Exportação de Dimensões do General Ledger do Oracle Financials Cloud

Você pode exportar de um ou mais pontos de vista que estão associados a uma dimensão em um aplicativo externo General Ledger do Oracle Financials Cloud. Você exporta para arquivos delimitados por vírgula, e pode especificar informações de conexão para fazer upload dos arquivos para o seu servidor General Ledger do Oracle Financials Cloud.

Os nós são exportados a partir do nó superior do conjunto de nós. Por exemplo, uma dimensão pode conter Estados Unidos como um nó superior, com todos os estados abaixo dele. No entanto, se o nó superior do conjunto de nós for Texas, somente Texas e os nós abaixo dele serão exportados. Para três pontos de vista, os nós são exportados começando com o nó superior do conjunto hierárquico.

Melhor Prática

É uma prática recomendada validar os pontos de vista associados à dimensão antes de executar a exportação para garantir a integridade de dados. Consulte Noções Básicas sobre Validações e Restrições.

Use a opção Validar antes de Exportar para validar o ponto de vista automaticamente ao exportar uma dimensão. Consulte Gerenciamento de Opções de Exportação.

Antes de começar:

  • Para exportar, você precisa de, no mínimo, da permissão Gerente de Dados no aplicativo ou na dimensão.
  • Você pode exportar uma palavra-chave definida, em vez de um valor nulo ou em branco. Consulte Gerenciamento de Opções de Exportação.
  • Os nós e os relacionamentos hierárquicos são exportados na ordem em que estão no Oracle Fusion Cloud Enterprise Data Management. Se quiser que nós e relacionamentos hierárquicos sejam exportados em ordem alfanumérica, você poderá abrir o conjunto de hierarquias da dimensão e desmarcar a opção Usar Ordem Personalizada.

    Nota:

    Para preservar a ordem dos membros nas hierarquias definida pelo usuário ao importar o arquivo no Oracle Financials Cloud General Ledger, habilite a opção Ordem de Classificação Definida pelo Usuário da Hierarquia de Conta Usando Importação de Dados com Base em Arquivo nos recursos opcionais do Functional Setup Manager (FSM) General Ledger.

    Para obter mais informações sobre como preservar a ordem de classificação definida pelo usuário ao importar hierarquias de contas, consulte Ordem de Classificação Definida pelo Usuário da Hierarquia de Conta Usando Importação de Dados com Base em Arquivo em Implementação de Estruturas Corporativas e General Ledger.

  • O General Ledger do Oracle Financials Cloud exporta datas no formato AAAA/MM/DD. Esse formato pode variar em relação aos formatos de data usados por outros tipos de aplicativos.
  • Quando você exporta dimensões, é criado um arquivo ZIP que contém os arquivos CSV (delimitados por vírgula) a seguir. (A importação no General Ledger do Oracle Financials Cloud diferencia maiúsculas de minúsculas.)
    • O arquivo GlSegmentValuesInterface.csv contém todos os nós na dimensão, bem como suas propriedades e campos descritivos globais ou que fazem distinção de contexto.
    • O arquivo GlSegmentHierInterface.csv contém a estrutura pai/filho para as árvores individuais (combinações de códigos de árvore e nomes de versão de árvore), assim como os rótulos de árvore.

      Nota:

      Se a dimensão que você estiver exportando tiver um conjunto de nós do tipo de lista e não tiver árvores registradas, o arquivo GlSegmentHierInterface.csv não será gerado.
  • Ao exportar dimensões, a coluna Origem de Dados no arquivo GlSegmentValuesInterface.csv gerado é preenchida automaticamente com a palavra-chave EDMCS. Isso limpa os valores em todas as colunas de atributos flexfield descritivos para um conjunto de valores sendo importado no Oracle Financials Cloud General Ledger se outro valor não estiver presente nessas colunas.

    Cuidado:

    Confirme que todos os flexfields descritivos usados por um conjunto de valores foram registrados para o aplicativo do Oracle Financials Cloud General Ledger e que valores de dados foram definidos para eles no Cloud EDM a fim de impedir a remoção acidental dos dados.

    Consulte Como Valores de Segmento e Dados de Importação de Hierarquias são Processados em Implementação de Estruturas Corporativas e General Ledger para mais detalhes.

