Integrar o Oracle Analytics com o OCI Vision

Integre o Oracle Analytics Cloud com o Oracle Cloud Infrastructure (OCI) Vision para efetuar a deteção de objetos, classificação de imagens e deteção de texto sem necessidade de uma especialização em aprendizagem automática ou inteligência artificial. Por exemplo, poderá pretender identificar carros em fotografias.

Perspetiva Geral para Integrar o Oracle Analytics com o Vision

O Vision é um dos vários serviços de inteligência artificial (IA) fornecidos pelo Oracle Cloud Infrastructure. Dá-lhe o poder de aplicar a aprendizagem automática e a inteligência artificial sem necessidade de uma especialização em ciência de dados.



A integração do Oracle Analytics Cloud com o Vision permite a deteção de objetos, classificação de imagens e deteção de texto a partir do âmbito do Oracle Analytics Cloud. Efetue esta análise de IA invocando o serviço Vision a partir de um fluxo de dados no Oracle Analytics Cloud.

O Vision inclui modelos com treino prévio e modelos com treino customizado.

Modelos com treino prévio

Os modelos com treino prévio permitem aos utilizadores desempenhar tarefas de análise de imagem em conjuntos de dados genéricos.

  • Deteção de Rostos - Identifique a existência de rostos em imagens. Por exemplo, poderá querer ocultar a identidade de pessoas nas imagens ao desfocar a imagem utilizando as informações de localização de rostos devolvidas por este modelo.
  • Classificação de Imagens - Utilize um conjunto de categorias fixas para atribuir etiquetas a imagens.

  • Deteção de Objetos - Encontra instâncias de objetos do mundo real ou padrões específicos em imagens ou vídeos, por exemplo, gatos, cães, bicicletas ou aeronaves.

  • Deteção de Texto - Converta texto impresso ou escrito à mão num formato digital.

Modelo com treino customizado

Os modelos com treino customizado são calibrados e otimizados para detetar imagens e padrões para fins específicos. Por exemplo, ao passo que um modelo com treino prévio pode identificar circuitos elétricos, pode conceber um modelo com treino customizado para identificar os componentes elétricos que compõem um circuito elétrico, por exemplo, resistências, LEDs, díodos e condensadores.

Políticas Obrigatórias para Integrar o OCI Vision com o Oracle Analytics

Para integrar o Oracle Analytics com o OCI Vision, certifique-se de que dispõe das políticas de segurança obrigatórias.

O utilizador do OCI que especificar na ligação entre o Oracle Analytics Cloud e a sua tenancy do OCI deve ter permissões de leitura, escrita e apagamento no compartimento que contém os recursos do OCI que pretende utilizar. Certifique-se de que o utilizador do OCI pertence a um grupo de utilizadores com as seguintes políticas de segurança mínimas do OCI. Quando estabelece ligação a uma tenancy do OCI a partir do Oracle Analytics, pode utilizar uma chave da API ou um recurso principal do OCI.

Nota: Para o recurso principal, para incluir todas as instâncias do Analytics num compartimento, especifique {request.principal.type='analyticsinstance', request.principal.compartment.id='<compartmentA_ocid>'} em vez de {request.principal.id='<analytics_instance_ocid>'}.

Tabela 32-7 Políticas de segurança obrigatórias para a integração do OCI Vision

Políticas de Chave da API Políticas de Recurso Principal
Allow group <group_name> to manage ai-service-vision-family in tenancy Allow any-user to manage ai-service-vision-family in tenancy where all {request.principal.id='<analytics_instance_ocid>'}
Allow group <group_name> to read buckets in compartment <compartment_name> Allow any-user to read buckets in compartment <compartment_name> where all {request.principal.id='<analytics_instance_ocid>'}
Allow group <group_name> to manage objects in compartment <compartment_name> where target.bucket.name='<staging_bucket_name>' Allow any-user to manage objects in compartment <compartment_name> where all {request.principal.id='<analytics_instance_ocid>', target.bucket.name='<staging_bucket_name>'}
Allow group <group_name> to read objects in compartment <compartment_name> where target.bucket.name='<images_bucket_name>' Allow any-user to read objects in compartment <compartment_name> where all {request.principal.id='<analytics_instance_ocid>', target.bucket.name='<images_bucket_name>'}
Allow group <group_name> to read objectstorage-namespaces in tenancy Allow any-user to read objectstorage-namespaces in tenancy where all {request.principal.id='<analytics_instance_ocid>'}

Fluxo de Trabalho Típico para Integrar o Oracle Analytics com o Vision

Efetue estas tarefas necessárias para integrar o Oracle Analytics com o Vision e efetue a deteção de objetos, a classificação de imagens ou a deteção de texto.

