Recarregar os Dados de um Conjunto de Dados

Mantenha atualizado o conteúdo de suas funções analíticas, recarregando dados do conjunto de dados quando eles tiverem sido atualizados.

Sobre a Recarga de Dados de um Conjunto de Dados

Você pode recarregar dados em um conjunto de dados para mantê-lo atualizado.

A recarga de dados garante que as pastas de trabalho e visualizações contenham dados atuais. Os dados mais atuais são exibidos em pastas de trabalho e visualizações depois que o recarregamento do conjunto de dados é concluído e que você atualiza as pastas de trabalho. Consulte Atualizar os Dados de uma Pasta de Trabalho.

A forma pela qual você recarrega um conjunto de dados depende de como os dados são originados.

Tipo de Origem do Conjunto de Dados Como Você Recarrega Dados
Dados de bancos de dados que suportam carregamento incremental

Você poderá recarregar dados do conjunto de dados de modo incremental se o conjunto de dados usar uma origem de dados que suporte esse recurso. O carregamento incremental só carrega dados novos ou atualizados. Consulte Recarregar os Dados de um Conjunto de Dados de Modo Incremental.

Dados de conexões externas Quando você recarrega dados para um conjunto de dados com uma conexão externa, a instrução SQL do conjunto de dados é executada novamente e os dados atuais das tabelas com o campo Acesso a Dados definido como Armazenamento no Cache Automático são carregados no cache.

Se seu conjunto de dados contiver uma ou mais tabelas com o campo Acesso a Dados definido como Armazenamento no Cache Automático, você poderá usar a página Dados para recarregar as tabelas no conjunto de dados. Você também pode configurar uma programação para recarregar as tabelas do conjunto de dados com a frequência de uma vez por hora. Consulte Programar uma Recarga do Conjunto de Dados.

Dados do Arquivo do Excel, CSV ou TXT Ao recarregar um arquivo do Microsoft Excel (XLSX ou XLS), o arquivo de planilha mais recente deve conter uma planilha com o mesmo nome do arquivo original. E a planilha deve conter as mesmas colunas que estão no conjunto de dados. A recarga de dados falhará se o arquivo carregado não tiver colunas.

Ao recarregar um arquivo CSV ou TXT, ele deve conter as mesmas colunas que estão no conjunto de dados. Uma recarga falhará se o arquivo carregado não tiver colunas.

Para recarregar um conjunto de dados que usa um arquivo como origem, use os Dados.

Dados do Oracle Fusion Cloud Applications Suite

Você pode recarregar dados e metadados para origens de dados Fusion Applications Suite. Se a origem de dados Fusion Applications Suite usar SQL lógica, a recarga de dados executará novamente a instrução SQL do conjunto de dados.

Recarregar Dados do Editor de Pasta de Trabalho

Quando você está editando uma pasta de trabalho, pode recarregar dados para atualizar a pasta de trabalho com os dados mais atualizados.

  1. Na Home page, localize a pasta de trabalho e clique em Abrir.
  2. Clique na guia Visualizar.
  3. No painel Dados, clique com o botão direito do mouse no nome da conexão ou no nome do conjunto de dados e selecione Recarregar Dados.

Recarregar uma Tabela Individual em um Conjunto de Dados

Use o editor de Conjunto de Dados para recarregar dados para uma tabela de conjunto de dados individual que usa uma conexão. Recarregar consulta a origem de dados da tabela e carrega os dados atuais no cache.

Se você deseja recarregar uma tabela que usa um arquivo como origem, consulte Recarregar Arquivos de um Conjunto de Dados.
A opção Recarregar está disponível para qualquer tabela de conjunto de dados com o campo Acesso a Dados definido como Armazenamento no Cache Automático.
Normalmente, você recarrega todas as tabelas do conjunto de dados ao mesmo tempo para que os dados sejam consistentes em todas as tabelas. Mas às vezes faz sentido recarregar apenas uma das tabelas do conjunto de dados. Por exemplo, quando você sabe que os dados foram alterados em uma tabela de fatos, mas não em qualquer uma das tabelas de dimensão.
O recarregamento não atualiza as informações de visualização dos dados do Perfil da tabela. Para ver os dados mais atuais na visualização de dados, reperfile a tabela após recarregá-la.
  1. Na Home page, clique em Dados e, em seguida, clique em Dados.
  2. Clique na guia Conjuntos de Dados.
  3. Passe o cursor do mouse sobre o conjunto de dados que deseja recarregar, clique em Açõese clique em Recarregar Dados.
  4. Selecione a tabela e clique em Executar Agora.

Recarregar Tabelas em um Conjunto de Dados

Use a guia Conjuntos de Dados para recarregar dados para as tabelas do conjunto de dados que usam conexões e têm o campo Acesso a Dados definido como Armazenamento Automático em Cache. Recarregar consulta a origem de dados da tabela e carrega os dados atuais no cache.

