O arquivo de configuração /etc/pooladm.conf descreve a configuração de grupos estáticos. Uma configuração estática representa como um administrador gostaria que um sistema fosse configurado em relação à funcionalidade de grupos de recursos. Um nome de arquivo alternativo pode ser especificado.
Quando a facilidade de gerenciamento de serviço (SMF) ou o comando pooladm - e é usado para ativar a estrutura dos grupos de recursos, a configuração contida no arquivo é aplicada ao sistema se existir um arquivo /etc/pooladm.conf.
O kernel armazena informações sobre a disposição de recursos dentro da estrutura de grupos de recursos. Isto é conhecido como a configuração dinâmica, e representa a funcionalidade de grupos de recursos para um sistema específico em determinado tempo. A configuração dinâmica pode ser visualizada usando-se o comando pooladm. Observe que a ordem que as propriedades são exibidas para grupos e conjuntos de recursos pode variar. Modificações na configuração dinâmica são feitas das seguintes maneiras:
Indiretamente, aplicando-se um arquivo de configuração estática
Diretamente, usando-se o comando poolcfg com a opção -d
Mais de um arquivo de configuração de grupos estáticos pode existir, para ativação em momentos diferentes. Você pode alternar entre configurações de vários grupos chamando pooladm de um trabalho cron. Consulte a página do manual cron(1M) para obter mais informações sobre o utilitário cron.
Por padrão, a estrutura de grupos de recursos não está ativa. Os grupos de recursos devem estar ativados para a criação ou modificação da configuração dinâmica. Os arquivos de configuração estática podem ser manipulados com os comandos poolcfg ou libpool, mesmo que a estrutura de grupos de recursos esteja desativada. Não é possível criar arquivos de configuração estática se a facilidade de grupos não estiver ativa. Para obter mais informações sobre o arquivo de configuração, consulte Criação de configurações de grupos.
Os comandos usados com grupos de recursos e o daemon de sistema poold são descritos nas seguintes páginas do manual:
Todas as configurações de grupo de recursos, inclusive a configuração dinâmica, podem conter os seguintes elementos.
Propriedades que afetam o comportamento total do sistema
Uma definição de grupo de recursos
Uma definição de conjunto de processadores
Uma definição de processador
Todos esses elementos têm propriedades que podem ser manipuladas para alterar o estado e o comportamento da estrutura de grupos de recursos. Por exemplo, a propriedade de grupo pool.importance indica a importância relativa de um determinado grupo. Esta propriedade é usada para uma possível resolução de uma disputa por recursos. Para obter mais informações, consulte libpool(3LIB).
A facilidade de grupos oferece suporte a propriedades nomeadas e digitadas que podem ser colocadas em um grupo, recurso ou componente. Administradores podem armazenar propriedades adicionais nos vários elementos de grupo. É usado um espaço de nome de propriedade semelhante ao atributo de projeto.
Por exemplo, o comentário a seguir indica que um determinado pset está associado a um banco de dados Datatree específico.
Datatree,pset.dbname=warehouse
Para obter informações adicionais sobre tipos de propriedades, consulte Propriedades do poold.
Diversas propriedades especiais são reservadas para uso interno e não podem ser definidas ou removidas. Para obter mais informações, consulte a página do manual libpool(3LIB).