Tarefa Descrição Mais Informações
Rever pré-requisitos Certifique-se de que o utilizador a ligar do Oracle Analytics à tenancy do OCI tem as políticas de segurança obrigatórias. Políticas Obrigatórias para Integrar o OCI Vision com o Oracle Analytics
Ligar ao OCI Vision Crie uma ligação reutilizável ao seu serviço Vision. Criar uma Ligação à Sua Tenancy do OCI
Preparar imagens para analisar Crie um conjunto de dados para as imagens de origem que pretende analisar e carregue-o para o Oracle Analytics. Preparar Imagens para Análise Com um Modelo do Vision
Disponibilizar um modelo no Oracle Analytics Registe um modelo do Vision no Oracle Analytics para o disponibilizar para os fluxos de dados. Disponibilizar um modelo do Vision no Oracle Analytics
Processar as suas imagens Utilize um fluxo de dados para efetuar a deteção de objetos, a classificação de imagens ou a deteção de texto. Utilizar Modelos do OCI Vision no Oracle Analytics
Analisar os resultados Utilize o conjunto de dados gerado pelo seu fluxo de dados para analisar os resultados. Dados de Saída Gerados para Modelos de Análise da Deteção de Objetos, Classificação de Imagens e Deteção de Texto

Preparar Imagens para Análise Com um Modelo do Vision

Utilize buckets no OCI Object Storage para armazenar as imagens que pretende analisar e, em seguida, crie um conjunto de dados para aceder a estas imagens no Oracle Analytics.

Na maior parte dos casos, as imagens de entrada de dados e os modelos do Vision são armazenados na mesma conta (tenancy) do Oracle Cloud. Se as suas imagens de entrada de dados e o modelo do Vision forem armazenados em diferentes tenancies, deve certificar-se de que a visibilidade do bucket de armazenamento que contém as suas imagens de entrada de dados é pública e que o conjunto de dados de entrada para o fluxo de dados contém URLs de imagens individuais (conforme descrito no passo 4). Para obter informações sobre o modo como tornar público um bucket, consulte Change the visibility of a bucket.

Os fluxos de dados no Oracle Analytics podem processar até 20.000 imagens numa só execução. Se tiver mais de 20.000 imagens para processar, no Armazenamento de Objetos e Armazenamento de Arquivos do OCI, crie vários buckets com não mais de 20.000 imagens em cada um. Em seguida, crie um conjunto de dados separado e um fluxo de dados para cada bucket e utilize uma Sequência para processar sequencialmente vários fluxos de dados.
  1. Na Consola do OCI, navegue para Armazenamento de Objetos e Armazenamento de Arquivos e crie um bucket para armazenar as suas imagens.

  2. Carregue as suas imagens para o bucket.
    Certifique-se de que o bucket não contém ficheiros estranhos. O Oracle Analytics processa cada ficheiro no bucket.
    O bucket pode ser privado ou público, mas deve estar acessível ao utilizador do OCI e estar em conformidade com os limites e imagens genéricos do OCI. Consulte a documentação do OCI.
  3. Para processar cada imagem num bucket, acrescente o URL do bucket a um ficheiro CSV.
    1. No Armazenamento de Objetos, selecione o bucket para apresentar as imagens na caixa de diálogo Objetos.
    2. Copie o URL a partir da barra do URL do browser.
    3. Crie um ficheiro CSV com campos para ID, Bucket Name e Bucket URL.
    4. Cole o URL do bucket no ficheiro CSV como o valor de Bucket URL.
  4. Para processar as imagens individualmente, acrescente URIs de imagem a um ficheiro CSV.
    1. Crie um ficheiro CSV com campos para ID, Image Name e File Location.
    2. Para cada imagem no Armazenamento de Objetos, clique no ícone de elipse ícone de elipse, e selecione Visualizar Detalhes do Objeto.
    3. Copie o valor do Nome e o valor de Percurso do URL (URI).
    4. Cole o valor do Nome em Image Name e cole o valor de Percurso do URL (URI) em File Location.
  5. No Oracle Analytics, clique em Criar e, em seguida, em Conjunto de Dados.
  6. Carregue o ficheiro CSV que criou no Passo 3 ou Passo 4 e grave o conjunto de dados.
Se tiver mais do que 20.000 imagens, normalmente cria vários buckets com até 20.000 imagens e cria um conjunto de dados separado para cada bucket.

Disponibilizar um modelo do Vision no Oracle Analytics

Disponibilize um modelo do Vision no Oracle Analytics para que possa efetuar a deteção de objetos, a classificação de imagens ou a deteção de texto utilizando fluxos de dados.

  1. No OCI Object Storage, crie um bucket num compartimento utilizando um nome adequado (por exemplo, MyVisionModelStagingBucket).
    Este bucket de transferência:
    • Deve ser criado no compartimento acessível.
    • Deve ser criado antes de registar um modelo.
    • Pode ter visibilidade privada.
    • Pode ser utilizado para vários modelos.
    • Pode ser alterado no ecrã Inspecionar.
  2. Na página principal do Oracle Analytics, clique no Menu de Página elipse do Menu de Página, selecione Registar Modelo/Função e, em seguida, selecione Modelos do OCI Vision.
  3. Na caixa de diálogo Registar um Modelo do Vision, em A Partir de uma Ligação clique na ligação que criou em Criar uma Ligação à Sua Tenancy do OCI.

    É apresentada uma lista de modelos disponíveis.
  4. Na lista de modelos disponíveis, clique no modelo que pretende aplicar aos seus dados de imagem.
    Por exemplo, para detetar carros em fotografias, selecione Deteção de Objetos Com Treino Prévio. Um painel de informações surge a apresentar os detalhes do modelo.

  5. Em Nome do Modelo, especifique um nome para identificar o modelo no Oracle Analytics.
  6. Em Nome do Bucket de Transferência, introduza o nome que especificou no Passo 1 (por exemplo, MyVisionModelStagingBucket).
  7. Clique em Registar.
Para rever o modelo registado, a partir da página principal do Oracle Analytics, navegue para Aprendizagem Automática e, em seguida, Modelos.