Nota:

Você também pode recarregar, de forma programática, dados de um conjunto de dados existente que se baseiam em uma conexão usando a API REST. Consulte Recarregar dados de um conjunto de dados na API REST para o Oracle Analytics Cloud.

A recarga de dados garante que as pastas de trabalho e visualizações contenham dados atuais. Os dados mais atuais são exibidos em pastas de trabalho e visualizações depois que o recarregamento do conjunto de dados é concluído e que você atualiza as pastas de trabalho.

Se você deseja recarregar um conjunto de dados que contém mais de uma tabela e usa arquivos como origem, ou se o conjunto de dados contém uma combinação de tabelas criadas com base em conexões e arquivos, consulte Recarregar Arquivos de um Conjunto de Dados.
A opção Recarregar Dados está disponível para qualquer conjunto de dados quando o campo Acesso a Dados é definido como Armazenamento no Cache Automático para uma ou mais tabelas e quando a conexão da origem de dados inclui credenciais para uma ou mais tabelas.
As tabelas do conjunto de dados com o campo Acesso a Dados definido como Ativo não são incluídas no recarregamento. Consulte Especificar se uma Tabela de Conjunto de Dados Está Armazenada no Cache ou Ativa
O usuário que criou ou possui o conjunto de dados ou um usuário com privilégios de Leitura/Gravação no conjunto de dados e privilégios Somente para Leitura na conexão da origem de dados pode recarregar as tabelas do conjunto de dados.
Você pode criar e usar programações para executar um recarregamento de conjunto de dados. Consulte Programar uma Recarga do Conjunto de Dados.
  1. Na Home page, clique em Navegador Ícone do navegador usado para exibir o Navegadore em Dados.
  2. Passe o cursor do mouse sobre o conjunto de dados que deseja recarregar, clique em Açõese clique em Recarregar Dados

    .
  3. Selecione as tabelas que deseja recarregar e, em seguida, clique em Executar Agora.

Recarregar Arquivos de um Conjunto de Dados

Recarregue dados em um conjunto de dados com base em um arquivo XLSX, XLS, CSV ou TXT para certificar-se de que tem o conteúdo de pasta de dados mais atualizado.

Antes de começar, certifique-se de que o arquivo do qual você faz o upload contenha as mesmas colunas do conjunto de dados existente.

A recarga de arquivos do conjunto de dados garante que as pastas de trabalho e visualizações contenham dados atuais. Os dados mais atuais são exibidos em pastas de trabalho e visualizações depois que o recarregamento do arquivo é concluído e que você atualiza as pastas de trabalho.

Recarregar os arquivos de um conjunto de dados pela Home page
  1. Na Home page, clique em Navegador Ícone do navegador usado para exibir o Navegadore em Dados.
  2. Clique na guia Conjuntos de Dados.
  3. Passe o cursor do mouse sobre o conjunto de dados que deseja recarregar, clique em Açõese clique em Recarregar Dados.
  4. Na caixa de diálogo Fazer Upload de Arquivo, arraste e solte o arquivo na caixa de diálogo ou clique em Selecionar Arquivo para procurar o arquivo.

  5. Clique em OK.
Se estiver trabalhando no editor de conjuntos de dados, você poderá recarregar dados clicando com o botão direito do mouse no Diagrama de Junção e depois selecionando Fazer Upload de Arquivo.

Recarregar os Dados de um Conjunto de Dados de Modo Incremental

Mantenha atualizado o conteúdo de suas funções analíticas, recarregando conjuntos de dados de modo eficiente quando novos dados estiverem disponíveis no banco de dados de origem.

Visão Geral da Carga Incremental de Conjuntos de Dados

Você pode manter suas pastas de trabalho atualizadas implementando cargas incrementais de conjunto de dados.

A recarga incremental de dados atualiza dados e pode minimizar o tempo de processamento.

Onde Configuro a Carga Incremental?

No Oracle Analytics, você configura carga incremental para conjuntos de dados usando a opção Tipo de Recarga de Cache nas opções de acesso a dados.
Descrição de GUID-8F20639A-2EB8-40DF-BE20-9B49B1CCD16C-default.png segue
.png

Quais Tipos de Carga Incremental Têm Suporte?

No Oracle Analytics, você pode:
  • Carregue novos registros e atualizações em registros existentes, ação conhecida como executar upsert, usando a opção Carregar Dados Novos e Atualizados.
  • Carregue apenas registros novos, ação conhecida como inserção, usando a opção Adicionar Novos Dados aos Dados Existentes.

Se a carga incremental não for apropriada para seus dados, talvez você possa optar por recarregar todos os dados, selecionando a opção Substituir Dados Existentes. Por exemplo, se uma proporção significativa de seus dados se alterarem regularmente, uma carga total pode ser mais eficiente.

