Criação de uma Definição de Regra de Alocação

Para criar uma definição de regra de alocação:

  1. Na página inicial, selecione Modelagem e Designer.

  2. Na guia Configuração em Cascata, clique na lista suspensa Modelo e selecione um modelo.

  3. Selecione o conjunto de regras ao qual deseja adicionar a regra de alocação.

  4. Clique em ícone de mais e selecione Regra de Alocação.

  5. Na página Criar Regra de Alocação, na guia Definição, insira as seguintes informações:

    • Nome da Regra: Insira um nome para a regra.

      Por exemplo, o conjunto de regras "Alocações de Despesas de Ocupação" no aplicativo de amostra BksML50, fornecido com o Enterprise Profitability and Cost Management, contém uma regra de alocação chamada "Locação e Reatribuição de Serviços Públicos".

      Os nomes de regra têm as mesmas restrições que os nomes de membro no Oracle Essbase. Consulte Restrições de Nomenclatura para Dimensões, Membros e Aliases.

    • Descrição: Digite uma descrição para a regra.

      A descrição que você insere aqui aparecerá no relatório Documentação do Modelo. Digite uma descrição que torne as informações sobre a regra de alocação esclarecedoras para qualquer pessoa que analisar a lógica de modelo no futuro. Consulte Geração de um Relatório de Documentação do Modelo.

      Por exemplo, você poderia dizer algo como: "Locação e despesas de serviços públicos são reatribuídas do centro de custos Corporativo aos centros de custos de função de negócios. Um driver baseado no metro quadrado de cada prédio usado por cada um dos centros de custos é usado para rateio das despesas".

    • Sequência: Informe um número para determinar a ordem na qual a regra será executada no conjunto de regras.

      A Sequência pode ser qualquer número inteiro de 1 a 9999.

      As regras com o mesmo número de sequência serão executadas ao mesmo tempo se o cálculo paralelo estiver ativado para o conjunto de regras pai e o número especificado para Encadeamentos de Cálculo nas Configurações de Aplicativos. (Consulte "Etapa 5: Selecionar uma Opção de Cálculo do Conjunto de Regras" em Criação de um Conjunto de Regras e "Encadeamentos de Cálculo" em Sobre o Gerenciamento de Configurações do Aplicativo e do Sistema.)

    • Ativado: Se selecionada, a regra estará ativa quando o cálculo for realizado.

    • Usar Contexto do Conjunto de Regras: Se selecionada, as seleções do membro feitas quando o conjunto de regras foi criado se aplicarão a essa regra. Se um Contexto de Modelo tiver sido ativado para o conjunto de regras, ele também será aplicado. Consulte Compreensão do Contexto de Modelo e Conjunto de Regras.

    • Tipo de Valor Alocado: Limita o quanto da origem será alocado. Selecione uma opção:

      • Nenhum: Essa é a opção padrão. Se selecionada, todo o dinheiro na origem será alocado.

      • Moeda: Se selecionada, limita o valor alocado de cada interseção de origem pelo valor de moeda inserido no campo Valor. Por exemplo, um valor de 1000 limitaria a alocação de cada célula para 1000, seja qual for a moeda usada.

      • Porcentagem: Se selecionada, limita o valor alocado de cada interseção de origem pela porcentagem inserida no campo Valor. Por exemplo, 50 limitaria a alocação de cada célula para 50%.

    • Valor: Se você selecionar Moeda ou Porcentagem para o Tipo de Valor Alocado, insira o valor da moeda ou o valor da porcentagem para alocação na regra.

  6. Clique em Salvar.

Exemplo de Definição da Regra de Alocação

Neste exemplo, a regra Locação e Reatribuição de Serviços Públicos será a segunda regra a ser executada no conjunto de regras Alocações de Despesa de Ocupação. Ela usará um Contexto do Conjunto de Regras definido anteriormente, e não tem um tipo de valor alocado específico.

A guia Definição para a regra Locação e Reatribuição de Serviços Públicos no conjunto de regras Alocações de Despesa de Ocupação