Para criar um gráfico de dispersão:
Selecione Preferências de Execução na faixa de opções do Crystal Ball.
Clique na guia de Opções e confirme se a opção Armazenar valores de pressupostos para análise de sensibilidade está selecionada.
Execute uma simulação no Crystal Ball.
Quando a simulação acabar, selecione Exibir Gráficos e Gráficos de Dispersão, .
Na caixa de diálogo Gráficos de Dispersão, clique em Novo.
Na caixa de diálogo Escolher Dados, selecione dois ou mais pressupostos ou previsões para incluir no gráfico de dispersão.
Você pode incluir até 25 variáveis em um gráfico de dispersão. Uma mensagem de aviso é exibida se você selecionar mais. Se você tentar criar um gráfico de dispersão com um pressuposto, mas a opção Armazenar Valores de Pressupostos para Análise de Sensibilidade não estiver selecionada na caixa de diálogo Preferências de Execução, marque-a e redefina e recomece a simulação.
Opcional: para criar um gráfico de dispersão na exibição Dispersão, defina um único pressuposto ou previsão como alvo. Não é preciso definir um alvo para exibir o gráfico na exibição Matriz.
Para definir um alvo, marque a caixa de seleção na frente do pressuposto ou previsão alvo, clique em seu nome e, em seguida, clique em Definir Como Alvo.
Clique em Ok para criar o novo gráfico de dispersão (Figura 7.14, “Gráfico de Dispersão, Exibição de dispersão, com Linhas Opcionais e Correlações”). Nesta figura, a Confiabilidade do Material 3 é definida como alvo e todos os pressupostos são selecionados como variáveis secundárias.
Apenas uma parte do gráfico é mostrada no Figura 7.14, “Gráfico de Dispersão, Exibição de dispersão, com Linhas Opcionais e Correlações”. Para obter uma exibição do gráfico completo consulte Figura 7.12, “Gráfico de Dispersão, Exibição de Dispersão, com Linhas Opcionais e Correlações”.
Observação: | Em modelos complexos com muitos pressupostos e previsões, pode ser mais fácil começar pela criação de um gráfico de sensibilidade e, em seguida, criar um gráfico de dispersão dos dados incluídos nele. Por exemplo, você pode abrir um gráfico de previsão e selecionar Previsão, e depois Abrir Gráfico de Sensibilidade para exibi-lo. Em seguida, no gráfico de sensibilidade, você pode escolher Sensibilidade, e Abrir Gráfico de Dispersão para criar um gráfico usando as previsões como alvo. |
Informações sobre recursos mostradas no Figura 7.14, “Gráfico de Dispersão, Exibição de dispersão, com Linhas Opcionais e Correlações”:
Selecione Preferências, e depois Preferências do Gráfico para alterar o título do gráfico.
Para alterar o número de avaliações exibidas nas plotagens, selecione Preferências, e Dispersão, em seguida, Critérios.
Os rótulos do eixo x indicam o alvo do gráfico de dispersão. Cada rótulo do eixo x indica a variável secundária plotada com o alvo.
A linha de Ajuste Solicitado mostra onde os pontos em pares seriam exibidos se fossem classificados em ordem crescente. Opcional: selecione Preferências, e depois Preferências do Gráfico, e Tipo de Gráfico para alterá-lo para uma linha de Regressão Linear, que usa uma técnica de menos quadrados para mostrar a relação linear dos pontos.
Automático é a cor padrão para todos os símbolos. Com a cor definida como Automático, as plotagens são indicadas de acordo com a combinação das variáveis incluídas nelas:
Você pode usar o Dimensionador de Plotagem para aumentar ou diminuir o tamanho de todas as plotagens e a quantidade de detalhes mostrados dentro delas. Para focalizar em uma única plotagem, arraste o ponteiro do Dimensionador de Plotagem para a direita para ampliá-la, em seguida, use as barras de rolagem para centralizá-la.
Na exibição Dispersão, as plotagens se movem para preencher os espaços quando são redimensionadas. Na exibição Matriz, as plotagens mantém a mesma configuração NxN. Você pode rolar para exibir qualquer plotagem que não está exibida na tela.
Pressupostos e previsões congelados não são incluídos nos gráficos de dispersão.