Refinar Seleções de Dados

Ao especificar os membros de dados para inclusão numa análise, cria seleções de dados a partir da origem de dados. Cada seleção especifica os critérios de um conjunto de membros para uma coluna específica, como, por exemplo, Produto ou Geografia.

Cada seleção é composta por um ou mais passos. Um passo é uma instrução que afeta a seleção, como acrescentar membros de Produto cujos valores contêm o texto "ABC." A ordem de execução dos passos afeta a seleção dos dados. Cada passo atua de forma incremental nos resultados de passos anteriores, em vez de atuar em todos os membros dessa coluna.

Tópicos:

Criar Passos de Seleção

Os passos de seleção ajudam os utilizadores a apresentar os dados que pretendem analisar. Quando acrescenta uma coluna a uma análise, é acrescentado um passo "Iniciar por todos os membros". "Todos" implica todos os membros da coluna depois de serem aplicados os filtros.

Por exemplo, pode criar um passo de seleção para especificar critérios para os seguintes membros numa coluna Escritório: Baltimore, Austin e Atenas.

  1. Abra a análise para edição.
  2. Selecione o separador Critérios.
  3. Apresente o painel Passos de Seleção clicando em Mostrar Secção Passos de Seleção na barra de ferramentas.
  4. Clique em Em seguida, Novo Passo e selecione o tipo de passo a criar. Por exemplo, pode especificar uma lista de membros selecionados para o passo.
  5. Para um passo de membro, clique em Acrescentar, Manter Apenas ou Retirar a partir da lista Ação.
  6. Se estiver a criar o passo de um membro, desloque os membros para incluí-los no passo a partir da área Disponível para a área Selecionado.
  7. Especifique os valores adequados para a condição como a ação, a medida e o operador para utilizar os valores da coluna.
  8. Clique em OK.

Editar Passos de Seleção

Pode editar um passo de seleção para uma análise ou um passo de seleção que tenha sido gravado como um objeto de grupo.

Por exemplo, pode editar um passo do membro para a coluna Escritórios da análise Receitas da Marca. Em seguida, pode acrescentar outra localidade à lista de localidades.

  1. Abra a análise para edição.
  2. Clique no separador Resultados.
  3. No painel Passos de Seleção, coloque o cursor sobre o passo de seleção que pretende editar.
  4. Clique no ícone de lápis na barra de ferramentas.
  5. Efetue as edições pretendidas. Por exemplo, acrescente um ou mais membros da coluna ao passo.
  6. Clique em OK.

Gravar Passos de Seleção para Reutilizar

Se tiver criado um conjunto de passos de seleção, poderá reutilizá-lo se o gravar como um grupo no catálogo.

Por exemplo, pode reutilizar os passos de seleção da coluna Escritórios como um objeto de grupo. Este procedimento permite a utilização inline do conjunto com a análise Receitas da Marca.

  1. Abra a análise para edição.
  2. No separador Resultados, apresente o painel Passos de Seleção.
  3. Clique em Gravar Passos de Seleção no lado direito do nome da coluna.
  4. No campo Gravar Em, grave em /As Minhas Pastas/subpasta (para utilização pessoal) ou /Pastas Partilhadas/subpasta para partilhar com outros utilizadores.
  5. Introduza um nome para os passos de seleção gravados.
  6. Clique em OK.

Técnicas Avançadas: Criar Passos da Condição

Um tipo de passo de seleção que pode criar é um passo da condição. A maior parte das pessoas não necessita de efetuar esta tarefa.

Especifica que os membros são selecionados a partir de uma coluna baseada numa condição. A condição pode ter um de vários tipos, incluindo os baseados em medidas ou em valores superiores/inferiores. Esta lista de membros é dinâmica e determinada no runtime. Por exemplo, pode selecionar os 5% de primeiros membros com base nas Receitas da Marca.

  1. Abra a análise para edição.
  2. Selecione o separador Critérios.
  3. Apresente o painel Passos de Seleção clicando em Mostrar Secção Passos de Seleção na barra de ferramentas.
  4. Clique em Em seguida, Novo Passo... e, em seguida, selecione Aplicar Condição.
  5. Na caixa de diálogo Novo Passo da Condição, selecione o tipo de condição a criar, conforme descrito na tabela seguinte.
    Tipo Descrição

    Exceção

    Selecione os membros utilizando valores de comparação para as colunas de medidas. Um exemplo de condição é "Vendas > Custo +10%".

