Você pode criar filtros de colunas.
Tópicos:
Um filtro limita os resultados que são exibidos quando uma análise é executada. Em conjunto com as colunas que você seleciona para a análise, os filtros determinam o que os resultados contêm. Especifique os critérios de filtragem para exibir somente os resultados que você deseja mostrar.
Na maioria dos casos, você cria e inclui um filtro "em linha" para uso em apenas uma análise. É possível também criar um filtro com nome para reutilizá-lo entre todas as análises e painéis de controle. A menos que você queira reutilizar o filtro, crie um filtro em linha.
Por exemplo, como consultor de vendas, você só pode analisar as receitas das marcas que são de sua responsabilidade.
Crie um filtro em linha no painel Colunas Selecionadas, na guia Critérios
Abra a análise para edição.
No painel Colunas Selecionadas da guia Critérios, clique em Opções ao lado do nome da coluna e selecione Filtrar.
Crie um filtro em linha no painel Filtros, na guia Critérios
Abra a análise para edição.
No painel Filtros da guia Critérios, clique em Criar um filtro para a Área de Assunto atual.
Selecione um nome de coluna no menu.
Crie um filtro com nome na Home page
Na Home page do Classic, no painel Criar, clique em Mais sob Geração de Relatórios Interativos e de Análise. Em seguida, clique em Filtrar.
Na caixa de diálogo o painel Selecionar Área de Assunto, selecione a origem de dados que você deseja filtrar. A caixa de diálogo Novos Filtros é exibida.
Você pode especificar os valores de um filtro que exiba em uma análise somente os valores de seu interesse.
Por exemplo, na análise Brand Revenue, um filtro pode limitar os resultados da análise apenas aos valores do primeiro trimestre em três anos. Como resultado, você pode descobrir o desempenho da receita ano a ano nesses trimestres.
É possível adicionar uma função EVALUATE_PREDICATE como uma cláusula de filtro em linha.
Por exemplo, você pode adicionar a seguinte cláusula de filtro usando uma função EVALUATE_PREDICATE para excluir valores com menos de seis letras na coluna Products.P4 Brand.
SELECT 0 s_0, "A - Sample Sales"."Products"."P3 LOB s_1, "A - Sample Sales"."Products"."P4 Brand" s_2, "A - Sample Sales"."Base Facts"."1- Revenue" s_3 FROM "A - Sample Sales" Where EVALUATE_PREDICATE('length(%1)>6',"A - Sample Sales"."Products"."P4 Brand"). ORDER BY 1,2,3
Você pode combinar e agrupar diversos filtros em linha para criar filtros complexos sem usar instruções SQL.
Você agrupa ou combina filtros para estabelecer a precedência na qual os dados de uma análise são filtrados. Quando você adiciona dois ou mais filtros em linha a uma análise ou filtros com nome, por padrão, os filtros em linha são combinados usando o operador booliano AND. O operador AND indica que os critérios especificados em todos os filtros em linha devem ser atendidos para determinar os resultados quando uma análise é executada.
Use o operador booliano OR para indicar que os critérios especificados em pelo menos um dos filtros devem ser atendidos para determinar os resultados da análise. O operador OR ajuda a criar um grupo de diversos filtros usando critérios alternativos.
Você pode salvar filtros em linha e filtros com nome.
Quando você cria um filtro em linha no painel Filtros, tem a opção de salvá-lo como um filtro com nome. Ao salvar um filtro em linha como um filtro com nome, outras pessoas da sua equipe podem usar esse filtro em uma nova análise. Você também pode criar um filtro com nome como objeto stand-alone do cabeçalho global.
Por exemplo, pode salvar um filtro da coluna Quarter em uma pasta compartilhada no catálogo. Como resultado, seu gerente tem acesso a esse filtro. Suponha que você salve o filtro que limita os trimestres a 2011 Q1, 2012 Q1 e 2013 Q1. Seu gerente pode usar esse filtro em uma análise Product Revenue para saber o desempenho dos produtos somente durante esses trimestres.
Para salvar um filtro com nome, basta clicar em Salvar como na barra de ferramentas, especificar a pasta no catálogo e clicar em OK.
Para salvar um filtro em linha como filtro com nome, faça o seguinte: