Migrar uma Instância do Oracle Content Management

Se tiver uma instância do Oracle Content Management em execução no Oracle Cloud Infrastructure (OCI) de Primeira Geração ou OCI Classic, a Oracle recomenda a migração da instância para o novo ambiente do OCI nativo — OCI de Segunda Geração (ou seja, a utilizar a Consola do Infrastructure para gerir as instâncias do serviço). Este passo garantirá que desfruta das vantagens e dos avanços futuros da plataforma Oracle Cloud. Ou poderá pretender deslocar uma instância em execução no OCI de Segunda Geração para uma região diferente.

Nota:

Se a sua instância estiver em execução num Cloud Infrastructure antigo a utilizar uma subscrição com pagamento de valor fixo, siga os passos em Migrar uma Instância do Oracle Content Management a partir de um Cloud Infrastructure Legado como alternativa.

Para iniciar a migração, deverá efetuar alguns passos antes da migração e contactar o Suporte Oracle para agendar a migração.

  1. Crie uma nova instância do Oracle Content Management no OCI com a Consola do Infrastructure. Esta será a instância de destino para a qual os seus dados serão migrados. NÃO utilize esta instância antes de a migração estar concluída.
  2. Se estiver a utilizar um novo domínio do Oracle Identity Cloud Service (IDCS), migre todos os seus utilizadores para o novo domínio utilizando as funcionalidades exportar e importar de utilizadores do IDCS. Certifique-se de que mantém os nomes de utilizadores para que os perfis de grupo e permissões possam ser migrados corretamente como parte do processo de migração. No ficheiro CSV exportado, é a entrada "Nome de Utilizador".

    Se estiver a migrar a partir de outra instância do OCI de Segunda Geração ou do OCI de Primeira Geração (e não do OCI Classic), também deve migrar todos os seus grupos.

  3. Prepare a migração recolhendo informações de que necessitará para o seu pedido de serviço e criando uma lista de todas as integrações que tem para passos que terá de efetuar após a migração.
  4. Submeta um pedido de serviço de migração e confirme a data e hora da sua migração.
  5. Observe o progresso da migração. O pedido do serviço será atualizado à medida que a sua migração progride, e quando estiver finalizada, ser-lhe-á pedido que verifique se a sua nova instância está a funcionar como esperado.
  6. Finalize a migração concluindo todos os passos necessários para migrar quaisquer integrações que a sua instância tenha com outros serviços ou outras aplicações.
  7. Comunique a alteração aos seus utilizadores.

Preparar a Migração

Precisa de recolher algumas informações para preparar a migração:

  • Tome nota do URL da nova instância (o destino) que criou para incluí-lo no seu pedido de migração.
  • Tome nota do URL da instância antiga (a origem) para incluí-lo no seu pedido de migração.
  • Faça um inventário de todas as integrações que a sua instância antiga tenha com outros serviços ou outras aplicações, diretamente ou através de chamadas API REST. Caso ocorram integrações deste tipo, terá de dar alguns passos após a migração.

Submeter um Pedido de Migração

Quando estiver pronto para efetuar a migração, deve submeter um pedido de migração para iniciar o processo:

  1. Entre em sessão no Suporte do Oracle Cloud.
  2. Crie um novo pedido de serviço.
  3. Para o Tipo de Problema, selecione Migração da Instância do Serviço e, em seguida, selecione a opção apropriada para a sua migração:
    • De OCI de Primeira Geração para OCI de Segunda Geração
    • De OCI de Segunda Geração para OCI de Segunda Geração
    • De OCI-Classic para OCI de Segunda Geração
  4. Forneça as seguintes informações no seu pedido de serviço:
    • O URL da sua instância de origem (a instância a partir da qual está a efetuar a migração)
    • O URL da sua instância de destino (a instância para a qual está a migrar)
    • Se utilizar o Akamai fornecido pela Oracle, não se esqueça de no-lo indicar, para que possamos atualizar os URLs na sua configuração do Akamai após a migração
  5. Indique uma data da sua preferência para iniciar a migração.
  6. Submeta o seu pedido de serviço.

    Após o Suporte Oracle receber o seu pedido do serviço de migração, agendaremos a sua migração com base na data solicitada e o pedido de serviço será atualizado com a data e hora em que a sua migração começará.

