Aprimorar Visualizações com Funções Analíticas Estatísticas

As funções analíticas estatísticas permitem destacar clusters ou outliers, adicionar previsões e mostrar linhas de tendência e referência em suas pastas de trabalho.

Antes de Começar com Funções Analíticas Estatísticas

Para adicionar funções analíticas estatísticas às suas pastas de trabalho, como previsões, outliers e linhas de tendência, você pode usar funções analíticas prontas para uso no painel Funções Analíticas do Painel de Dados ou usar funções no construtor de expressões caso precise de mais controle sobre a configuração.

O Oracle Analytics permite adicionar uma gama de funções analíticas estatísticas do painel Funções Analíticas do Painel de Dados, que vêm totalmente configuradas para que você não precise ser um especialista em estatística para obter resultados.
Descrição de GUID-F6772E69-9E99-49A9-9DFE-0679A982807A-default.png segue
.png

Você configura as opções para que a análise corresponda aos seus requisitos. Por exemplo, se sua visualização analisar Despesas Fora de Política por Mês, você poderá usar a opção Períodos para especificar o número de meses a serem previstos. Neste exemplo, '3' prevê três meses: janeiro, fevereiro e março, do ponto de dados final para dezembro.



Caso precise de mais controle sobre definições estatísticas, ou caso queira usar a função analítica em outras visualizações, considere adicionar um cálculo e usar o construtor de expressões para definir a função equivalente. No painel Dados, clique em Adicionar (+). Em seguida, clique em Criar Cálculo para exibir o construtor de expressões. Por exemplo, você pode usar a função FORECAST().

Consulte Criar um Elemento de Dados Calculados.


Descrição de GUID-9C973284-481F-4C20-A5FE-390B986ABE0A-default.png segue
.png

Dica:Você também pode acessar as opções de funções analíticas estatísticas clicando com o botão direito do mouse em uma visualização e selecionando Adicionar Estatísticas.
Descrição de GUID-F6872B62-DAFE-473D-AB9C-7E9C16446988-default.png segue
.png

Quais Funções Analíticas Estatísticas Posso Adicionar a Visualizações?

Adicione estas funções analíticas estatísticas a suas visualizações para obter melhores insights sobre seus dados.
Descrição de GUID-F6772E69-9E99-49A9-9DFE-0679A982807A-default.png segue
.png

Previsão

A função de previsão usa regressão linear para prever valores futuros com base em valores existentes ao longo de uma tendência linear.

Você pode definir períodos futuros para prever um valor com base na série temporal em seus dados. Consulte Adicionar uma Previsão a uma Visualização.

A Oracle suporta estes tipos de modelo de previsão:

  • ARIMA (Auto-Regressive Integrated Moving Average) - Este tipo é adequado se seus dados da série temporal passada não forem sazonais, mas fornecerem observações suficientes (pelo menos 50, mas de preferência mais de 100 observações) para explicar e projetar o futuro.
  • ARIMA Sazonal - Este tipo é adequado se seus dados tiverem um padrão regular de alterações que se repetem ao longo dos períodos. Por exemplo, a sazonalidade em dados mensais pode acontecer quando valores altos ocorrem durante os meses de verão e os valores baixos ocorrem durante os meses de inverno.
  • ETS (Exponential Triple Smoothing) - Este tipo é adequado para analisar dados de séries temporais repetitivos que não têm um padrão claro. Esse tipo de modelo produz uma média móvel exponencial que leva em conta a tendência de os dados se repetirem em intervalos ao longo do tempo.
  • Prophet - Este tipo é adequado se o seu conjunto de dados abranger períodos prolongados, tiver várias sazonalidade fortes, incluir eventos irregulares conhecidos anteriormente, tiver pontos de dados ausentes ou tiver valores discrepantes grandes.

Você também pode criar um cálculo personalizado usando a função FORECAST para ter mais controle sobre as definições, ou caso queira usar a previsão em outras visualizações. Consulte Funções Analíticas.

Clusters

A função cluster agrupa um conjunto de objetos de tal forma que os objetos do mesmo grupo mostrem mais coerência e proximidade entre eles do que os objetos de outros grupos. Por exemplo, você pode usar cores em um gráfico de dispersão para mostrar clusters de grupos distintos. Consulte Criar um Cluster ou Outlier em uma Visualização.

