Deixar que os Insights Automáticos Sugiram Visualizações para um Conjunto de Dados

Este tópico descreve o que precisa de saber para utilizar os Insights Automáticos.

O que São os Insights Automáticos?

Os insights automáticos são visualizações que o Oracle Analytics gera para si com base nas medidas, nos atributos e nas relações do seu conjunto de dados. Pode acrescentar estas visualizações geradas ao seu livro.

A funcionalidade Insights Automáticos faz o trabalho de um cientista de dados por si e ajuda-o a compreender e a analisar os seus dados de forma mais completa.

Cada visualização de insight automático contém um resumo em língua natural que explica a relação entre os atributos e as medidas e destaca outros pontos de interesse.
Segue-se a descrição de GUID-462638C0-106A-433E-AD75-1E06EEFD1748-default.png
.png

Pode customizar os resultados dos insights especificando as colunas do conjunto de dados que pretende que o Oracle Analytics analise e especificando os tipos de visualização que pretende que os Insights Automáticos apresentem.

Quando acrescenta um conjunto de dados a um livro, o Oracle Analytics cria o perfil do conjunto de dados para encontrar os insights nos seus dados. Depois de acrescentar um conjunto de dados ao seu livro, pode abrir o painel Insights Automáticos para visualizar os insights de dados que o Oracle Analytics encontrou.

O Oracle Analytics gera insights para conjuntos de dados com até 300 milhões de células, em que o número de células é calculado como o número de linhas multiplicado pelo número de colunas.

O Oracle Analytics gera insights para a maior parte dos tipos de conjunto de dados. As exceções incluem:
  • Origens multidimensionais, como o Essbase, o Oracle Planning and Budgeting Cloud Service e as Visualizações Analíticas.
  • Conjuntos de dados baseados em bases de dados não Oracle.

Localizar e Escolher Visualizações Geradas por Insights Automáticos

Reveja as visualizações geradas pelos Insights Automáticos para determinar se pretende acrescentar algum dos insights ao seu livro.

Quando cria ou abre um livro, o ícone Insights Automáticos aparece a branco enquanto o Oracle Analytics revê as medidas, os atributos e as relações entre estes elementos de dados do conjunto de dados para determinar os insights. O ícone Insights Automáticos passa a amarelo depois de o Oracle Analytics concluir a geração de insights e apresenta as visualizações sugeridas e os respetivos resumos.

Para gerar insights para um conjunto de dados, os Insights Automáticos devem estar ativados para o conjunto de dados. Consulte Ativar ou Desativar Insights Automáticos para um Conjunto de Dados.

  1. Crie ou abra um livro e apresente o painel Visualizar.
  2. Na barra de ferramentas, clique em Insights Automáticos Ícone Insight Automático a amarelo.
  3. No painel Insights Automáticos, coloque o cursor sobre uma visualização que pretenda incluir no livro e clique em + para a acrescentar à tela do livro.
  4. Opcional: No Painel Gramática da visualização, clique em Propriedades e, no campo Nota Informativa de Título, inspecione ou atualize o resumo da visualização.
    Campo Nota Informativa de Título

  5. Clique em Gravar.

Selecionar as Colunas para as Quais os Insights Automáticos Criam Perfis

Pode customizar os tipos de insights que o Oracle Analytics gera selecionando as colunas de dados a incluir e excluir dos insights gerados. Por exemplo, poderá excluir as colunas de dados que não pretende analisar.

Especificar as colunas para as quais os Insights Automáticos criam perfis permite que se foque nos insights mais úteis.
Quando seleciona as colunas que pretende incluir ou excluir e clica em Aplicar, as suas seleções são aplicadas aos insights gerados. O Oracle Analytics grava e aplica as suas seleções de colunas quando fecha e reabre o livro. As seleções de colunas são específicas do utilizador, ou seja, as suas seleções não afetam os Insights Automáticos dos outros utilizadores.
  1. Crie ou abra um livro e apresente o painel Visualizar.
  2. Na barra de ferramentas, clique em Insights Automáticos Ícone Insight Automático a amarelo.
  3. Clique em Definições de Insight Ícone Definições de Insights.
  4. Em Definições de Insights Automáticos, utilize as caixas de seleção para selecionar e anular a seleção das colunas que pretende que o Oracle Analytics inclua ou exclua na criação de perfis de dados.
  5. Clique em Aplicar.

Especificar os Tipos de Visualização Que os Insights Automáticos Apresentam

Os Insights Automáticos geram uma variedade de visualizações para um conjunto de dados. Pode alterar as definições dos Insights Automáticos por omissão para gerar tipos de visualização específicos.

Por exemplo, suponha que pretende encontrar o comportamento sazonal das vendas por data de expedição para determinar se existe um aumento ou uma diminuição significativa das vendas durante um período de tempo de expedição específico. Nas definições de Insights Automáticos, anule a seleção de todos os tipos de visualização exceto Sazonalidade.
Quando seleciona os tipos de visualização que pretende incluir ou excluir e clica em Aplicar, as suas seleções são aplicadas aos insights gerados. O Oracle Analytics grava e aplica as suas seleções de visualização quando fecha e reabre o livro. As seleções de visualização são específicas do utilizador, ou seja, as suas seleções não afetam os Insights Automáticos dos outros utilizadores.
  1. Clique em Insights Automáticos.
  2. Na barra de ferramentas, clique em Insights Automáticos Ícone Insight Automático a amarelo.
  3. Clique em Definições de Insight Ícone Definições de Insights.
  4. Em Definições de Insights Automáticos, selecione ou anule a seleção dos tipos de visualização a incluir ou excluir nos Insights Automáticos.
  5. Clique em Aplicar.

Redefinir Definições de Insights Automáticos

O Oracle Analytics torna persistentes as definições de tipos de visualização e coluna dos Insights Automáticos do livro quando o utilizador fecha e reabre o livro. Pode reverter para as definições de insights automáticos por omissão num livro novo ou gravado.

As seleções de Insights Automáticos são específicas do utilizador. A redefinição dos Insights Automáticos aplica-se a si e não a outros utilizadores.
  1. Crie ou abra um livro e apresente o painel Visualizar.
  2. Na barra de ferramentas, clique em Insights Automáticos Ícone Insight Automático a amarelo.
  3. Clique em Definições de Insight Ícone Definições de Insights.
  4. Em Definições de Insights Automáticos, clique em Redefinir para definições por omissão para limpar as suas seleções e reverter para as definições de insights automáticos por omissão.

Ativar ou Desativar Insights Automáticos para um Conjunto de Dados

Ative ou desative os Insights Automáticos para um conjunto de dados para controlar se o Oracle Analytics sugere visualizações quando o conjunto de dados é acrescentado a um livro. Por exemplo, poderá desativar os insights para um conjunto de dados se o desempenho for comprometido.

Pode ativar ou desativar os insights para um conjunto de dados se for o proprietário do conjunto de dados ou um utilizador partilhado com permissões de escrita no conjunto de dados.
Os administradores do Oracle Analytics podem ativar ou desativar os Insights Automáticos para todos os conjuntos de dados. Consulte Opções de Desempenho e Compatibilidade.
  1. Na Página Principal, clique em Navegador, depois em Dados e, em seguida, em Conjuntos de Dados.
  2. Clique em Ações para um Conjunto de Dados e selecione Inspecionar.
  3. No separador Geral, selecione Ativar Insights.
  4. Clique em Gravar.