  7. Confirme no pedido de serviço que aprova a data e hora de início da migração.

As atualizações serão efetuadas no pedido do serviço para mostrar o progresso da migração. A migração dos dados será efetuada no backend. Não será necessária qualquer ação da sua parte além de efetuar as atualizações de todos os pedidos de serviço e de validar a migração após a respetiva conclusão.

O Processo de Migração

Eis o que acontece durante a migração:

  1. O Suporte Oracle atualiza o pedido de serviço quando a migração tem início.

    Importante:

    Nessa altura, não deverá efetuar quaisquer alterações à sua instância antiga (de origem). Todas as alterações efetuadas após a migração iniciar não serão migradas para a sua nova instância.
  2. Os dados de conteúdo e de configuração são exportados da sua instância antiga (a de origem), e importados para a nova instância (a de destino).
  3. Quando a migração estiver concluída, o Suporte Oracle atualiza o pedido de serviço e é-lhe pedido que valide a sua nova instância, por forma a confirmar que esta está a funcionar como previsto.
  4. Se se deparar com algum problema, indique-o no pedido de serviço. O Suporte Oracle fornecerá uma solução para resolver o problema e indicar-lhe-á quando a instância estiver pronta para validação através do pedido de serviço.
  5. Quando tudo estiver operacional como previsto, indique no pedido de serviço que aceita a instância migrada.

Nota:

A instância antiga permanecerá ativa durante algum tempo caso necessite de remeter à mesma por qualquer motivo. Após esse período de tempo, a instância será terminada.

Finalizar a Migração

Caso a sua instância antiga tenha sido integrada ou tenha comunicado com outros serviços ou outras aplicações, diretamente ou através de chamadas API REST, poderá ter de efetuar tarefas de pós-migração.

Os seguintes itens aplicam-se a todo o serviço:

  • As credenciais não são migradas, por isso terá de reconfigurar as credenciais de utilizador para todas as integrações que as utilizarem.
  • O padrão do URL do Oracle Content Management é diferente, por isso terá de atualizar os URLs nas suas integrações para poder utilizá-los.

    Os antigos URLs utilizaram o seguinte padrão:

    https://<nome-serviço>-<nome-conta>.<região>.oraclecloud.com/documents

    Os novos URLs utilizaram o seguinte padrão:

    https://<nome-serviço>-<nome-conta>.<tipo-serviço>.ocp.oraclecloud.com/documents

Integração O Que Deve fazer Após a Migração
Oracle Integration
  • Reconfigure as credenciais.
  • Atualize os URLs do Oracle Content Management no Oracle Integration Cloud.
Oracle Commerce Cloud
  • Reconfigure as credenciais.
  • Atualize os URLs do Oracle Content Management no Oracle Commerce Cloud.
Oracle Process Cloud Service
  • Reconfigure as credenciais.
Oracle Eloqua Cloud Service
  • Reconfigure as credenciais.
Oracle Intelligent Advisor
  • Reconfigure as credenciais.
Oracle Cobrowse Cloud Service
  • Reconfigure as credenciais.
Responsys
  • Reconfigure as credenciais.
Visual Builder Cloud Service (VBCS)
  • Reconfigure as credenciais.
  • Atualize os URLs do Oracle Content Management em componentes do VBCS.
CDN/Akamai
  • Se utilizar o Akamai fornecido pela Oracle, atualizaremos os URLs do Oracle Content Management na sua configuração do Akamai depois do utilizador confirmar a sua migração. Caso contrário, terá de atualizar por sua conta os URLs na configuração CDN.
Chamadas da API REST
  • Atualize os URLs do Oracle Content Management em quaisquer chamadas API REST.
SDK do Cliente/Utilização da CLI
  • Se o URL for persistido/colocado em cache localmente do lado do cliente, atualize os URLs do Oracle Content Management na configuração.
Conectores
  • Reconfigure as credenciais.

Nota:

Todo o conteúdo marcado como favorito na sua instância antiga não funcionará porque o URL da sua nova instância foi alterado.

Comunicar a Alteração aos Utilizadores

Comunique o novo URL do serviço aos seus utilizadores. Os utilizadores de computadores pessoais e de dispositivos móveis terão de configurar os respetivos dispositivos com uma nova conta e voltar a sincronizar todo o conteúdo.