Noções sobre Modelos

Um modelo tem tudo o que necessita para começar o seu site, incluindo o enquadramento de código do site, um site por omissão com páginas e conteúdo de exemplo, um tema com estilos, recursos, tais como imagens, e até mesmo componentes customizados.

Modelos por Omissão

O Oracle Content Management fornece diversos modelos que pode utilizar para criar sites. Basta que selecione um modelo, atribua um nome ao site e pode começar a acrescentar conteúdo imediatamente. Estes modelos são normalmente instalados por um administrador do serviço quando o serviço é inicializado.

Modelo Descrição
BlankTemplate O BlankTemplate consiste numa página única com os slots cabeçalho, corpo e rodapé que lhe permitem utilizar livremente o seu próprio design.

Apresentação de Materiais Colaterais

O modelo de Apresentação de Materiais Colaterais dispõe de um estilo de menu horizontal justificado à direita, de disposições de página simples e páginas de nível superior que listam ativos de vídeo relacionados seguidos de páginas detalhadas encadeadas, cada uma apresentando um determinado vídeo. Apresenta um componente de menu standard e mostra o utilizador com entrada em sessão no momento.

Lançamento de Novos Produtos

O modelo Lançamento de Novos Produtos tem um menu horizontal justificado à direita e disposições para casos práticos, detalhes sobre funcionalidades, preços, a sua empresa e informações de contacto. A página principal tem uma imagem de cabeçalho de apresentação rotativa e texto.

Descrição Geral de Produtos e Serviços

O modelo Descrição Geral de Produtos e Serviços tem disposições para casos práticos, detalhes sobre a oferta do produto, a sua empresa, a política de privacidade, etc. A página principal tem uma imagem de cabeçalho de apresentação rotativa e texto. O modelo é altamente responsivo.

Modelo Inicial

Utilize o modelo Inicial para criar as suas próprias soluções de sites prontas a utilizar. O modelo inicial fornece um exemplo simples mas muito funcional que pode explorar e expandir com componentes e interações. Este inclui um enquadramento de código do site, um site por omissão com páginas e conteúdo, um tema com estilos, recursos como imagens e um componente customizado com funcionalidade de acionamento e ação. As páginas de exemplo incluem informações sobre como criar modelos com ligações para recursos que fornecem informações mais detalhadas.

Formação

Presente

Mostrar

Estes modelos consistem em variações de cor uns dos outros. São responsivos e dispõem de um componente de menu de JavaScript customizado no grupo. Dispõem de grupos de componentes customizados que dispõem de vários componentes standard. Também mostram o utilizador com entrada em sessão.

Aceder

Conhecimento

Relacionar

Estes modelos consistem em variações de cor uns dos outros. São responsivos e dispõem de um componente de menu de JavaScript customizado no grupo. Dispõem de grupos de componentes customizados que dispõem de vários componentes standard.

Partilhar

Este modelo é um site que apresenta uma página simples e longa. É responsiva e apresenta um menu de JavaScript customizado que navega para localizações na página em vez de navegar para páginas em separado.

Modelo Inicial JET

O Oracle JET (JavaScript Extension Toolkit) é um kit de ferramentas por módulos e de código fonte aberto utilizando bibliotecas JavaScript de códigos fonte abertos. Consulte Oracle Jet para obter detalhes completos.

Pode também criar um modelo a partir de um site existente, ou pode exportar um modelo existente, modificá-lo offline e importá-lo como um novo modelo. A sua organização pode ter modelos para utilizar.

Modo de Funcionamento dos Modelos

Quando cria um site, o modelo é utilizado da seguinte maneira:

  • Se a gestão de sites estiver ativada, poderá ser necessário aprovar os sites para serem criados. Consulte Noções sobre Gestão de Sites.
  • O site por omissão no modelo é copiado para o novo site para fornecer um ponto de partida para as suas páginas.

  • Todos os ficheiros de suporte necessários são copiados para o novo site.

  • Se o tema do modelo não existir na pasta de temas, o tema é copiado para essa pasta. O site referencia o tema a partir da sua localização na pasta de temas. Se o tema existir, o novo site referencia simplesmente o tema existente.

