A tolerância de data é o número de dias a ser considerado para a correspondência de transações entre duas origens de dados.
A Correspondência de Transações considera a tolerância de data a maneira mais comum de transações correspondentes, tratando a Origem (no GL, por exemplo) como disponível "antes" dos depósitos do Banco ou das transações do Subsistema. O mecanismo Correspondência de Transações é ancorado na Origem e calcula o intervalo de valores de data a ser considerado para encaminhamento de correspondência com base nos valores de tolerância inseridos na regra.
A opção d tolerância de data está disponível para atributos de origem de dados do tipo Data e pode ser definida para:
A tolerância de data é bastante flexível e você pode usá-la para especificar correspondências usando um:
Use a tolerância de data em regras para estabelecer um intervalo de dias a ser considerado para a correspondência. Na criação de regra, esses campos são rotulados Início e Término para indicar o intervalo. O mecanismo proporciona muita flexibilidade para trabalhar com o intervalo de tolerância de data. Vamos supor que você queira considerar transações para correspondência entre hoje e um dia depois. As datas de Início e Término seriam 0 a 1. Outro exemplo é iniciar transações correspondentes dois dias a contar das transações de Origem e terminar quatro dias depois. Também é possível considerar um dia atrás (início como -1) a 1 dia à frente, inserindo um valor de Início como -1 e Término de +1.
A precisão adicional para tolerância de data é oferecida pela capacidade de corresponder transações de uma origem com transações no Subsistema em outro dia específico, e não no intervalo de dias. Isso é feito usando os valores de tolerância de data nos campos Início e Término com o mesmo valor. Por exemplo, vamos dizer que você só queira corresponder suas transações de Origem com as transações do Banco, dois dias depois. Você pode inserir 2 no campo Início e 2 no campo Término para só considerar exatamente esse dia para correspondência.
Por padrão, Reconciliação da Conta usa um calendário regular para especificar as datas em um intervalo de datas. Você também tem a opção de usar um calendário comercial ao calcular o intervalo de datas com o intuito de eliminar a contagem dos dias que são feriados para uma empresa ou finais de semana no cálculo do intervalo. A caixa de seleção Usar o Calendário Comercial é disponibilizada como uma opção durante a criação das condições da regra de atributo Tipo de Data com tolerância e também para mapeamento de atributo padrão do processo de correspondência. A opção de calendário comercial está disponível para todas as regras, com exceção de Muitos para Muitos, e não está disponível para correspondência manual.
Para usar um calendário comercial, você deve especificar os dias úteis da sua unidade organizacional, bem como uma regra de feriados contendo a lista de feriados dessa unidade organizacional. As unidades organizacionais são atribuídas a perfis e o calendário comercial associado é usado durante a criação das reconciliações. Consulte Definição de Unidades Organizacionais no guia Instalação e Configuração de Reconciliação da Conta.
Note:
Para uma data comercial específica, o sistema calcula a data comercial do deslocamento. O dia útil é a data exclusiva da origem de dados âncora. Se o calendário comercial for usado, para cada data exclusiva, o sistema entenderá a data de deslocamento calculada para o subsistema. No caso de 1 para 1 e 1 para Muitos (âncora do sistema de origem) e Muitos para 1 (âncora do subsistema), a data âncora será uma única data exclusiva e o sistema calculará a data de deslocamento aplicando o calendário comercial nessa data exclusiva. A correspondência Muitos para Muitos pode ter várias datas no grupo (âncora do sistema de origem), o que significa que não há data exclusiva para calcular a data de deslocamento.