  • Clusterização K-médias - Use para particionar "n" observações em "k" clusters, em que cada observação pertence ao cluster com a média mais próxima, servindo como um protótipo do cluster.
  • Clusterização hierárquica - Use para criar uma hierarquia de clusters criados com o uso de uma abordagem aglomerativa (ascendente) ou uma abordagem divisiva (descendente).
Você também pode criar um cálculo personalizado usando a função CLUSTER para ter mais controle sobre as definições, ou caso queira usar a previsão em outras visualizações. Consulte Funções Analíticas.

Outliers

A função outliers exibe registros de dados que estão localizados o mais longe possível da expectativa média de valores individuais. Por exemplo, valores extremos que se desviam ao máximo de outras observações se enquadram nessa categoria. Os outliers podem indicar variabilidade na medição, erros experimentais ou uma novidade. Se você adicionar outliers a um gráfico que já tenha clusters, os outliers serão ilustrados como formas distintas.

Os outliers podem usar clusterização K-médias ou clusterização hierárquica. Consulte Criar um Cluster ou Outlier em uma Visualização.

Você também pode criar um cálculo personalizado usando a função OUTLIER para ter mais controle sobre as definições, ou caso queira usar a previsão em outras visualizações. Consulte Funções Analíticas.

Linhas de Referência

A função de linhas de referência define linhas horizontais ou verticais em um gráfico que correspondem aos valores do eixo X ou do eixo Y. Consulte Adicionar uma Linha de Referência a uma Visualização.

  • Linha - Você pode optar por calcular a linha entre média, mínimo ou máximo. Por exemplo, no setor de aviação, se o comparecimento dos passageiros for plotado com relação ao tempo, a linha de referência poderá mostrar se o comparecimento de passageiros em um determinado mês está acima ou abaixo da média.
  • Faixa - Uma faixa representa um intervalo superior e inferior de pontos de dados. Você pode escolher uma opção personalizada ou uma função de desvio padrão, e entre média, máximo e mínimo. Por exemplo, se você estiver analisando as vendas por mês e usar uma faixa de referência personalizada de média para máximo, poderá identificar os meses nos quais as vendas estão acima da média, mas abaixo do máximo.

Linhas de Tendência

A função de linha de tendência indica o curso geral da métrica em questão. Uma linha de tendência é uma linha reta que liga vários pontos de um gráfico. Uma linha de tendência ajuda a analisar a direção específica de um grupo de conjuntos de valores em uma visualização. Consulte Adicionar Funções Analíticas Estatísticas a Visualizações.

  • Linear - Use com dados lineares. Seus dados serão lineares se o padrão nos respectivos pontos de dados lembrar uma linha. Uma linha de tendência linear mostra que sua métrica está aumentando ou diminuindo numa taxa constante.
  • Polinômio - Use essa linha curva quando os dados flutuarem. Ela é útil, por exemplo, para analisar ganhos e perdas de um conjunto de dados grande.
  • Exponencial - Use essa linha curva quando os valores dos dados aumentarem ou diminuírem em taxas cada vez mais altas. Você não poderá criar uma linha de tendência exponencial se seus dados contiverem valores negativos ou zero.

Você também pode criar um cálculo personalizado usando a função TRENDLINE para ter mais controle sobre as definições, ou caso queira usar a previsão em outras visualizações. Consulte Funções Analíticas.

Adicionar Funções Analíticas Estatísticas a Visualizações

As funções analíticas estatísticas permitem destacar clusters ou outliers, adicionar previsões e mostrar linhas de tendência e referência em suas pastas de trabalho. Selecione-as na guia Funções Analíticas do painel Dados no editor de pastas de trabalho.

Como alternativa, você pode adicionar previsões, linhas de tendências e clusters a uma pasta de trabalho usando funções analíticas somente para texto. Consulte Funções Analíticas.

Antes de começar, certifique-se de ter os dados necessários em sua visualização para o tipo de funções analíticas que deseja adicionar. Por exemplo, para uma previsão, você precisa de pelo menos uma dimensão de tempo e uma medida ou métrica.
  1. Na Home page, passe o cursor do mouse sobre uma pasta de trabalho, clique em Ações e, em seguida, selecione Abrir.
  2. No Painel de Dados, clique no ícone AnáliseUse o ícone do Analytics no painel Dados ou no painel Propriedades para exibir análises estatísticas disponíveis..

