Trabalhar com Conjuntos de Dados de um Livro

Este tópico descreve o que precisa de saber para trabalhar com os conjuntos de dados de um livro.

Acrescentar Conjuntos de Dados a um Livro

O seu livro pode utilizar mais de um conjunto de dados.

Quando acrescenta mais de um conjunto de dados, o Oracle Analytics combina os dados. Pode verificar a combinação por omissão, ou atualizar ou acrescentar a combinação de dados entre conjuntos de dados. Consulte Combinar Conjuntos de Dados.
  1. Na Página Principal, coloque o cursor sobre um livro, clique em Ações e, em seguida, selecione Abrir.
  2. No painel Dados, clique em Acrescentar e selecione Acrescentar Dados.
    Segue-se a descrição de GUID-FF0C7C3F-3D35-4247-B2A0-C7E2B8F8CE93-default.jpg
    .jpg
  3. Selecione um conjunto de dados e, em seguida, clique em Acrescentar ao Livro.

Substituir um Conjunto de Dados num Livro

Quando substitui um conjunto de dados, o Oracle Analytics sugere como repetir a correspondência das colunas do conjunto de dados que substituiu com o conjunto de dados de substituição. Pode aceitar ou atualizar estas correspondências sugeridas.

Por exemplo, pode substituir o conjunto de dados de teste de um livro por um conjunto de dados de produção. Ou pode copiar um livro e as respetivas visualizações e, em seguida, utilizar o livro duplicado como modelo. Depois de renomear o livro duplicado, pode acrescentar um conjunto de dados diferente.
Ao substituir o conjunto de dados, qualquer correspondência de dados que especificar é aplicada ao livro. Por exemplo, se efetuar a correspondência de um elemento de dados com Nenhum, os dados específicos são retirados das visualizações, cálculos e filtros do livro.
  1. Na Página Principal, coloque o cursor sobre o livro a utilizar como modelo, clique em Ações e, em seguida, selecione Abrir.
  2. A partir da página Visualizar, clique em Dados.
  3. Na página Dados, clique em Diagrama de Dados.
  4. Localize o conjunto de dados a substituir e clique em Ações.
    Segue-se a descrição de GUID-5E165D8C-2B66-4255-9A98-21E7631682BB-default.jpg
    .jpg
  5. Selecione Substituir Conjunto de Dados.
  6. Na caixa de diálogo Substituir Conjunto de Dados, clique no conjunto de dados de substituição. Clique em Selecionar.
  7. Reveja, atualize e especifique as correspondências de colunas para as visualizações, os cálculos e os filtros do livro.
  8. Clique em Substituir.
  9. Opcional: Se pretender acrescentar a combinação entre conjuntos de dados, no Diagrama de Dados, clique entre os conjuntos de dados que pretende combinar e, na caixa de diálogo Combinar Dados, acrescente as correspondências de colunas.

Retirar um Conjunto de Dados de um Livro

Pode retirar um conjunto de dados de um livro. Se o fizer, retira todas as colunas do conjunto de dados das visualizações, dos filtros e dos cálculos do livro.

  1. Na Página Principal, coloque o cursor sobre um livro, clique em Ações e, em seguida, selecione Abrir.
  2. Na tela Visualizar, aceda ao Painel Dados, clique com o botão direito do rato no conjunto de dados que pretende retirar e selecione Retirar do Livro.
    Segue-se a descrição de GUID-3022CFD3-0848-4CDD-9A11-AD43195733B6-default.jpg
    .jpg
  3. Clique em Gravar.

Modificar os Conjuntos de Dados de um Livro

Pode utilizar a página Dados do Editor de Livros para navegar para o editor do Conjunto de Dados ou o editor de Transformações para visualizar ou modificar os conjuntos de dados de um livro.

Quando localiza o ícone de um conjunto de dados no diagrama de dados e clica em Editar, é aberto um novo separador do browser que contém o editor que utiliza para visualizar ou modificar o conjunto de dados. O Editor de Livros permanece aberto no seu próprio separador do browser e reflete de imediato quaisquer alterações gravadas no conjunto de dados.

Nota:

Um conjunto de dados pode ser utilizado em vários livros e fluxos de dados. Modificar um conjunto de dados afeta todos os livros e fluxos de dados que utilizam o conjunto de dados.
  1. Na Página Principal, coloque o cursor sobre um livro, clique em Ações e, em seguida, selecione Abrir.
  2. No editor de livros, clique em Dados para ir para a página Dados.
  3. No diagrama de dados, localize o conjunto de dados e clique no respetivo botão Abrir.
    O separador que é apresentado depende do conjunto de dados que selecionou:
    • Se o conjunto de dados utilizar uma ligação do Oracle EPM Cloud, Oracle Essbase ou Google Analytics, é aberto o Editor de Transformações num separador.
    • Se o conjunto de dados utilizar uma ligação que suporta várias tabelas (por exemplo, Oracle Database ou Oracle Autonomous Data Warehouse), é aberto o Editor do Conjunto de Dados num separador.
  4. Opcional: Se o editor do Conjunto de Dados for apresentado, clique no separador da tabela que pretende visualizar ou modificar e o Editor de Transformações é apresentado.
  5. Modifique e grave o conjunto de dados.

