Grupos definidos pelo usuário podem ser implementados em um sistema usando-se um dos métodos abaixo.
Quando o software Solaris é inicializado, um script init verifica se o arquivo /etc/pooladm.conf existe. Se este arquivo for encontrado e os grupos estiverem ativos, pooladm será chamado para tornar esta configuração a configuração de grupos ativos. O sistema cria uma configuração dinâmica para refletir a organização que é solicitada em /etc/pooladm.conf, e a partição dos recursos da máquina é feita de acordo.
Quando o sistema do Solaris está em execução, uma configuração de grupos pode ser ativada, se não estiver presente, ou modificada, usando-se o comando pooladm. Por padrão, o comando pooladm opera em /etc/pooladm.conf. No entanto, você pode, opcionalmente, especificar um local e um nome de arquivo alternativos, e usar esse arquivo para atualizar a configuração de grupos.
Para obter informações sobre ativação e desativação de grupos de recursos, consulte Ativação e desativação da facilidade de grupos. Não é possível desativar a facilidade de grupos quando há grupos definidos pelo usuário ou recursos em uso.
Para configurar grupos de recursos, você deve ter privilégios de superusuário ou ter o perfil Gerenciamento de processo na lista de perfis. A função Administrador de sistema inclui o perfil Gerenciamento de processo.
O controlador de recurso poold é iniciado com a facilidade de grupos de recursos dinâmicos.