  • Se existirem componentes customizados que não existem na pasta de componentes, são copiados para essa pasta. O site referencia os componentes a partir das suas localizações na pasta de componentes. Se qualquer um dos componentes existir, o novo site referencia os componentes existentes.

Criar Modelos Customizados

Se for um programador da Web, um modelo reúne tudo o que é necessário para construir um site num só pacote, incluindo o site, a disposição, a navegação, o conteúdo de exemplo, etc. Pode acrescentar componentes e interações ao site para fornecer soluções de site prontas que correspondem às suas necessidades de negócio.

Um modelo é representado por uma estrutura de pastas com a qual pode trabalhar como com outras pastas. Alguns elementos do modelo, como o tema e os componentes customizados, são referenciados a partir das localizações associadas no Oracle Content Management. Por exemplo, um modelo referencia o tema associado a partir da lista de temas disponíveis como um site referencia um tema.

Se criar um modelo a partir de um site existente, o novo modelo utiliza uma cópia do site como o respetivo site por omissão. O modelo referencia o tema utilizado pelo site e quaisquer componentes customizados utilizados nas páginas do site. O tema e os componentes customizados não são copiados para o modelo, mas são referenciados do mesmo modo que pelo site.

Nota:

O modelo reflete o site utilizado no momento em que o modelo é criado. Outras alterações efetuadas ao site utilizado para criar o modelo não são refletidas no site armazenado com o modelo.

Pode criar modelos de conteúdo que podem ser utilizados para partilhar modelos de conteúdo, que incluem disposições de conteúdo, itens de conteúdo e ativos digitais necessários para suportar um modelo de conteúdo (tal como conteúdo de exemplo). Os modelos de conteúdo devem ser criados a partir de sites com itens de conteúdo e ativos digitais publicados. Tenha em atenção que não são criados tipos de conteúdo quando um modelo de site é importado a partir de um pacote com conteúdo. São criados quando um site é criado a partir do modelo de conteúdo. Por conseguinte, os tipos de conteúdo não pertencem ao utilizador que importa o modelo do site. Em vez disso, os tipos de conteúdo são propriedade do utilizador que cria um primeiro site a partir desse modelo. Esse utilizador poderá, então, partilhar o modelo com outros utilizadores, conforme necessário. Esta funcionalidade poderá não estar disponível dependendo do tipo de subscrição do Content Management Cloud e da data de início do seu serviço.

Quando exportar um modelo, todos os elementos do modelo, incluindo uma cópia do tema e quaisquer componentes, são reunidos num pacote do modelo que pode descarregar e com o qual pode trabalhar offline.

Se importar um modelo que modificou offline e os nomes ou IDs do modelo, tema ou componente customizado já existirem, é-lhe solicitado que resolva os conflitos. Poderá ser-lhe dada a opção de criar um novo modelo, tema ou componente customizado ou, em alguns casos, pode substituir o modelo, tema ou componente customizado existente pela versão importada. Consulte Desenvolver Modelos.

Também pode importar um modelo para um repositório específico. Quando o fizer, poderá escolher entre atualizar ou duplicar os ativos existentes. Consulte Importar Modelos para um Repositório Específico.

Partilhar Modelos

Quando cria um modelo, quer seja importando, copiando ou criando a partir de um site, o modelo não pode ser utilizado por ninguém até o partilhar.

Nota:

Isto é também verdadeiro para os modelos fornecidos com o Oracle Content Management e instalados por um administrador. Se não vir nenhum modelo, contacte o administrador. Poderão não ter sido partilhados consigo.

Quando partilhar um modelo com um utilizador pela primeira vez, o tema associado e quaisquer componentes customizados associados são automaticamente partilhados com o utilizador e é atribuído o perfil de grupo de descarregador para assegurar que estão disponíveis se o utilizador criar um site a partir do modelo. As alterações subsequentes no modelo ao perfil de grupo para aquele utilizador não atualizam as informações de partilha para o tema ou componentes customizados associados.

Se a gestão de sites estiver ativada, pode tornar os modelos disponíveis através de perfis de modelo. Consulte Noções sobre Gestão de Sites e Alterar Perfis de Modelo.