Combinar Conjuntos de Dados

Este tópico descreve a combinação e como combinar os conjuntos de dados de um livro.

Noções Básicas sobre Combinações

Quando acrescenta mais de um conjunto de dados a um livro, o Oracle Analytics tenta encontrar correspondências de colunas entre os conjuntos de dados que acrescentou. Esta correspondência é denominada de combinação.

Por exemplo, o Conjunto de Dados A poderá conter novas dimensões que alargam os atributos do Conjunto de Dados B. Ou o Conjunto de Dados B poderá conter novos factos que pode utilizar juntamente com as medidas que já existem no Conjunto de Dados A.

A combinação faz corresponder automaticamente as dimensões externas que partilham um nome comum e têm um tipo de dados compatível com os atributos no conjunto de dados existente.
Caixa de Diálogo de Combinação de Dados

Os conjuntos de dados sem combinação são divididos por uma linha no Painel Dados do livro.
Painel Dados com Conjuntos de Dados Não Combinados

Existem restrições entre elementos de dados e visualizações quando um livro contém conjuntos de dados não combinados. Por exemplo, se o seu livro contiver dois conjuntos de dados não combinados, não pode incluir os elementos de dados de um conjunto de dados nos filtros, visualizações ou cálculos do outro conjunto de dados.

As relações das combinações são armazenadas nas tabelas e não no livro. Como tal, quaisquer correspondências com combinação que acrescentar ou retirar irão afetar os outros conjuntos de dados que utilizarem as mesmas tabelas.

Os conjuntos de dados que utilizam ligações do Oracle Essbase ou Oracle EPM Cloud não estão disponíveis para combinação.

O seu livro pode conter um conjunto de dados que inclui tabelas de diferentes ligações e esquemas. Quando um conjunto de dados contém várias tabelas, as tabelas irão conter junções. Consulte Noções sobre Junções de Tabelas do Conjunto de Dados. No seu livro, pode combinar conjuntos de dados que contenham várias tabelas e junções. Por exemplo, pode acrescentar e combinar conjuntos de dados com várias tabelas se pretender que o seu livro contenha uma análise com cruzamento de factos.

Acerca dos Valores Não Correspondentes nos Dados Combinados

Em alguns casos, quando as linhas de dados que espera ver num conjunto de dados estiverem em falta, deve especificar qual o conjunto de dados a utilizar para a combinação de dados.

Por vezes, faltam linhas de dados quando o seu livro inclui dados de dois conjuntos de dados que contêm uma mistura de atributos e valores, e existem valores de correspondência numa origem que não existem na outra.

Suponha que tem dois conjuntos de dados (Source A e Source B) com linhas ligeiramente diferentes, conforme mostrado na imagem seguinte. Tenha em atenção que a Origem A não inclui IN-8 e a Origem B não inclui IN-7.



Os resultados seguintes são apresentados se selecionar a opção de combinação de dados Todas as Linhas para a Origem A e selecionar a opção de combinação de dados Linhas Correspondentes para a Origem B. Como IN-7 não existe na Origem B, os resultados contêm o valor nulo para Rep. e Bónus.



Os resultados seguintes são apresentados se selecionar a opção de combinação de dados Linhas Correspondentes para a Origem A e selecionar a opção de combinação de dados Todas as Linhas para a Origem B. Como IN-8 não existe na Origem A, os resultados contêm o valor nulo para Data e Receitas.



A visualização da Origem A inclui Data como um atributo, a Origem B inclui Rep. como atributo e a coluna de correspondência é N.º Fat. Nas regras dimensionais, não pode utilizar estes atributos com uma medida da tabela oposta, a não ser que também utilize a coluna de correspondência.

Existem duas definições para combinar tabelas que contêm simultaneamente atributos e medidas. São definidas de forma independente em cada visualização com base nas colunas que são utilizadas na visualização. As definições são Todas as Linhas e Linhas Correspondentes e descrevem quais as linhas de origem utilizadas pelo sistema ao devolver os dados para visualização.

