Ligar ao Google Analytics

No Oracle Analytics, pode ligar a uma origem de dados do Google Analytics e analisar os dados do Google Analytics. Por exemplo, poderá analisar o número de ocorrências em páginas de chegada do website ao longo do tempo.

Antes de começar, configure uma aplicação Google Analytics. Consulte a documentação do Google. Para analisar dados históricos, obtenha um ficheiro JSON a partir do seu ambiente V4 Analytics Google que especifica as tabelas customizadas a analisar. Consulte Especificar Tabelas Customizadas do Google Analytics num Ficheiro JSON.
  1. Peça ao administrador do Oracle Analytics que permita ligações ao Google.
    O seu administrador do Oracle Analytics deve registar os domínios seguintes como seguros:
    api.google.com
    *.google.com
  2. Na Página Principal do Oracle Analytics, clique em Criar, em seguida, clique em Ligação.
  3. Clique em Google Drive ou em Google Analytics para apresentar a caixa de diálogo Criar Ligação.
  4. Introduza um Nome da Ligação e uma Descrição opcional.
  5. Copie o URL apresentado no campo URL de Redirecionamento.
  6. Na aplicação Google, na página Credenciais, cole o valor URL de Redirecionamento no campo "URIs de redirecionamento autorizados" do Google e, em seguida, clique em Acrescentar.
  7. No Google, na página Credenciais, copie o valor "Segredo do cliente" e o valor "ID do cliente".
  8. No Oracle Analytics, cole o valor "Segredo do cliente" do Google no campo Segredo do Cliente.
  9. No Oracle Analytics, cole o valor "ID do Cliente" do Google no campo ID do Cliente.
  10. Na aplicação do Google, copie a "ID da Conta" dos Detalhes da conta e copie a "ID da Propriedade" dos Detalhes da propriedade.
    Nas definições de administração do Google, navegue até Conta, em seguida, Detalhes da conta para obter a "ID da Conta" e navegue até aos Detalhes da propriedade para obter a "ID da Propriedade".
  11. No Oracle Analytics, utilize a "ID da Conta" e "ID da Propriedade" que copiou no passo anterior para especificar o valor ID da Conta e o valor ID da Propriedade.
  12. Opcional: Se pretender analisar dados históricos do Google Analytics, clique em Importar Ficheiro e selecione um ficheiro JSON que especifique as tabelas customizadas V4 do Google Analytics para analisar.
  13. Clique em Autorizar se estiver a criar uma ligação ou em Autorizar Novamente se estiver a atualizar uma ligação.
  14. No prompt do Google para autorizar a ligação, clique em Permitir.
    A caixa de diálogo Criar Ligação é renovada e apresenta o nome da conta Google e a respetiva conta de email associada.
  15. Clique em Gravar.
  16. Utilize a ligação para ligar aos seus dados. Por exemplo, na Página Principal, clique em Criar, em seguida, clique em Conjunto de Dados e, em seguida, selecione a ligação que acabou de criar.

Especificar Tabelas Customizadas do Google Analytics num Ficheiro JSON

No Oracle Analytics, pode especificar tabelas customizadas para analisar dados históricos de utilização da Web a partir do Google Analytics e gerar relatórios semelhantes aos relatórios do Google Analytics. Por exemplo, poderá analisar o número de ocorrências em páginas de chegada ao longo do tempo.

Este relatório de exemplo do Oracle Analytics visualiza o número de ocorrências em páginas de chegada do website ao longo do tempo.
Segue-se a descrição de GUID-E8539ABE-8844-40F5-813F-B06500FE2478-default.png
.png

Antes de ligar ao Google Analytics, necessita de um ficheiro JSON que especifique as tabelas históricas do Google Analytics para analisar. Pode obter um ficheiro JSON pronto a partir do website do Google Analytics V4, na área Dimensões e Explorador de Métricas em Demonstrações e Ferramentas.

Ficheiro JSON de Exemplo com Tabelas Históricas para Páginas de Destino do Website

{"LandingPage":["_landingPage", "_dateHourMinute", "averageSessionDuration", "keyEvents", "newUsers", "sessions", "totalRevenue", "totalUsers"]}

Alterar o Intervalo de Datas por Omissão

Por omissão, os dados dos últimos 30 dias são obtidos para análise. Anexe um identificador dateRanges para especificar um intervalo de tempo diferente. Por exemplo, para obter dados dos últimos 100 dias, especifique "dateRanges":[{ "startDate":"100daysAgo", "endDate":"today"}

{"User":["_audienceName", "_deviceCategory", "_yearMonth", "_country", "_userAgeBracket", "firstTimePurchaserRate", "activeUsers", "active1DayUsers", "active28DayUsers", "active7DayUsers", "engagedSessions"],
"dateRanges":[{ "startDate":"100daysAgo", "endDate":"today"}]}

Localizar Tabelas Customizadas Quando Criar um Conjunto de Dados

Quando criar uma ligação ao Google Analytics, utilize a opção Importar Ficheiro em Acrescentar Tabelas Customizadas para especificar as tabelas históricas do Google Analytics a analisar.

Ao criar um conjunto de dados baseado numa ligação do Google Analytics criada com tabelas históricas, navegue para o schema GOOGLEANALYTICSV4.
Segue-se a descrição de GUID-BA891BBF-BF93-4061-BDF3-0224D376B760-default.png
.png

Em seguida, desloque-se para baixo para localizar as tabelas históricas.
Segue-se a descrição de GUID-54D9D1B3-38FF-4CA1-B5D3-609967592A45-default.png
.png