Noções Básicas sobre Enriquecimento de Solicitações

O enriquecimento da solicitação permite que aprovadores em uma política modifiquem itens da solicitação antes de aprová-la. Os itens e as ações que podem ser modificados variam de acordo com as permissões do aprovador e acesso aos dados na exibição.

Quando você ativa o enriquecimento em uma política de aprovação, qualquer aprovador na política que tenha a permissão Participante (Gravação) em pelo menos um objeto de dados na exibição poderá exibir o enriquecimento durante a fase de aprovação. As ações que um enriquecedor pode tomar dependem exclusivamente das permissões e do acesso aos dados que o enriquecedor tem na exibição.

Note:

O acesso aos dados do emissor da solicitação não é levado em consideração. Isso significa que um enriquecedor pode executar ações em uma solicitação que o emissor da solicitação original não pode.

As alterações que um enriquecedor pode fazer não se limitam à política ou aos objetos de dados na solicitação original. Se o enriquecimento não estiver ativado em uma política em um objeto de dados de uma solicitação, os enriquecedores poderão executar qualquer ação de solicitação na exibição que suas permissões e seu acesso aos dados permitir.

Por exemplo, suponha que você tenha uma exibição de manutenção que contenha pontos de vista para um aplicativo General Ledger e um aplicativo Planning, e seu aplicativo General Ledger tenha uma política de aprovação com o enriquecimento ativado. Quando for enviada uma solicitação para adicionar um centro de custos ao General Ledger, se um aprovador na política do GL também tiver o acesso Participante (Gravação) ao aplicativo Planning, ele também poderá adicionar o centro de custos a esse aplicativo antes da aprovação.

Considerações

  • Se um aprovador for incluído em mais de uma política em um objeto da cadeia de dados, ele poderá enriquecer a solicitação se uma das políticas estiver com o enriquecimento ativado nela.
  • O enriquecedor já deverá estar convidado para poder fazer alterações em uma solicitação. Se a solicitação não estiver no estágio Aprovação (por exemplo, se outro aprovador tiver retornado a solicitação), os enriquecedores não poderão alterá-la.
  • Quando você determina as ações da solicitação e as atualizações de propriedade que um enriquecedor pode realizar, as permissões e o acesso a dados na exibição do enriquecedor são levadas em consideração (consulte Configurando o Acesso a Dados). Por exemplo:
    • Se um enriquecedor tiver acesso a dados para executar somente Adições em um tipo de nó, ele não poderá adicionar nem excluir um item de solicitação para Excluir um nó.
    • Se um enriquecedor tiver acesso Somente exibição a uma propriedade, ele não poderá adicionar nem excluir um item de solicitação para modificar essa propriedade.
  • Os enriquecedores podem executar ações de solicitação que negam ou alteram ações anteriores executadas pelo emissor ou por outros enriquecedores.

Validação e Aprovação de Solicitações Enriquecidas

Independentemente fazerem ou não alterações em uma solicitação, como os enriquecedores também são aprovadores, eles devem aprovar as solicitações atribuídas a eles. Quando um enriquecedor aprova a solicitação, são executadas validações de dados com base nas permissões e no acesso a dados dele. A validação e processo de aprovação ocorrem desta maneira:

  • Se ocorrer um erro de validação:
    • Se o aprovador for um enriquecedor e for o responsável por quaisquer ações cuja validação falhou, a solicitação não será aprovada. A solicitação permanecerá aberta na exibição, e uma mensagem indicando a falha na validação será exibida. O enriquecedor deverá tomar uma ação na solicitação para resolver a falha na validação, seja corrigindo quaisquer problemas de dados, retornando a solicitação para o emissor ou recusando a solicitação.
    • Se o aprovador não for responsável por quaisquer ações cuja validação falhou, a solicitação será aprovada e novos convidados serão calculados.
  • Se não ocorrerem erros de validação, a solicitação será aprovada e novos convidados serão calculados.

Depois que todas as políticas de aprovação forem atendidas, se continuar havendo erros de validação, o emissor será notificado. O emissor pode excluir quaisquer itens de solicitação que estejam causando os problemas de validação, inclusive itens de solicitação que contenham ações ou propriedades que as permissões e o acesso a dados do emissor não incluam.

Quando não houver mais erros de validação, a solicitação será confirmada.