Os fabricantes de disco agora fornecem discos com capacidades maiores, também conhecidos como discos AF (Advanced Format). Um disco AF é uma unidade de disco rígido cujo tamanho de bloco físico excede 512 bytes. Os discos AF usam tamanhos de bloco maiores que 512 bytes, geralmente 4096 bytes, mas seus tamanhos podem variar da seguinte maneira:
Disco nativo de 4 KB (4kn) – Usa um tamanho de bloco físico e lógico de 4 KB
Emulação de 512 bytes (512e) – Usa um tamanho de bloco físico de 4 KB, mas informa um tamanho de bloco lógico de 512 bytes
Verifique os problemas a seguir se estiver planejando comprar discos AF como dispositivos novos ou de substituição no seu sistema Oracle Solaris 11.2.
A falha de algumas unidades de disco 512e em fornecer um recurso de segurança de energia (power-safe) poderá resultar em perda de dados se ocorrer um falha de energia durante uma operação de leitura-modificação-gravação (rmw).
Solução alternativa: escolha uma das seguintes opções:
Confirme com o fabricante do disco se os dispositivos 512e fornecem um recurso de segurança de energia.
Nenhuma identificação de segurança de energia consistente aparece nessas unidades, mas em geral são unidades SATA. A indicação de que são unidades AF não necessariamente significa que oferecem suporte a emulação 512 (512e).
Não use essas unidades em um sistema Oracle Solaris.
A instalação e inicialização do Oracle Solaris 11.2 em um disco 4kn em um sistema SPARC requer um rótulo VTOC (volume table of contents) e o PROM versão 4.34.0.
Solução alternativa: escolha uma das seguintes opções:
Caso queira instalar e reinicializar o Oracle Solaris 11.2 de um disco 4kn, aplique um rótulo VTOC e confirme se seu sistema está executando essa versão.
Por exemplo:
# prtconf -pv | grep OBP version: 'OBP 4.34.0 ... '
Solicite uma atualização de firmware do suporte Oracle.
Para obter mais informações sobre como usar discos de formato avançado no Oracle Solaris 11.2, consulte Managing Devices in Oracle Solaris 11.2.