Notas de Versão do Oracle® Solaris 11.2

Exit Print View

Updated: Maio de 2015
 
 

O ZFS Deverá Tentar Novamente ou Abortar Toda uma Transação Quando um LUN WCE Estiver em uma Condição de Ligar/Reiniciar (15662604)

O ZFS ativa a gravação em cache em dispositivos pool e processa o descarregamento do cache, no caso da perda de energia de um sistema. No entanto, uma condição de ligar/reiniciar pode possivelmente ocorrer enquanto os dados ainda não tiverem sido salvos em um armazenamento estável.

Em um ambiente sem nenhum ponto de falha, essa situação é automaticamente detectada e corrigida pelo ZFS da próxima vez que os dados forem lidos. Scrubs de rotina do pool podem aumentar a detecção e reparar qualquer gravação perdida.

Em um ambiente com um único ponto de falha, esse problema poderia levar a perda de dados.

Esse problema pode ocorrer também, com mais frequência, ao acessar LUNs que são exportados de uma configuração em clusters. Durante failover do cluster, os dados armazenados em cache pela cabeça em falha podem ser perdidos devido a um evento de ligar/desligar explicitamente enviado pelo destino SCSI da cabeça sobrevivente. Nessa situação, mesmo pools sem um único ponto de falha podem ser afetados.

Um sintoma desse problema são clusters de erros de soma de verificação persistentes. Você pode usar a saída de fmdump –eV para determinar se os erros de soma de verificação foram diagnosticados como persistentes. A entrada zio_txg na saída fmdump –eV representa o horário que um bloco de dados foi criado. Observe que um padrão de erros de soma de verificação persistentes também poderia ser um sintoma de falha em dispositivos, software ou hardware.

Solução alternativa: para sistemas que contam com LUNs exportados de um cluster ou para sistemas com um único ponto de falha, considere a desativação da gravação em cache de dispositivos em um sistema.

Execute as seguintes etapas para desativar a gravação em cache e suprimir o descarregamento do cache para dispositivos SCSI (sd) ou FC (ssd).

  1. Copie o arquivo /kernel/drv/sd.conf ou o arquivo /kernel/drv/ssd.conf para o diretório /etc/driver/drv, dependendo dos seus dispositivos de armazenamento.

  2. Edite o arquivo /etc/driver/drv/sd.conf ou o arquivo /etc/driver/drv/ssd.conf para desativar a gravação em cache e suprimir o descarregamento do cache.

  3. Adicione linhas para substituir os valores de VID, de PID ou de SUN COMSTAR pelos valores adequados descritos na página man sd (7D) .

    Sistema SPARC:

    sd-config-list="SUN COMSTAR","disable-cache-suppress-flush";
    disable-cache-suppress-flush=1,0x40010,0,0,0,0,1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1;
    

    Sistema x64:

    sd-config-list="SUN COMSTAR","disable-cache-suppress-flush";
    disable-cache-suppress-flush=1,0x40008,0,0,0,1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1;
    
  4. Reinicialize o sistema e substitua a opção de reinicialização rápida.

    # reboot -p

Note -  Aplicar a solução alternativa pode causar uma redução do desempenho do sistema.