  3. Arraste e solte a opção Cluster ou Outlier do painel Análise para uma visualização.
  4. Para configurar a função de análise, clique em Propriedades no Painel Gramática e use as opções no painel Análise.
Você também pode acessar as opções de funções analíticas clicando com o botão direito do mouse em uma visualização e selecionando Adicionar Estatísticas.

Adicionar uma Previsão a uma Visualização

Adiciona previsões a suas pastas de trabalho com base nos modelos ARIMA (Auto-Regressive Integrated Moving Average), ARIMA Sazonal, ETS (Exponential Triple Smoothing) ou Prophet. Por exemplo, talvez você queira prever as temperaturas do verão com base em dados de verões anteriores.

Antes de começar, certifique-se de ter os dados necessários em sua visualização para o tipo de funções analíticas que deseja adicionar. Para uma previsão, você precisa de uma dimensão de tempo e uma medida. Por exemplo, você pode ter Semana como uma dimensão de tempo e Volume pluviométrico (em milímetros) como a medida. Se você não tiver as colunas de dados necessárias em sua visualização, quando clicar em Previsão no painel Análise, verá esta mensagem: "Esta visualização não suporta Previsão".
  1. Na Home page, passe o cursor do mouse sobre uma pasta de trabalho, clique em Ações e, em seguida, selecione Abrir.
  2. No Painel de Dados, clique em Funções AnalíticasUse o ícone do Analytics no painel Dados ou no painel Propriedades para exibir análises estatísticas disponíveis..

  3. Arraste e solte a opção Previsão do painel Análise para uma visualização.
  4. Use o painel Análise no Painel de Gramática para alterar as definições padrão do modelo.
    Por exemplo, você pode alterar o tipo de modelo padrão ARIMA Sazonal para Prophet ou usar Períodos para especificar o número de períodos a serem previstos.

Adicionar uma Linha de Referência a uma Visualização

As linhas de referência permitem identificar médias, medianas, percentis e informações semelhantes em uma visualização.

Você pode usar colunas de medida, atributo, data e data derivada para criar linhas e faixas de referência.

As datas derivadas são colunas com diferentes níveis de granularidade, como Ano, Trimestre, Mês e Dia. O Oracle Analytics gera automaticamente colunas de data derivadas para qualquer coluna de Data, Horário ou Timestamp em conjuntos de dados.

Você pode vincular um parâmetro a um valor de linha de referência, ou a uma faixa ou intervalo de referência em uma visualização quando quiser usar um valor de parâmetro para colocar a linha ou faixa de referência na visualização. Consulte Vincular um Parâmetro a uma Linha ou Faixa de Referência.

Quando você configura a linha de referência no painel Funções Analíticas no painel Propriedades do Painel de Gramática, por exemplo, você pode selecionar a opção Tipo para exibir uma linha ou uma faixa, usar a opção Função para alterar a linha padrão para Média, Percentil ou N Principais, ou usar a opção Ordem Z para as colunas de data e ordem de datas, para posicionar a linha de referência na frente ou atrás de uma visualização. Caso selecione uma coluna de atributo diferente de data, por exemplo, Cidade, você poderá escolher um Valor, como Chicago, no qual exibir a linha de referência.

  1. Na Home page, passe o cursor do mouse sobre uma pasta de trabalho, clique em Ações e, em seguida, selecione Abrir.
  2. No painel Dados, clique em Funções AnalíticasUsar o ícone Funções Analíticas para adicionar funções analíticas avançadas.
  3. Clique em Adicionar EstatísticasUse o ícone Adicionar Estatísticas para adicionar funções analíticas estatísticas. e selecione Linha de Referência.
  4. Use Coluna para selecionar uma medida ou atributo de data ou diferente de data.
  5. No painel Funções Analíticas, selecione as propriedades a serem atualizadas.
  6. Clique em Salvar.

Criar um Cluster ou Outlier em uma Visualização

Adicione clusters ou outliers às suas pastas de trabalho.

  1. Na Home page, passe o cursor do mouse sobre uma pasta de trabalho, clique em Ações e, em seguida, selecione Abrir.
  2. No Painel de Dados, clique em Funções AnalíticasUse o ícone de Funções Analíticas no painel Dados ou painel Propriedades para ver as funções analíticas estatísticas disponíveis..

  3. Arraste e solte a opção Clusters ou Outliers do painel Análise para uma visualização.
  4. Para configurar a função de análise, clique em Análise no painel Propriedades.