Tipos de Banco de Dados que Suportam Carregamento Incremental para Conjuntos de Dados

  • Oracle Database
  • Aplicativos Oracle
  • Oracle ADW (Autonomous Data Warehouse)
  • Oracle ATP (Autonomous Transaction Processing)
  • Oracle Cloud Infrastructure Object Storage
  • Oracle Talent Management Cloud/Oracle Talent Acquisition Cloud (Taleo)
  • DB2
  • Informix
  • MySQL
  • SQL Server
  • Sybase ASE e Sybase IQ

Como Trabalhar com Dados em Fusos Horários Distintos

Se houver uma diferença de tempo entre os timestamps nos seus dados e o fuso horário padrão do Oracle Analytics (Tempo Universal Coordenado ou UTC), você poderá especificar um desvio que leve em conta a diferença horária, para que seus dados sejam carregados corretamente. Por exemplo, se os registros do seu sistema de origem estiverem no Horário Padrão do Pacífico (PST, ), que está oito horas atrás do UTC, defina a diferença horária incremental como 8 horas. Consulte Configurar um Conjunto de Dados para Carga Incremental.

Configurar um Conjunto de Dados para Carga Incremental

Mantenha seus conjuntos de dados atualizados configurando-os para carga incremental. Por exemplo, se um sistema de origem tiver novos registros, carregue apenas os novos registros para seu conjunto de dados a fim de minimizar o tráfego no sistema e reduzir o tempo de processamento.

Se você não especificar uma nova coluna indicadora de dados, o Oracle Analytics usará o timestamp modificado pelo arquivo para determinar quando novos dados estarão disponíveis. Após concluir essa configuração, você pode recarregar o conjunto de dados de modo incremental.
Antes de começar, certifique-se de ter um conjunto de dados baseado em um tipo de banco de dados que suporte carga incremental. Consulte Bancos de Dados que Oferecem Suporte a Recarga Incremental para Conjuntos de Dados.
  1. Na Home page, clique em Navegador Ícone do navegador usado para exibir o Navegadore depois clique em Dados no Navegador e passe o cursor do mouse sobre o conjunto de dados que gostaria de atualizar.
  2. Clique em Ações Opção do menu de ações para listar coisas que você pode fazer e, em seguida, clique em Abrir.
  3. No Diagrama de Junção, clique duas vezes na tabela que deseja atualizar.
  4. Clique em Editar Definição.
  5. Certifique-se de que as opções de acesso a dados sejam exibidas do lado direito.
    Se as opções de acesso a dados não forem exibidas, passe o cursor do mouse sobre o centro da borda direita da janela para localizar a opção Expandir; em seguida, clique em Expandir.
    Use as opções Tipo de Recarga de Cache no painel de acesso a dados para configurar a atualização.
  6. Em Acesso a Dados, selecione Armazenamento no Cache Automático.
  7. Em Tipo de Recarga de Cache, especifique o tipo de atualização incremental.
    • Selecione Carregar Dados Novos e Atualizados (também conhecido como executar upsert) para carregar novos dados quando um novo registro estiver disponível ou um registro existente for atualizado. Por exemplo, talvez você queira carregar novas transações, bem como alterações em transações existentes.
    • Selecione Adicionar Novos Dados aos Dados Existentes (também conhecido como inserir) para carregar novos dados quando um novo registro estiver disponível. Por exemplo, talvez você só queira carregar novas transações.
    A opção Substituir Dados Existentes faz uma recarga completa dos dados.
  8. Em Coluna(s) de Chave do Usuário, especifique as colunas de chave do usuário que identificam registros exclusivos. Clique no campo para exibir colunas disponíveis e selecione uma ou mais colunas.
  9. Em Coluna(s) Indicadora(s) de Novos Dados, especifique a coluna ou colunas usadas para detectar dados novos ou atualizados. Por exemplo, você pode especificar um ID de transação exclusivo para identificar novas transações na origem de dados.
    Caso esteja carregando dados de arquivos no Oracle Cloud Infrastructure Object Storage, o campo Coluna Indicadora de Novos Dados não será exibido, porque o Oracle Analytics usa o timestamp modificado pelo arquivo.
  10. Em Diferença Horária Incremental, altere o padrão (Nenhuma) se houver diferença horária entre os timestamps de seus dados e o fuso horário padrão do Oracle Analytics (Tempo Universal Coordenado ou UTC). Por exemplo, se os registros do seu sistema de origem estiverem no Fuso Horário do Pacífico (PST, ), que está oito horas atrás do UTC, defina a diferença horária incremental como 8 horas.
  11. Clique em OK.

