Uso dos Gráficos de Dispersão

Gráficos de dispersão mostram correlações, dependências e outras relações entre os pares de previsões e pressupostos plotados um contra o outro.

Em sua forma básica, um gráfico de dispersão contém uma ou mais plotagens de uma variável alvo mapeadas contra um conjunto de variáveis secundárias. Cada plotagem é exibida como uma nuvem de pontos ou símbolos alinhados em uma grade dentro da janela do gráfico de dispersão. Figura 7.12, “Gráfico de Dispersão, Exibição de Dispersão, com Linhas Opcionais e Correlações” mostra um conjunto de todos os pressupostos do modelo plotados contra uma previsão alvo. Nesse caso, a Confiabilidade do Material 3 é a previsão alvo.

Figura 7.12. Gráfico de Dispersão, Exibição de Dispersão, com Linhas Opcionais e Correlações

Esta figura mostra a exibição de dispersão de um Gráfico de Dispersão, com linhas opcionais e correlações.

No Figura 7.12, “Gráfico de Dispersão, Exibição de Dispersão, com Linhas Opcionais e Correlações”, a linha mostra onde os pontos em pares seriam exibido se fossem classificados em ordem crescente. Quanto mais próximo estão os pontos da linha, mais próximo é o relacionamento entre as variáveis plotadas. Linhas inclinadas de valores mais baixos para maior (canto inferior esquerdo até a parte superior direita) mostram relacionamentos positivos. Se a relação for negativa, a linha inclina de mais recente para valores mais baixos (esquerda superior para a direita inferior).

Figura 7.12, “Gráfico de Dispersão, Exibição de Dispersão, com Linhas Opcionais e Correlações” mostra correlações opcionais exibidas para cada plotagem. O Diâmetro da Bobina tem a maior correlação com a Confiabilidade do Material 3, enquanto a Força do Material de 1 tem a menor correlação.

Em outra forma do gráfico de dispersão, a exibição matriz, cada variável selecionada é plotada em outras variáveis selecionadas para mostrar os relacionamentos entre elas. Figura 7.13, “Gráfico de Dispersão, Exibição Matriz, com Linhas Opcionais e Correlações” mostra intercorrelações entre três previsões na exibição matriz. A Confiabilidade do Material de 2 e do Material de 3 têm a maior intercorrelação e a Confiabilidade do Material de 1 e do Material de 2 têm a mais baixa.

Figura 7.13. Gráfico de Dispersão, Exibição Matriz, com Linhas Opcionais e Correlações

Esta figura mostra a exibição matriz de um gráfico de Dispersão, com linhas opcionais e correlações.

Os rótulos de eixo são indicados pelo texto nas células diagonais. O texto é o rótulo do eixo x para todas as plotagens na mesma coluna que o texto. É o rótulo do eixo y para todas as plotagens na mesma linha. Por exemplo, no Figura 7.13, “Gráfico de Dispersão, Exibição Matriz, com Linhas Opcionais e Correlações”, o rótulo do eixo y da plotagem destacada é Confiabilidade do Material 2 e o rótulo do eixo x é Confiabilidade do Material 3.

Você pode plotar gráficos de dispersão diretamente através do menu Analisar, ou criar um gráfico de sensibilidade e selecionar Sensibilidade, e depois Abrir Gráfico de Dispersão para criar um gráfico que mostra uma exibição expandida do efeito que cada pressuposto tem na previsão alvo. O resultado é semelhante em forma ao Figura 7.12, “Gráfico de Dispersão, Exibição de Dispersão, com Linhas Opcionais e Correlações”.