Registro de Segmentos e Árvores

Use estas etapas para registrar segmentos e árvores para aplicativos do Oracle Financials Cloud.

Registro de Segmentos

Para registrar segmentos:

  1. Em Adicionar Segmentos, clique em Adicionar.
  2. Informe o Código do Conjunto de Valores para o segmento e, se desejar, a Descrição.

    Cuidado:

    Há distinção entre letras maiúsculas e minúsculas nos Códigos do Conjunto de Valores do General Ledger. Certifique-se de inserir os Códigos do Conjunto de Valores no Oracle Fusion Cloud Enterprise Data Management exatamente como estão definidos no General Ledger.

    Se você tiver inserido um Código do Conjunto de Valores incorretamente, precisará renomeá-lo. Para isso, modifique o registro do aplicativo (consulte Modificação de Aplicativos Registrados do Oracle Financials Cloud General Ledger). Não renomeie um Código do Conjunto de Valores no inspetor de dimensão.

  3. Marque a caixa de seleção ao lado de Segmento de Conta Natural se esse segmento for usado como a conta natural em um plano de contas.
  4. Em Tipo de Valor, especifique se os valores no conjunto de valores são texto ou números.
  5. Informe o Comprimento Máximo de Caracteres para os valores no conjunto de valores e clique em Avançar.
  6. Execute uma ação, com base no tipo de valor que você selecionou na etapa 4:
    • Para os tipos de valor de texto:
      1. Informe um valor mínimo e máximo para os valores no conjunto de valores. Você pode informar valores alfanuméricos ou numéricos. Por exemplo, se você digitar XXXXX no campo mínimo e 99999 no campo máximo, os usuários poderão informar valores que comecem com X, Y ou Z ou qualquer valor numérico até 99999.
      2. Selecione Caracteres Maiúsculos se o os valores no conjunto devem conter apenas letras maiúsculas.
      3. Selecione Preenchimento com Zeros para especificar que o valor deve ter tantos caracteres quanto o comprimento máximo de caracteres.

        Por exemplo, se o comprimento máximo de caracteres for 5 e um usuário digitar o valor AAA, e preenchimento com zeros estiver ativado, o sistema indicará que o usuário deve modificar o valor para conter cinco caracteres (como 00AAA). Se preenchimento com zeros não estiver ativado, o sistema aceitará o valor conforme digitado.

    • Para tipos de valor numérico, informe os valores mínimo e máximo para os valores no conjunto.

      Nota:

      Preenchimento com Zeros é aplicado automaticamente para tipos de valor numérico. Se o comprimento máximo de caracteres for 4 e o usuário digitar 222, o sistema indicará que o usuário deve modificar o valor para conter quatro caracteres (como 0222).

      Se não desejar aplicar o Preenchimento com Zeros em um valor numérico, você poderá alterar o tipo de valor para texto e informar os valores numéricos mínimo e máximo. Isso força os usuários a digitar valores numéricos, mas não aplica o preenchimento com zeros nesses valores.

  7. Clique em Próximo.

Como Adicionar Flexfields Descritivos Que Fazem Distinção de Contexto

Os flexfields descritivos que fazem distinção de contexto permitem capturar atributos adicionais somente para valores de segmentos específicos. O procedimento para adicionar um flexfield descritivo que faz distinção de contexto a um segmento é semelhante à adição de um flexfield descritivo global, com estas diferenças:

  • Flexfields descritivos que fazem distinção de contexto podem ser reutilizados para mais de um segmento. Se um flexfield descritivo que faz distinção de contexto e se aplicar a mais de um segmento, você deverá adicioná-lo a cada segmento a que ele se aplica.
  • As propriedades associadas aos flexfields que fazem distinção de contexto também podem ser usados. Ao contrário dos flexfields descritivos globais, quando você seleciona uma propriedade a ser associada a um flexfield que faz distinção de contexto, esse valor não é removido do menu suspenso Propriedade, e você pode selecioná-lo novamente para outro flexfield que faz distinção de contexto.

Consulte Como Adicionar Flexfields Descritivos Globais.

Registro de Árvores

Em seguida, você define as árvores para o segmento. As árvores consistem em códigos de árvore e nomes de versão de árvore. Cada código de árvore pode ter várias versões de árvore.

Nota:

Não é preciso informar uma árvore para um segmento. Se você não informar pelo menos uma árvore para um segmento, ao exportar o segmento, o arquivo GLSegmentHierInterface.csv que contém os dados de hierarquia não será gerado. Consulte Exportação de Dimensões do General Ledger do Oracle Financials Cloud.

Para definir árvores para o segmento:

  1. Clique em Adicionar.
  2. Informe o Código da Árvore e o Nome da Versão da Árvore.
  3. Informe as datas de início e de término para a versão e clique em Avançar.

    Nota:

    A data de término deve ser igual ou posterior à data de início.
  4. Opcional: Selecione Permitir Nós Duplicados para permitir nós compartilhados na árvore que você está adicionando. Para árvores que estão sendo adicionadas, o valor desse campo assume como padrão a configuração no nível do aplicativo (consulte Registro de Aplicativos General Ledger do Oracle Financials Cloud), mas ele pode ser substituído no nível da árvore. Para árvores existentes, o valor é lido da configuração Permitir Nós Duplicados no conjunto de hierarquias. Consulte Inspeção de um Conjunto de Hierarquias.
  5. Para continuar adicionando códigos e nomes de versão de árvore, clique em Adicionar. Caso contrário, clique em Avançar para retornar a Adicionar Segmentos.
  6. Para continuar adicionando segmentos, clique em Adicionar. Caso contrário, clique em Avançar para continuar o registro. Consulte Adição, Modificação ou Remoção de Categorias Financeiras.