Execução de Análise Ad-Hoc com Dados do Narrative Reporting

O Narrative Reporting vem com um aplicativo de amostra que consiste em um modelo contendo sete dimensões. Você cria o aplicativo de amostra com o clique de um botão na interface da Web do Narrative Reporting.

Quando conectado ao modelo de amostra no Oracle Smart View for Office, você pode realizar consultas ad hoc que permitem criar relatórios de dados contendo as informações que você deseja ver. Você pode copiar e colar dados dos relatórios em doclets nos pacotes de relatórios do Narrative Reporting. Você pode copiar e colar grades ou pontos de dados individuais em doclets.

O cenário neste tópico mostra como criar uma grade ad-hoc e colar pontos de dados individuais e uma grade inteira em um doclet, em preparação para que o doclet seja incluído em um pacote de relatórios no Narrative Reporting.

Vídeo

Sua Meta Assista a Este Vídeo

Saiba como analisar dados usando análise ad hoc.

ícone de vídeo Criando Relatórios Ad Hoc Avançado no Smart View

Para criar uma grade ad-hoc a partir de uma origem de dados do Narrative Reporting:

  1. Caso ainda não tenha feito isso, inicie o Excel e configure uma conexão de origem de dados, conforme descrito em Criação de Coneções com o Narrative Reporting.
  2. No Excel, conecte-se à origem de dados do Narrative Reporting.
  3. No Painel do Smart View, expanda Aplicativos de Relatório, Aplicativo de Amostra, clique com o botão direito do mouse em Modelo de Amostra e selecione Análise ad hoc.

    Os dados e dimensões iniciais são colocados na planilha. A dimensão Accounts e a dimensão Fiscal Calendar são as dimensões ativas.

    Nota:

    As dimensões Entidades, Total de Segmentos, Moedas, Anos e Cenários estão no PDV e não estão no corpo da grade. Elas podem ser usados para alterar a perspectiva de dados da grade; no entanto, não estamos mostrando essa funcionalidade neste cenário.


    Grade ad hoc inicial conforme descreve o parágrafo anterior.

    E a faixa do Narrative Reporting para a funcionalidade ad-hoc é exibida:


    A faixa do Narrative Reporting inclui as seguintes funcionalidades: Ampliar, Reduzir, Deslocar, Manter Apenas, Remover Apenas, Seleção de Membro, Alterar Alias, Atualizar, PDV e Visualizar.
  4. Antes de continuar, na faixa do Smart View, clique em Opções, selecione a guia Formatação e certifique-se de que estas opções estejam selecionadas:
    • Utilizar Formatação do Excel

    • Ajustar Largura da Coluna e Altura da Linha

    Clique em OK.

  5. Clique no botão Atualizar na faixa do Smart View ou na faixa do Narrative Reporting para ver o efeito das alterações de formatação da grade atual:

    Grade ad hoc inicial com as colunas ajustadas para o tamanho dos nomes das dimensões.

    A meta do nosso layout é mostrar os membros Contas em linhas, e os membros Cenários em colunas, para criar um relatório de despesas operacionais simples.

  6. Para mover a dimensão Cenários para a coluna, clique com o botão direito do mouse na célula da dimensão Cenários e solte-a na célula de dimensão Contas.

    Dimensão Cenários e Contas na coluna, dimensão Calendário Fiscal na linha, dimensões Entidades, Total de Segmentos, Moedas e anos na linha PDV.
  7. Para mover a dimensão Contas para a linha, clique com o botão direito e arraste a célula da dimensão Contas e, em seguida, solte-a na célula da dimensão Calendário Fiscal.

    Dimensões Contas e Calendário Fiscal na linha, dimensão Cenários na coluna e dimensões Entidades, Total de Segmentos, Moedas e Anos na linha PDV.
  8. Clique com o botão direito e arraste a dimensão Calendário Fiscal para a linha PDV e, em seguida, solte-o na dimensão Entidades.

    Dimensões Contas na linha, dimensão Cenários na coluna e dimensões Calendário Fiscal, Entidades, Total de Segmentos, Moedas e Anos na linha PDV.

    Na grade anterior, as dimensões Cenários e Contas são as dimensões ativas. As dimensões Calendário Fiscal, Entidades, Total de Segmentos, Moedas e Anos estão no PDV. Este é o layout de dimensão desejado.

    Agora vamos ampliar os membros de linha e coluna e usar os botões Manter Apenas e Remover Apenas na faixa do Narrative Reporting para criar o layout de linha e coluna que queremos ver.

  9. Selecione a dimensão Cenários e, em seguida, clique duas vezes ou clique em Ampliar na faixa do Narrative Reporting.

    Os membros da dimensão Cenários que variam das células B2 a G2: Real, Plano, Previsão, Variação,% Variação e Cenários.
  10. Pressione a tecla Ctrl, selecione os membros Previsão e Cenários e, em seguida, clique no botão Remover Apenas na faixa do Narrative Reporting.

    A grade deve ter a seguinte aparência:


    Os membros da dimensão Cenários que variam das células B2 a E2: Real, Plano, Variação e % Variação.

    Agora vamos ampliar o membro Despesas Operacionais.

