Especificação de Propriedades de Perfil

Para especificar as propriedades de um perfil:
  1. Crie um perfil.
  2. Na caixa de diálogo Novo Perfil, clique na guia Propriedades.
  3. Em ID da Conta, insira um ID exclusivo para o perfil. A combinação de valores de segmento deve ser exclusiva nos perfis. O número de segmentos disponíveis é definido nas configurações do sistema.
  4. Em Nome do Perfil, insira um nome para o novo perfil. O nome é uma segunda forma de identificar o perfil. Os nomes não precisam ser exclusivos.

    Como prática recomendada, a Oracle sugere usar o nome associado com o segmento natural da conta e outro descritor que identifique a propriedade ou responsabilidade do perfil.

  5. Em Descrição, adicione uma descrição opcional para o perfil.
  6. A opção Ativa é selecionada por padrão para perfis criados manualmente ou importados. Desmarque essa opção se você não quiser que este perfil seja copiado para um período.
    O indicador Ativo será automaticamente alternado de inativo para ativo se um saldo atualizado for carregado para um perfil inativo. Se o saldo não mudar, o perfil permanecerá inativo.
  7. Selecione Perfil Resumido para criar um perfil resumido.
    A seção Reconciliação Automática é removida e os saldos não são editáveis.
  8. Para perfis resumidos, a seção Contas Incluídas permite que administradores e usuários avançados atribuam perfis aos perfis resumidos. Os perfis sem resumo podem ser selecionados para adição a um perfil resumido.
  9. Em Unidade Organizacional, selecione a unidade organizacional a ser associada ao perfil.

    Representa uma estrutura hierárquica de tipo de entidade que você pode usar para modelar sua organização. Defina uma unidade organizacional separada para cada entidade para a qual são necessários relatórios separados ou para entidades que requerem configurações diferentes para qualquer um dos seguintes itens: feriados, dias de trabalho ou atribuições de visualizador ou comentarista. Unidades Organizacionais são definidas nas configurações do sistema.

  10. Em Formato, selecione o formato a ser associado ao perfil.

    O campo Método exibe o método associado ao formato atribuído ao perfil. Os formatos, criados pelo Administrador do Serviço, determinam o método de reconciliação e as informações a serem fornecidas pelo Preparador.

  11. Use o Processo para associar o perfil a um processo específico de reconciliação. Por exemplo, o processo de reconciliação do balanço patrimonial ou o processo de reconciliação do GAAP local. Os processos são definidos nas configurações do sistema.
  12. Em Classificação de Risco, selecione a classificação de risco a ser associada ao perfil.
    As taxas de risco são definidas nas configurações do sistema, como, por exemplo, Alto, Baixo ou Médio.
  13. Em Tipo de Conta, selecione o tipo de conta a ser associado ao perfil.

    A taxa de risco e o tipo de conta são atributos que facilitam a criação de relatórios. Os valores são definidos pelos administradores e podem ser usados nos dashboards e exibições em lista para filtrar reconciliações.

    Para editar um valor selecionado, clique no ícone Limpar para limpar a configuração atual e, em seguida, use Pesquisar para localizar e selecionar o tipo de conta que deve ser definido.

  14. Saldo Normal—Identifica se é esperado que o perfil contenha um saldo de débito, um saldo de crédito ou um saldo de débito ou crédito. Se o saldo for diferente do saldo normal, um aviso é enviado na reconciliação.
  15. Em Método de Reconciliação Automática, selecione um método que descreva as condições que devem ser verdadeiras para que as reconciliações configuradas com o método de reconciliação automática especificado sejam qualificadas para a reconciliação automática. Consulte Sobre Métodos de Reconciliação Automática para obter informações sobre as condições necessárias para cada método de reconciliação automática.

    Se houver alguma condição falsa, a reconciliação automática resultará em erro, e o status de reconciliação será definido como Aberto para que o Preparador possa preparar a reconciliação manualmente. Para obter mais informações sobre as falhas de reconciliação automática, consulte Códigos de Motivo para Falhas de Reconciliação Automática.

  16. Na seção Limites de Idade Máxima, insira o número de dias para a idade máxima das transações de reconciliação:
    • Ajustes de Reconciliação (aplica-se aos métodos Análise de Conta e Comparação de Saldo)

    • Explicações de Saldo (aplica-se ao método Análise de Conta)

    Note:

    Violação do Vencimento: Se um valor for fornecido e a reconciliação contiver transações em que o vencimento dos itens (calculado como Data de Término do Período menos a Data de Abertura da Transação) é maior do que o valor fornecido, as transações serão indicadas como violações de vencimento, e um aviso de violação do vencimento será definido na reconciliação.

  17. A opção Insira os Saldos Manualmente determina se o preparador pode inserir manualmente os saldos do sistema de origem ou do subsistema na reconciliação. Só selecione estas opções se os saldos não estiverem sendo importados para o perfil. Selecione um ou ambos:
    • Informar Saldos do Sistema de Origem Manualmente (aplica-se aos métodos Análise da Conta e Comparação de Saldo)

    • Informar Saldo do Subsistema Automaticamente (aplica-se ao método de Comparação de Saldo)