    Primeiros/Últimos

    Selecione o número de membros especificado após a classificação dos membros pela coluna de medida especificada. É possível especificar um número exato de membros ou uma percentagem do total de membros. Exemplos de condições são "Primeiros 10 baseados em Vendas" e "Primeiros 5% baseados em Custos".

    Correspondência

    Selecione os membros com base nas correspondências com cadeias de caracteres de texto e valores de atributos. Um exemplo de condição é "Name contains abc" ("O nome contém abc"). Este tipo só está disponível para colunas que têm a cadeia de caracteres como tipo de dados.

    Temporal/Ordinal

    Selecione os membros com base nos intervalos de tempo e nos níveis hierárquicos. Um exemplo de condição é "De julho de 2012 a dezembro de 2012". Este tipo só está disponível para colunas com um tipo de dados relacionado com tempo.

    Os componentes desta caixa de diálogo variam ligeiramente consoante o tipo selecionado.

  6. Na caixa Ação, selecione o tipo de ação a criar para os membros. Pode selecionar a adição dos membros selecionados à seleção, manter apenas os membros selecionados e retirar todos os outros. Também pode selecionar a remoção dos membros selecionados da seleção.
  7. Na caixa junto do tipo de ação, selecione a coluna para cujos membros está a criar o passo da condição.
  8. Introduza os valores adequados para os vários campos da caixa de diálogo.

    Por exemplo, selecione o Operador com base no tipo de condição. Por exemplo, selecione Dentro para o Tipo de exceção.

  9. Utilize a caixa Substituir por para especificar se um prompt de análise, um prompt de dashboard ou uma variável pode substituir os valores especificados nesta condição.

    Dependendo do que está a substituir, pode substituir determinados valores por um prompt, uma variável de apresentação, uma variável de sessão ou uma variável de modelo semântico (repositório).

    Se selecionar um tipo de variável, introduza o nome da variável no campo. Por exemplo, suponha que tem uma coluna chamada EMPLOYEE_ID. Pode especificar USER como a variável da sessão para substituição do valor dessa coluna. Quando um utilizador entra em sessão, o valor da coluna é definido para o nome de utilizador. Consulte Técnicas Avançadas: Referenciar Valores Armazenados em Variáveis.

    Numa lista de passos, especifique que apenas um passo da lista pode ser substituído por um prompt ou variável de apresentação.

  10. Na área Para, qualifique todas as dimensões da análise, à exceção da dimensão cujos membros quer selecionar.

    Faça-o quando criar passos da condição do tipo Exceção ou Primeiros/Últimos. Para cada dimensão, selecione os membros que pretende incluir. Pode selecionar membros específicos, ou Todos, o que especifica a agregação dos membros quando criar a condição. Por exemplo, suponha que está a qualificar a dimensão Região. Pode selecionar uma região específica, como Leste, cujo valor é utilizado na condição da caixa de diálogo Novo Passo da Condição. Se selecionar Todos, os valores de todas as regiões são agregados e utilizados na condição.

    Pode utilizar a área Para para criar uma referência de dados qualificada (QDR). Uma QDR é um qualificador que limita uma ou mais dimensões para obter um valor único para uma coluna de medida. Uma QDR é útil quando quer referenciar temporariamente um valor da coluna de medida sem afetar o estado atual das dimensões. A seguir encontra um exemplo de uma QDR:

    Add members of Total Products (Rgd Sk Lvl) where "A - Sample Sales"."Base Facts"."1- Revenue", For: Cust Segments Hier: 'Active Singles', 'Baby Boomers' is greater than "A - Sample Sales"."Base Facts"."1- Revenue", For: Cust Segments"

    Quando especifica uma QDR, pode especificar vários membros para limitar as dimensões. Quando especifica vários membros, o valor da coluna de medida é agregado através da agregação por omissão. Por exemplo, suponha que quer criar uma condição para apresentar as Regiões nas quais as Unidades são maiores que 100. Suponha que cria uma QDR para a dimensão Ano que especifica 2010 e 2011, e que a agregação por omissão é Soma. Se os valores de 2010 e 2011 da região Central forem 50 e 60 respetivamente, ambos os anos são apresentados. A soma excede as 100 unidades indicadas.

  11. Clique em OK.