Carregar Dados do Conjunto de Dados de Modo Incremental

Recarregue os dados do conjunto de dados de modo incremental para manter as pastas de trabalho atualizadas. Você pode carregar dados uma vez ou regularmente.

Antes de começar, configure seu conjunto de dados para carga incremental. Consulte Configurar um Conjunto de Dados para Carga Incremental.
  1. Na Home page, clique em Navegador Ícone do navegador usado para exibir o Navegador, depois clique em Dados e passe o cursor do mouse sobre o conjunto de dados que gostaria de atualizar para exibir a opção Ações.Opção do menu de ações para listar coisas que você pode fazer

  2. Para carregar os dados de uma vez, clique em Recarregar Dados.
    Clique em Executar Recarga; em seguida, selecione as tabelas a serem recarregadas e depois clique em Executar Agora.

  3. Para carregar dados regularmente, clique em Nova Programação.
    Use a caixa de diálogo Programar para especificar quando gostaria de iniciar a atualização e com que regularidade atualizar os dados; em seguida, clique em OK.

Use a guia Programações na caixa de diálogo Inspecionar para analisar as atualizações. Consulte Exibir o Histórico de Recarga de um Conjunto de Dados e Exibir e Baixar Arquivos de Log para um Job de Recarga de Conjunto de Dados.
Se analisar os detalhes no nível da tarefa para uma carga incremental, você verá que a opção Modo de Atualização está definida como "Incremental".

Exibir o Histórico de Recarga de um Conjunto de Dados

As informações históricas são geradas para recargas de conjunto de dados no nível do job e no nível da tabela.

Use o histórico de recargas de um conjunto de dados para descobrir informações de como a recarga foi executada (manualmente ou por programação), bem como status do job, horário inicial, horário final e o volume de dados recarregados em bytes. Você também pode fazer drill das informações sobre as tabelas recarregadas do job. Por exemplo, o nome de origem da tabela, o status de recarregamento e o número de linhas.
O Oracle Analytics gera informações históricas quando você recarrega conjuntos de dados que usam conexões.
O Oracle Analytics não gera informações históricas e arquivos de log quando você recarrega conjuntos de dados que:
  • Usam apenas arquivos.
  • Usam uma conexão e um arquivo. O Oracle Analytics gera informações históricas apenas para as tabelas de um conjunto de dados que usam uma conexão.
  • Usam uma conexão Oracle EPM Cloud ou Oracle Essbase.
  1. Na Home page, clique em Navegador Ícone do navegador usado para exibir o Navegadore em Dados.
  2. Na guia Conjuntos de dados, passe o cursor do mouse sobre um conjunto de dados e clique em Ações; em seguida, clique em Inspecionar.
  3. Clique na guia Histórico para ver jobs de carga de dados que foram concluídos nesse conjunto de dados.

  4. Clique em um job na lista para exibir a guia Geral, que fornece uma visão geral do job.
  5. Opcional: Clique na guia Status para exibir tarefas que foram executadas como parte do job.

    Clique em uma tarefa na lista para exibir informações do log da tarefa. Se a carga foi incremental, você verá a opção Modo de Atualização definida como "Incremental".

Exibir e Baixar Arquivos de Log para um Job de Recarga de Conjunto de Dados

Você pode analisar arquivos de log de recargas de conjuntos de dados para ajudar a diagnosticar e solucionar problemas de recarga de conjunto de dados.

Por exemplo, se você tiver problemas para recarregar dados, os logs podem ajudá-lo a determinar se é um problema com sua configuração, como uma senha inválida ou desatualizada ou um problema com muitos dados. Nesses casos, os arquivos de log contêm timestamps para as principais operações e informações sobre o número de registros processados. Você pode analisar logs no nível do job e no nível da tabela.
O Oracle Analytics gera arquivos de log quando você recarrega conjuntos de dados que usam conexões. Os arquivos de log não serão gerados se um conjunto de dados usar um ou mais arquivos, ou usar uma conexão do Oracle EPM Cloud ou Oracle Essbase.
  1. Na Home Page, clique em Navegador Ícone do navegador usado para exibir o Navegadore em Dados.
  2. Na guia Conjuntos de dados, passe o cursor do mouse sobre um conjunto de dados, clique em Ações e, em seguida, clique em Inspecionar.
  3. Clique na guia Histórico e, em seguida, clique no job que deseja observar.

  4. Na guia Geral, clique no menu Detalhes do job Reticências no canto superior direito e selecione Exibir Log para exibir o log, ou selecione Fazer Download de Logs para salvar os logs em uma área de arquivos local.
  5. Se o job recarregar mais de uma tabela e você quiser exibir as informações de log de uma tabela específica, clique em Status e, em seguida, no nome da tarefa de recarga da tabela; depois, clique em Menu da Tarefa do Job Reticências no canto superior direito; em seguida, clique em Exibir Log.