Defina o intervalo de destino para o cálculo e a fórmula a ser executada para todas as células no intervalo de destino.
Quando você acessar a aba Destino pela primeira vez, as dimensões obrigatórias Entidade e Conta, a dimensão opcional Moeda, se você tiver um aplicativo com várias moedas, e todas as dimensões personalizadas no aplicativo serão exibidas em Dimensões de Destino. (Se você tiver definido e ativado um Contexto do Conjunto de Regras ou um Contexto do Modelo, qualquer dimensão definida em um desses contextos não será exibida. Consulte Compreensão do Contexto de Modelo e Conjunto de Regras.)
Para definir um destino de regra de cálculo personalizada:
Na guia Destino, clique na lista suspensa e selecione uma Dimensão de Resultado.
Insira a fórmula MDX para a regra de cálculo personalizada.
Se você tem uma fórmula grande, clique em Expandir para expandir a caixa de texto da fórmula para uma janela pop-up maior. Depois que você inserir uma fórmula, clique em Validar para garantir que a fórmula seja válida.
Consulte Sintaxe de fórmula para regras de cálculo personalizadas e Como Ignorar Tuplas para Otimizar Cálculos Personalizados para obter informações sobre como criar a fórmula.
Selecione um membro ou membros para cada dimensão de destino.
É preciso selecionar um membro para cada dimensão. Se uma dimensão não se aplicar aos dados na sua regra, selecione o membro No<dimname>. Consulte Requisitos de Dimensão e Membro ao Criar Regras.
Note:
A dimensão selecionada para a Dimensão de Resultado não será incluída como uma dimensão de destino, já que um membro da dimensão de resultado deve aparecer no lado esquerdo (lado dos resultados) da fórmula.
Para selecionar membros, expanda uma dimensão de destino, clique em Adicionar Destino e clique em para chamar a caixa de diálogo Selecionar Membros. Consulte Como Usar o Seletor de Membros.
Caso tenha um grande número de membros para adicionar às dimensões de destino e saiba os nomes dos membros, em vez de adicionar um a um na caixa de diálogo Selecionar Membros, clique em à direita do cabeçalho Dimensões de Destino e insira os membros no Editor de Membros da Dimensão.
Por exemplo, caso tenha uma lista de membros em um planilha do Excel, você pode copiar esses membros do Excel e colá-los no Editor de Membros da Dimensão. Os membros serão adicionados às dimensões no destino em que eles estavam atribuídos quando as dimensões foram criadas. Consulte Adição de Membros a uma Dimensão.
Note:
Os membros que você insere no Editor de Membros da Dimensão podem ser atribuídos a qualquer dimensão aplicável no destino. Para adicionar vários membros a uma dimensão específica, clique em ao lado da dimensão.
Também é possível clicar em ao lado de uma dimensão e selecionar uma das seguintes opções:
Adicionar Vários Membros de Destino: Acessa uma caixa de diálogo em que é possível atribuir vários membros à dimensão de uma vez, em vez de ter que selecionar cada membro individualmente.
Segmentação de Cálculo: Se selecionada, as regras serão segmentadas em regras menores para execução separadamente. Isso permite que o cálculo processe regras com um intervalo de dados muito grande, que de outra forma seria muito grande para o Oracle Essbase processar. A segmentação de cálculo está habilitada para até duas dimensões em cada regra.
Note:
Você deve usar Segmentação de Cálculo somente quando o intervalo de origem for extremamente grande e preenchido dispersamente. Como uma melhor prática, você deve ligar para o suporte antes de continuar com essa opção.
Limpar Seleções de <Dimname>: Limpa todos os membros que você selecionou para a dimensão de destino.
Para remover um membro individual, clique no membro e selecione Remover<MemberName>, em que <MemberName> é o nome do membro que você está removendo.
Note:
Consulte Gerenciamento de Filtros para Membros do Destino para obter informações sobre como filtrar os membros do destino usados em uma regra.