  11. Selecione Contas e, em seguida, clique duas vezes ou clique em Ampliar na faixa do Narrative Reporting.

    O resultado da primeira ampliação:


    Membros da dimensão Contas que variam das células A3 a A6: Declaração de Renda, Balanço Geral, Estatísticas e Contas
  12. Continuar a ampliar:
    1. Clique em Ampliar no membro Declaração de Renda.
    2. Clique em Ampliar no membro Receita Líquida.
    3. Clique em Ampliar no membro Receita Total Antes do Imposto.
    4. Clique em Ampliar no membro Receita de Operações Antes do Imposto.

    A grade deve ter a seguinte aparência:


    Dimensão Contas expandida ao nível de Lucro Bruto e Despesas Operacionais, variando da célula A3 a A14
  13. Para manter somente os membros de Despesas Operacionais, selecionaremos a célula Despesas Operacionais e clicaremos em Manter Apenas na faixa do Narrative Reporting.

    A grade deve ter a seguinte aparência:


    Grade com apenas Despesas Operacionais como o membro da linha, na célula A3
  14. Clique duas vezes ou amplie a célula do membro Despesas Operacionais.
  15. Na grade expandida, selecione membros com #Missing em suas linhas, Sinergias de Despesa Operacional e Alocações, e clique em Remover Apenas na faixa do Narrative Reporting.

    A grade deve ter a seguinte aparência:


    Grade ad hoc com membro de Despesas Operacionais expandido, com membros que preenchem das linhas 3 a 13, Remuneração Total na linha 3, e Despesas Operacionais na linha 13; os membros de Despesas Operacionais estão recuados.

    Agora, vamos formatar a coluna da esquerda.

  16. Para obter uma lista com alinhamento à esquerda, na faixa do Smart View, clique em Opções e, em seguida, na guia Opções de Membro.
  17. Em Recuo selecione Nenhum e clique em OK.
  18. Na faixa do Smart View ou na faixa do Narrative Reporting, clique em Atualizar.

    A grade deve ter a seguinte aparência:


    Grade ad hoc com membro Despesas Operacionais expandido, com membros que preenchem das linhas 3 a 13, Remuneração Total está na linha 3, e Despesas Operacionais na linha 13; todos os títulos da coluna A estão nivelados à esquerda.

    Em seguida, queremos remover os membros PDV da primeira linha do relatório.

  19. Na faixa do Narrative Reporting, clique no botão PDV.

    O botão PDV na faixa Narrative Reporting

    Um clique no botão PDV faz com que os membros PDV se desloquem para a barra de ferramentas PDV, que flutua na grade, como mostrado na Figura 24-51.

    Figura 24-51 Barra de Ferramentas PDV


    A barra de ferramentas PDV na grade.

    Nota:

    A barra de ferramentas PDV pode ser movida pela grade ou ser encaixada, arrastando a barra de ferramentas PDV na parte superior, inferior, esquerda ou direita da janela do Excel. Você pode impedir que a barra de ferramentas do PDV se fixe mantendo a tecla Ctrl pressionada enquanto arrasta a barra de ferramentas.

    Agora, vamos aplicar formatação aos números na grade. A formatação de número será transferida quando a grade for copiada e colada no Word.

  20. Mantenha a tecla Ctrl pressionada e selecione os valores, em dólar, na primeira e na última linhas do relatório, células B3, C3, D3, B13, C13 e D13.

    Relatório ad hoc mostrando as células B3, C3, D3, B13, C13 e D13 selecionadas.
  21. Com as células B3, C3, D3, B13, C13 e D13 selecionadas, na faixa Página Inicial do Excel no grupo Número, clique no botão Formato do Número Contábil, Botão Formato de Número de Contabilização no Excel.

    Se você estiver trabalhando em um ambiente que não esteja em Inglês Americano, escolha o símbolo da moeda padrão da sua região.

  22. No faixa Home do Excel, faça as seguintes alterações nos valores da moeda e do percentual de variação:
    1. Selecione somente os valores das colunas B, C e D e, em seguida, no grupo Número, clique no botão Separador de Milhares, Botão Separador de Milhares no Excel.
    2. Selecione somente os valores na coluna E,% Variação e, em seguida, no grupo Número, clique no botão Diminuir Casas Decimais, Botão Diminuir Casas Decimais no Excel, até que fique apenas uma casa decimal.

    Agora você deve ter um relatório semelhante ao mostrado na Figura 24-52.

    Figura 24-52 Relatório Ad-Hoc a partir da Origem de Dados do Narrative Reporting


    Relatório ad hoc mostrando as células B3, B4, B5, B13, B14 e B16 com as alterações de formatação de número aplicadas.

    Essa formatação será transportada para o doclet do pacote de relatórios no Word. Você adicionará mais elementos de formatação quando estiver criando o doclet no Word (conforme descrito em Cópia e Colagem de Dados do Narrative Reporting em Doclets).

  23. Salve o relatório e continue com Cópia e Colagem de Dados do Narrative Reporting em Doclets.

    Vamos mostrar como copiar e colar os pontos de dados dinâmicos deste relatório em um doclet em um pacote de relatórios do Narrative Reporting. Esta é uma tarefa típica que o autor de um doclet executa durante a fase de criação do ciclo de vida do pacote de relatórios.