Sobre a Correlação de Pressupostos

Para obter maior precisão da previsão, correlacione os pressupostos relacionados “Definindo Correlações Entre Pressupostos”. Quando você define uma correlação, atribui um coeficiente de correlação, um número entre -1,0 e +1,0 que mede a força do relacionamento. Um valor positivo significa que quando um pressuposto é alto, é provável que o outro seja alto. Um valor negativo indica que os pressupostos são inversamente proporcionais; quando um é alto, é provável que o outro seja baixo.

É possível usar o recurso Definir Correlações do Crystal Ball para definir correlações entre pressupostos em duas formas:

As definições de correlação com pares são aplicadas diretamente em pares de pressupostos. As definições de correlação de matriz são criadas em um bloco de células em uma caixa de diálogo ou pasta de trabalho e aplicadas a um grupo de pressupostos. Os dois métodos usam a caixa de diálogo Definir Correlações, descrito em “Sobre a Caixa de Diálogo Definir Correlações”.

No caso das diretrizes de correlação, consulte “Diretrizes para Correlacionar Pressupostos”.

Uma matriz de correlação é criada sempre que dois ou mais pressupostos são correlacionados. Cada pressuposto pode pertencer a apenas uma matriz. Os pressupostos não correlacionados podem ser adicionados à matriz a qualquer momento. As duas exibições de Lista e de Matriz são exibições das mesmas matrizes. Para obter mais informações sobre matrizes de correlação no Crystal Ball, consulte “Sobre as Matrizes de Correlação do Crystal Ball”.

Observação:

O Crystal Ball usa a correlação de classificação Spearman para todos os cálculos de correlação para relacionar pressupostos com diferentes tipos de distribuição. Para obter mais informações sobre as correlações de Spearman, consulte o capítulo "Definições Estatísticas" no Guia de Referências e Exemplos do Oracle Crystal Ball.