Criação de Gráficos de Dispersão

Para criar um gráfico de dispersão:

  1. Selecione Preferências de Execução na faixa de opções do Crystal Ball.

  2. Clique na guia de Opções e confirme se a opção Armazenar valores de pressupostos para análise de sensibilidade está selecionada.

  3. Execute uma simulação no Crystal Ball.

  4. Quando a simulação acabar, selecione Exibir Gráficos e Gráficos de Dispersão, .

  5. Na caixa de diálogo Gráficos de Dispersão, clique em Novo.

  6. Na caixa de diálogo Escolher Dados, selecione dois ou mais pressupostos ou previsões para incluir no gráfico de dispersão.

    Você pode incluir até 25 variáveis em um gráfico de dispersão. Uma mensagem de aviso é exibida se você selecionar mais. Se você tentar criar um gráfico de dispersão com um pressuposto, mas a opção Armazenar Valores de Pressupostos para Análise de Sensibilidade não estiver selecionada na caixa de diálogo Preferências de Execução, marque-a e redefina e recomece a simulação.

  7. Opcional: para criar um gráfico de dispersão na exibição Dispersão, defina um único pressuposto ou previsão como alvo. Não é preciso definir um alvo para exibir o gráfico na exibição Matriz.

    Para definir um alvo, marque a caixa de seleção na frente do pressuposto ou previsão alvo, clique em seu nome e, em seguida, clique em Definir Como Alvo.

  8. Clique em Ok para criar o novo gráfico de dispersão (Figura 7.14, “Gráfico de Dispersão, Exibição de dispersão, com Linhas Opcionais e Correlações”). Nesta figura, a Confiabilidade do Material 3 é definida como alvo e todos os pressupostos são selecionados como variáveis secundárias.

    Apenas uma parte do gráfico é mostrada no Figura 7.14, “Gráfico de Dispersão, Exibição de dispersão, com Linhas Opcionais e Correlações”. Para obter uma exibição do gráfico completo consulte Figura 7.12, “Gráfico de Dispersão, Exibição de Dispersão, com Linhas Opcionais e Correlações”.

    Figura 7.14. Gráfico de Dispersão, Exibição de dispersão, com Linhas Opcionais e Correlações

    Esta figura mostra a exibição de dispersão de um gráfico de dispersão por um determinado alvo.

Observação:

Em modelos complexos com muitos pressupostos e previsões, pode ser mais fácil começar pela criação de um gráfico de sensibilidade e, em seguida, criar um gráfico de dispersão dos dados incluídos nele. Por exemplo, você pode abrir um gráfico de previsão e selecionar Previsão, e depois Abrir Gráfico de Sensibilidade para exibi-lo. Em seguida, no gráfico de sensibilidade, você pode escolher Sensibilidade, e Abrir Gráfico de Dispersão para criar um gráfico usando as previsões como alvo.

Informações sobre recursos mostradas no Figura 7.14, “Gráfico de Dispersão, Exibição de dispersão, com Linhas Opcionais e Correlações”: