Noções Básicas sobre Aprovações de Titularidade

O método de aprovação de Titularidade permite convidar aprovadores com base na propriedade de titularidade definida para os nós em um ponto de vista.

A propriedade de titularidade em um nó identifica o usuário responsável por aprovar as solicitações do nó. Depois que você atribui a propriedade de titularidade na política, os usuários identificados são convidados a aprovar as alterações em itens de solicitação que incluem o nó em questão. Cada proprietário convidado do nó deve aprovar a solicitação para o cumprimento da política.

Note:

O termo "proprietário" no contexto dos métodos de aprovação de Titularidade não é igual à permissão Proprietário em um objeto da cadeia de dados. Os proprietários do nó são convidados como aprovadores em uma política de aprovação, que concede somente a capacidade de aprovar solicitações do nó em questão. Os proprietários do nó não recebem automaticamente nenhuma permissão adicional para o nó, como a capacidade de exibir ou editar o nó.

Considerações

  • O método de Titularidade só pode ser configurado em políticas de Aprovação. O método de Titularidade não pode ser configurado em políticas de Confirmação ou de Notificação.
  • Você pode definir várias propriedades de titularidade em um nó. Isso permite ter mais de um proprietário do nó como aprovador do nó em questão. Cada propriedade deve ter uma política de aprovação separada, visto que só é possível atribuir uma propriedade de titularidade por política.
  • Os usuários designados como proprietários são escolhidos em um aplicativo de Usuários (consulte Como Trabalhar com Aplicativos de Usuários) usando as propriedades do tipo de dados Nó com o subtipo Usuário (consulte Subtipos do Tipo de Dados Nó e Lista de Nós).
  • Se o proprietário de um nó for alterado quando a solicitação estiver com o status Em Andamento, o novo proprietário será convidado, e o proprietário anterior deixará de ser convidado para aprovação. Se o proprietário anterior já tiver aprovado a solicitação, essa aprovação será mantida no histórico da solicitação.
  • Se o proprietário do nó não estiver disponível (o proprietário não é um usuário válido ou está fora do escritório, por exemplo), a solicitação será escalada. Consulte Lembretes e Escalonamentos de Política.

Fluxo de Processos

As etapas a seguir descrevem o fluxo do processo geral de configuração das aprovações de titularidade. Ele não é um procedimento passo a passo, e sim uma visão geral das etapas necessárias para usar o método de aprovação de titularidade.

  1. Configure um aplicativo de Usuários para armazenar seus usuários. (Consulte Como Trabalhar com Aplicativos de Usuários.)

    Importante: Para ser designado como proprietário do nó, o usuário do aplicativo de Usuários deve ser um usuário válido no Oracle Fusion Cloud Enterprise Data Management (CoreStats.EDM User = Verdadeiro). O sistema usa a propriedade User.Email Address no aplicativo de Usuários para determinar os usuários válidos. Consulte Propriedades Predefinidas de Aplicativos de Usuários.

  2. Crie uma propriedade do tipo de dados Nó com o subtipo Usuário para usar como uma propriedade de titularidade. Consulte Criação Manual de Propriedades.
  3. Associe a propriedade a um tipo de nó no ponto de vista. Consulte Adição de uma Propriedade a um Tipo de Nó.

    Tip:

    Em Conjunto de Nós Atribuído e Tipos de Nó Permitidos, selecione o conjunto de nós e os tipos de nó apropriados no aplicativo de Usuários que você criou na etapa 1.
  4. Configure uma política de aprovação para usar o método de Titularidade. (Consulte Criação e Ativação de Políticas de Aprovação).
    1. Em Método de Aprovação, selecione Titularidade.
    2. Em Propriedade da Titularidade, selecione a propriedade configurada como propriedade de titularidade (criada na etapa 2 acima).
    3. Habilite e salve a política.
  5. Atribua os proprietários do nó:
    1. No ponto de vista, crie uma solicitação e defina o valor da propriedade de titularidade (criada na etapa 2 acima) de cada nó para um usuário no seu aplicativo de Usuários.

      Tip:

      Configurar o valor dessa propriedade para ser herdado ou derivado pode simplificar esse processo.
    2. Envie e conclua a solicitação.

Processamento da Solicitação

Depois que você configurar o aplicativo de Usuários, o ponto de vista e as políticas de aprovação para aprovações de titularidade, os convidados e o cumprimento da política serão calculados com base no valor da propriedade de titularidade. Quando uma solicitação com política de titularidade atinge o estágio Aprovar:

  1. A política de Titularidade é avaliada no nó para cada item de solicitação associado à política.
  2. Em cada nó, o valor da propriedade de titularidade é verificado, e todos os usuários referenciados pela propriedade são convidados para aprovar a solicitação. Os usuários devem ser usuários válidos no Cloud EDM.
  3. Todos os convidados devem aprovar a solicitação para o cumprimento da política.
  4. Se um convidado não for um usuário válido ou estiver fora do escritório, a solicitação será escalada.

Melhores Práticas

  • Os proprietários do nó sempre podem aprovar solicitações por meio do inspetor de solicitação (consulte Ações do Inspetor de Solicitações). No entanto, para poderem visualizar as alterações da solicitação em um ponto de vista, os proprietários do nó devem ter, pelo menos, o acesso Participante (Leitura) aos pontos de vista que contêm os nós nos quais eles são proprietários. Consulte Segurança para Exibições e Pontos de Vista.
  • Habilite a validação predefinida Permissão do Aprovador da Propriedade para exibir um aviso ou um erro de validação se o proprietário do nó não tiver, pelo menos, o acesso Participante (Leitura) ao ponto de vista quando uma solicitação ou um ponto de vista forem validados. Consulte Validações Predefinidas.
  • Ao criar a propriedade que será usada como a propriedade de titularidade, configure-a como Obrigatória no ponto de vista para que os proprietários do nó sejam sempre atribuídos a cada nó.
  • Configure as propriedades de titularidade como herdadas (do ponto de vista da hierarquia) ou derivadas de uma pesquisa (do ponto de vista de lista) para que a propriedade de titularidade seja automaticamente preenchida quando novos nós forem adicionados.
  • Ao configurar a propriedade de titularidade, use os campos Propriedade de Critérios de Seleção, Operador de Critérios de Seleção e Valor de Critérios de Seleção para garantir que só usuários válidos possam ser atribuídos como proprietários do nó. Consulte Parâmetros do Tipo de Dados Nó e Lista de Nós.

    Por exemplo:

    • Propriedade de Critérios de Seleção: EDM User
    • Operador de Critérios de Seleção: Equal
    • Valor de Critérios de Seleção: 1 (True)
  • Crie um ponto de vista de lista separado exclusivamente para manter a titularidade do nó. Isso permite controlar a titularidade do nó de forma separada das alterações nos dados.
  • Se adicionar um usuário ao Controle de Acesso que deseja usar como proprietário do nó, você também deverá adicioná-lo ao aplicativo de Usuários para poder usá-lo como usuário de aprovação de titularidade.