O sistema atribui automaticamente a combinação de dados de acordo com as seguintes regras:

  • Se a visualização contiver uma coluna de correspondência, o sistema define as origens com a coluna de correspondência como Todas as Linhas.
  • Se a visualização contiver um atributo, o sistema define a respetiva origem como Todas as Linhas e define as outras origens como Linhas Correspondentes.
  • Se os atributos na visualização forem provenientes da mesma origem, o sistema define a origem como Todas as Linhas e define as outras origens como Linhas Correspondentes.
  • Se os atributos forem provenientes de várias origens, o sistema define a origem listada em primeiro lugar no painel de elementos do livro como Todas as Linhas e define as outras origens como Linhas Correspondentes.

Combinar Conjuntos de Dados

Se o seu livro contiver vários conjuntos de dados, pode combinar os dados de um conjunto de dados com os dados de outro conjunto de dados.

Quando acrescenta mais de um conjunto de dados a um livro, o sistema tenta encontrar correspondências para os dados acrescentados. Faz corresponder automaticamente as dimensões externas que partilham um nome comum e têm um tipo de dados compatível com os atributos no conjunto de dados existente. As relações das combinações são armazenadas nas tabelas e não no livro. Como tal, quaisquer correspondências com combinação que acrescentar ou retirar irão afetar os outros conjuntos de dados que utilizarem as mesmas tabelas.

Consulte Noções Básicas sobre Combinações.

Os conjuntos de dados que utilizam ligações do Oracle Essbase ou Oracle EPM Cloud não estão disponíveis para combinação.

Nota:

Os conjuntos de dados podem incluir tabelas de diferentes ligações e esquemas. Estes conjuntos de dados utilizam junções, que são definidas no editor do Conjunto de Dados. Para reduzir ou eliminar a combinação em livros, a Oracle sugere que, sempre que possível, crie conjuntos de dados que contenham várias tabelas e utilizem junções. Consulte Criar um Conjunto de Dados a partir de uma Ligação.
  1. Na Página Principal, coloque o cursor sobre um livro, clique em Ações e, em seguida, selecione Abrir.
  2. Para acrescentar outro conjunto de dados ao livro, clique em Dados e, na página Dados, aceda ao Painel Dados, clique em Acrescentar (+) e, em seguida, em Acrescentar Conjunto de Dados.
  3. Na caixa de diálogo Acrescentar Conjunto de Dados, selecione um conjunto de dados e clique em Acrescentar ao Livro.
  4. Na página Dados, aceda ao Diagrama de Dados e localize os conjuntos de dados para combinar.
  5. Clique no número entre os ícones do conjunto de dados.
    Número de correspondências entre colunas
  6. Opcional: Para alterar a correspondência de uma coluna, clique no nome da coluna e selecione uma coluna diferente.

    Se as colunas tiverem o mesmo nome e o mesmo tipo de dados, são reconhecidas como uma possível correspondência. Pode customizar este comportamento e especificar que uma coluna corresponde a outra através da seleção explícita da coluna, mesmo que o respetivo nome não seja idêntico. Só pode selecionar colunas com um tipo de dados correspondente.

  7. Opcional: Clique em Acrescentar Outra Correspondência e, na tabela, selecione as colunas a que pretende efetuar uma junção.
  8. Opcional: Para uma medida que esteja a carregar pela primeira vez, especifique o tipo de agregação, tal como Soma ou Média.
  9. Clique em OK.

Sugestões sobre a Combinação de Dados

Seguem-se algumas sugestões sobre como obter os melhores resultados ao combinar dados.

Evitar o erro de limite máximo de runtime

Se combinar um conjunto de dados externo com uma Área de Atividade do Oracle Analytics e utilizar colunas e filtros de ambas as origens na mesma visualização, o Oracle Analytics pode esgotar o limite de tempo.

Para evitar esgotar o limite de tempo, aplique mais filtros da Área de Atividade para reduzir a quantidade de dados devolvidos pela consulta.

Alterar a Combinação de Dados numa Visualização

Pode modificar as propriedades de uma visualização para substituir as definições de combinação dos dados do livro.

Os conjuntos de dados que utilizam ligações do Oracle Essbase ou Oracle EPM Cloud não estão disponíveis para combinação.
  1. Na Página Principal, coloque o cursor sobre um livro, clique em Ações e, em seguida, selecione Abrir.
  2. No livro, selecione uma visualização e, no Painel Propriedades, clique em Conjuntos de Dados.
    Secção de propriedades da visualização
  3. Para alterar a combinação por omissão, clique em Combinação de Dados e selecione Automático ou Customizado.
    Se escolher Customizado, pode definir a combinação como Todas as Linhas ou Linhas Correspondentes.
    • Deve atribuir, pelo menos, uma origem a Todas as Linhas.
    • Se ambas as origens forem Todas as Linhas, o sistema assume que as tabelas são simplesmente dimensionais.
    • Não pode atribuir ambas as origens a Linhas Correspondentes.