Comunicar o Sucesso e o ROI

Agora que seu Centro de Excelência em EPM (EPM CoE) está funcionando, você pode compartilhar o sucesso do projeto e o ROI obtido.

Baseie suas comunicações no plano que você desenvolveu na seção Planejamento de Reuniões e Comunicações.

Para obter mais ideias, consulte os pontos do Implementar o Centro de Excelência (CoE). Você também pode consultar o ebook sobre o valor do EPM (em inglês) para ver os benefícios comuns que as empresas identificam após implementar o EPM Cloud.

Na Oracle, a equipe de Finanças desenvolveu uma estrutura em quatro partes para promover a transformação dos negócios e a migração para o Oracle Cloud EPM. A estrutura inclui estes quatro temas:

  1. Otimização: remover e padronizar etapas na experiência.
  2. Capacitação: capacitar usuários a concluir a experiência de forma autônoma.
  3. Encantamento: criar uma experiência positiva que os usuários gostem.
  4. Automação: automatizar a experiência de ponta a ponta com o Oracle Cloud.

Por exemplo, essa estrutura foi usada para reformular o processo de planejamento financeiro para promover o sucesso do cliente e da empresa.

A fase de otimização determina a melhor forma de simplificar o processo de planejamento e eliminar redundâncias. Para isso, a equipe criou um Proprietário do Processo de Planejamento (GPO) Global que tinha uma rede de contatos em cada linha de negócios, com permissão para criar e refinar de maneira contínua o processo e os modelos de planejamento. Modelagem padrão e metodologias consistentes foram desenvolvidas para substituir planilhas individuais de equipes. Isso resultou em planos de melhor qualidade e na eliminação de mais de 100 planilhas de previsão. Consulte o Oracle Playbook para Excelência Operacional a fim de obter mais informações.

Os funcionários foram capacitados para serem os proprietários de seus próprios processos de várias maneiras. Os usuários criaram seus próprios relatórios no Oracle Cloud EPM, o que eliminou a sobrecarga dos relatórios manuais e tornou os relatórios disponíveis para todos os usuários. O modelo de planejamento também foi atualizado continuamente à medida que os dados ficaram disponíveis, o que permitiu a análise em tempo real dos negócios para identificar potenciais problemas de variância ou riscos de negócios. O processo inteiro foi automatizado, o que ajudou a eliminar 2.000 horas por mês de coleta de dados e 1.040 horas por mês de trabalhos manuais.

Os usuários ficaram encantados com a experiência na nuvem ao compreender seus dados por meio de exibições, painéis e relatórios sobre dados em tempo real. A modelagem mais rápida de cenários também foi obtida, o que permitiu recomendações em tempo real pela equipe de finanças aos líderes de negócios.

Com a automação, os usuários foram liberados das tarefas manuais e puderam usar seu tempo com análises e outras tarefas que agregam valor. Embora pareçam etapas específicas que devam ser executadas em uma ordem específica, é um processo contínuo no qual as fases podem evoluir com o tempo. Para garantir a viabilidade do seu Centro de Excelência (CoE), é importante manter a base que você criou e ter flexibilidade para fazer as alterações necessárias ao longo do tempo.

Para ler a história completa da jornada para a nuvem do departamento financeiro da Oracle, consulte o seguinte link: Operations at Oracle with Oracle Cloud EPM, Oracle@Oracle: Our Journey to the Cloud.

Como melhor prática, use estes recursos para comunicar o sucesso externamente. Isso ajuda a criar relacionamentos, obter reconhecimento, fortalecer sua rede e promover sua marca.

  • Publique na Comunidade Cloud Customer Connect

  • Compartilhe os sucessos em conferências e grupos locais de usuários, como:
    • Oracle Cloud World
    • ODTUG Kscope (Oracle Development Tools User Group): profissionais, implementadores, administradores de aplicativos de desenvolvedores e usuários avançados
    • OATUG (Oracle Applications and Technology Users Group)
    • UKOUG (UK Oracle User Group)