  • Se você inseriu informações de conexão válidas para um servidor General Ledger do Oracle Financials Cloud durante o registro, o arquivo ZIP será carregado nesse servidor. É possível importar o arquivo no seu aplicativo General Ledger do Oracle Financials Cloud. Consulte Visão Geral de Serviços de Integração de Dados Externos para Importação de Dados em Implementação de Recursos Comuns para Gerenciamento do Portfólio de Projetos e Finanças do Oracle Financials Cloud.
  • Para exportações de dimensão do Oracle Financials Cloud General Ledger apenas para uma conexão, você pode configurar opções de exportação para incluir tarefas pós-exportação adicionais que iniciam os processos de importação e publicação no ambiente externo do Financials Cloud e concluem a sincronização dos valores e árvores do segmento. Consulte Opções de Exportação do Oracle Financials Cloud General Ledger.

Cuidado:

Depois de exportar do Cloud EDM, observe estas restrições quando importar para seu aplicativo externo do Oracle Financials Cloud General Ledger:

  • Não será possível importar uma alteração no Tipo da Conta do segmento de conta natural depois que ela tiver sido aplicada ao aplicativo General Ledger externo.
  • Para o Indicador de Resumo em todos os segmentos:
    • Você pode importar uma alteração de S para N, mas essa maneira requer a reestruturação de hierarquias em que o valor do segmento tem filhos
    • Não é possível importar uma alteração de N para S. Essa alteração deve ser feita no aplicativo General Ledger externo.

Dica:

Durante a exportação de dimensões do Oracle Financials Cloud General Ledger do Cloud EDM para uma conexão de aplicativo usando a API REST (consulte Exportação de Casos de Uso de Dimensões em API REST para Oracle Enterprise Data Management Cloud Service), o ID do Documento do arquivo zip transferido para o Oracle Financials Cloud é retornado em resposta ao job de exportação do Cloud EDM.

Este ID de documento pode ser transferido para a API de Serviço de Integração do ERP para importação do arquivo zip como valores de segmento e hierarquias no Financials Cloud (consulte Criar um conjunto de dados de entrada ou saída em API REST para Oracle Financials Cloud). Isso elimina uma chamada adicional à API SOAP do Financials Cloud para recuperar o ID do Documento para o arquivo de exportação do EDM.

Para exportar uma dimensão:

  1. Em Aplicativos, localize o seu aplicativo e clique em selecionar elipse. Em seguida, selecione Exportar.

  2. Na coluna esquerda, selecione a dimensão a ser exportada.

  3. Opcional: Na seção Resumo, clique no nome da dimensão para modificar as opções de exportação da dimensão no inspetor. Consulte Inspecionando Dimensões.

  4. Em Destino da Exportação, selecione Arquivo ou Conexão e, em seguida, execute uma das seguintes ações:

    • Se você tiver selecionado Conexão, selecione uma conexão para exportação, especifique um nome de arquivo de exportação e, em seguida, clique em Exportar.

    • Se você selecionou Arquivo, um nome de arquivo de exportação será gerado. O nome do arquivo padrão é Nome do Aplicativo_Nome da Dimensão_Data, por exemplo, FCGL_Account_20200123.csv, e pode ser editado antes da exportação. As configurações do seu navegador definem o local de download. Aceite ou edite o nome do arquivo padrão e depois clique em Exportar.

    Nota:

    A opção Conexão em Destino de Exportação estará disponível apenas se você tiver inserido informações de conexão em um servidor General Ledger do Oracle Financials Cloud durante o registro do aplicativo.
  5. Opcional: depois que a exportação estiver concluída, se houver erros de validação nela, você poderá clicar no nome do ponto de vista para abrir o ponto de vista e resolvê-los. Consulte Resolução de Problemas de Validação. Quando terminar de resolver os problemas de validação, na janela do ponto de vista, clique em Retornar para Exportação para retornar à tela de exportação.

Você também pode exportar dimensões usando o EPM Automate (consulte exportDimension em Como Trabalhar com o EPM Automate) ou uma API REST (consulte Exportação de Dimensões em API REST para Oracle Enterprise Data Management Cloud Service).