Conceitos sobre Design de Dashboards 2.0

Este tópico contém informações úteis para você criar Dashboards 2.0:

Sobre o Designer do Dashboard 2.0

Página do designer do Dashboard 2.0 com a tela vazia

O Designer do Dashboard consiste nos seguintes componentes do dashboard:

Abertura do Designer do Dashboard 2.0

Lembre-se de que os Dashboards 2.0 na página Dashboards são identificados por um dos seguintes ícones:

  • Interface padronizada do ícone do Dashboard 2.0 (Ícone do Dashboard 2.0 na interface padronizada)

  • Ícone do Dashboard 2.0 (Ícone do Dashboard 2.0 na interface legada)

Para abrir o Designer do Dashboard 2.0:

  1. Na página Início, clique em Dashboards.

  2. Selecione uma das seguintes opções:

    • Para criar um dashboard, clique Criar e selecione Dashboard 2.0.

    • Para editar um dashboard, na coluna Ações à direita do Dashboard 2.0 que você quer editar, clique em Ícone de Ações (Ações) e em Editar.

      Se você não precisa trabalhar com dados ao editar um Dashboard 2.0, mas deseja realinhar os componentes e blocos do dashboard, por exemplo, clique em Ícone de Ações (Ações) e em Editar sem Dados.

  3. Se o Dashboard 2.0 estiver aberto no ambiente de tempo de execução, será possível alternar do ambiente de tempo de execução para o ambiente do Designer de Dashboard.

    Clique em Ações e selecione Editar ou Editar sem Dados.

Origens de Dados para Gráficos

O Dashboard 2.0 oferece suporte a grades ad hoc, formulários e cubos para escolha dos dados. Escolha as origens de dados na paleta de objetos.

Nota:

Você pode incluir no máximo 12 componentes em um Dashboard 2.0.

  • O painel de propriedades fornece todas as informações da origem de dados para um componente do dashboard na guia Gráficoícone de Propriedades do Gráfico do Dashboard 2.0. Selecione o componente do dashboard e clique em ícone de Propriedades do Gráfico do Dashboard 2.0 (Gráfico). As informações da origem de dados são exibidas abaixo do cabeçalho Visualização.

  • Ao usar um cubo como a origem de dados para análise rápida, arraste-o da paleta de objetos e solte-o no workspace do dashboard. Em seguida, clique na caixa Pesquisar e insira o nome do membro ou inicie o seletor de membros para escolher membros. A guia Layout será exibida no painel de propriedades, em que você pode girar as dimensões e escolher quais dimensões aparecem no PDV, no eixo da linha ou da coluna. Consulte Sobre a Análise Rápida.

    Nota:

    O limite máximo é 50 membros em todas as dimensões que podem ser selecionadas para criar um gráfico usando a análise rápida. Esse limite e o número de dimensões no cubo determinará o tamanho máximo da grade que é suportado em um gráfico com base em uma análise rápida.

  • Quando a origem de dados para um componente de dashboard é um formulário ou uma grade ad hoc, os dados são extraídos usando a definição do formulário.

    • Você pode alterar o formulário de origem no painel de propriedades clicando na propriedade Formulário da guia ícone de Propriedades do Gráfico do Dashboard 2.0 (Gráfico) do painel de propriedades.

    • A quantidade total de dados de formulário que podem ser visualizados em um gráfico é de 10.000 células. Por padrão, são 100 linhas e 100 colunas. No entanto, você pode alterar o número de linhas e colunas para qualquer combinação que totalize 10.000 células ou menos. Por exemplo, se você reduzir o número de linhas para 5, poderá aumentar o número de colunas para 2.000 (5 x 2.000 = 10.000).

    • Se a precisão de um formulário estiver definida, os valores exibidos depois da conversão para o Dashboard 2.0 serão baseados na configuração de precisão do formulário. Se o valor de precisão em um formulário não for definido, os valores exibidos depois da conversão para o Dashboard 2.0 poderão mudar.

    Nota:

    Quando a origem de dados de um componente de dashboard for um formulário e o formulário tiver linhas que contenham células de cabeçalho em branco ou linhas de fórmula vazias que não estão configuradas, as legendas correspondentes do gráfico não serão exibidas.

  • Em tipos de gráfico de Rosca, Pizza e Gauge, você pode adicionar vários gráficos a um componente. Para adicionar vários gráficos, clique em Único ou Vários na propriedade Exibição do gráfico. Se a opção Único for selecionada, o gráfico exibirá somente a primeira coluna dos dados do formulário subjacente. Se a opção Vários for selecionada, um gráfico será exibido para cada coluna dos dados do formulário subjacente.

    Nota:

    Nos Dashboards 1.0 com gráficos do tipo Rosca, Pizza e Gauge que são convertidos em Dashboards 2.0, o valor padrão da propriedade Exibir é Vários. Para Dashboards 2.0 recém-criados, a opção padrão para Exibição é Único.

Mais Informações Úteis sobre o Dashboard 2.0

  • Ao criar um dashboard, clique em Ações e selecione Salvar e Executar para ver imediatamente qual será aparência e o funcionamento dele para um usuário. Para retornar ao modo de designer e continuar criando o dashboard, clique em Ações e selecione Editar ou Editar sem Dados.

  • Por padrão, os dados ausentes ou suprimidos são representados nos gráficos como zeros. Para tipos de gráfico selecionados (Área, Bolhas, Combinação, Linha, Radar e Dispersão), você pode desabilitar essa configuração selecionando a opção Faltam Valores como Zero na Plotagem nas configurações do gráfico. Quando essa opção está desabilitada, os dados ausentes ou suprimidos são ignorados e não são mais representados como zeros nesses tipos de gráfico.

  • Para verificar considerações sobre o Dashboard 2.0, consulte Considerações sobre o Dashboard 2.0.

Vídeos

Sua Meta Assista a Este Vídeo

Aprenda a criar um dashboard com vários componentes no Designer do Dashboard do Dashboards 2.0.

Ícone Vídeo Criação de dashboards no Dashboards 2.0