console fazendo logon através de uma porta HTTPS, usando um dos navegadores suportados. Um ponto de entrada único fornecido pelo console elimina a necessidade de conhecer os URLs de vários aplicativos. O console proporciona serviços de autorização e autenticação para todos os aplicativos registrados no console.
Todos os aplicativos baseados no console estão de acordo com as mesmas diretrizes de interface de usuário. O Console da Web Sun Java também fornece serviços de auditoria e registro de log para todos os aplicativos registrados.
A partir da versão 8/06 do Solaris Express, o console da Web Sun Java apresenta as seguintes alterações:
O servidor de console está configurado para ser executado como um serviço que é gerenciado pelo SMF (Service Management Facility). Os comandos de SMF podem ser usados agora para gerenciar o servidor de console da Web usando o Fault Managed Resource Identifier (FMRI) “system/webconsole:console.” O comando smcwebserver também pode ser usado para iniciar, parar, ativar e desativar o servidor de console, assim como nas versões anteriores do Solaris 10.
Para obter mais informações, consulte smcwebserver(1M)
Um novo comando, wcadmin, é usado para configurar as propriedades do console. O comando também é usado para implantar e ativar os aplicativos de console escritos para a nova versão do console. O comando smreg, que era anteriormente usado para realizar tarefas semelhantes, agora é usado somente para registrar e cancelar o registro dos aplicativos que foram desenvolvidos para versões anteriores do console.
Para obter mais informações, consulte as páginas do manual smreg(1M) e wcadmin(1M).
Para obter mais informações, consulte “Java Web Console” no System Administration Guide: Basic Administration .
A partir do Solaris Express 4/06, a ferramenta de gerenciamento baseada na Web do Solaris ZFS está disponível no console da Web Sun Java. Esta ferramenta permite realizar a maioria das tarefas de administração que pode ser realizada com a interface de linha de comando (CLI).
Para obter mais informações sobre o uso da ferramenta de gerenciamento baseada na Web do ZFS, consulte o Solaris ZFS Administration Guide .