Criação de Variáveis de Referência

As variáveis de referência permitem que você faça referência a uma origem em outro documento (doclet ou arquivo de referência) dentro do pacote de relatórios, como uma célula do Excel ou um texto selecionado do Word, e utilize-os como origens de valores de variável de referência no doclet do seu pacote de relatórios. Você poderá, então, inserir a variável de referência em um ou mais doclets. Quando o valor de origem da variável de referência for atualizado, todas as instâncias inseridas da variável serão atualizadas automaticamente.

Nota:

  • As imagens e as formas não são suportadas como valores de variáveis de referência.

  • A variável de referência não pode ficar em branco. A célula do Excel deve conter um valor quando uma variável de referência é definida ou atualizada.

  • Não é possível fornecer valores de variável de referência com base em outras variáveis da referência.

  • Os valores de variável de referência não podem ser originados de um conteúdo incorporado nos casos em que um intervalo de um doclet de referência seja incorporado no Word ou no PowerPoint.

  • Variáveis de referência não podem ter origem em conteúdos do PowerPoint.

  • Valores de variáveis de referência fornecidos no Word podem ter um tamanho máximo de 2.000 caracteres. Valores de variáveis de referência fornecidos no Word não podem ser inseridos no Excel, se o número de caracteres for maior que 255.

  • Os valores de variável de referência devem ter uma única linha. Em uma planilha do Excel, selecione uma única célula. No Word, selecione o texto em uma única linha ou tabela.

  • Valores de variáveis de referência fornecidos pelo Excel podem ter um tamanho máximo de 255 caracteres.

  • Os valores de variável de referência obtidos do Excel incluem todos os textos formatados com números na célula (por exemplo, 123,456). Se for inserido em outra planilha do Excel, o valor da variável será inserido como texto, e não como valor numérico.

Por exemplo, use fórmulas do Excel no Oracle Smart View for Office para gerar valores de variável de referência:

  • Use uma função SE para retornar uma string "increase" ou "decrease" ou uma string "above" ou "below" se um valor de dados aumentar ou diminuir entre o período atual e o anterior. Insira os resultados ou a variável de palavra direcional baseada no Excel em um parágrafo do Word.

    =IF(B8<0,"below","above")

  • Use uma função IF ou uma subtração simples para comparar a ocorrência de um valor de dados (como "Receitas" ou "Demonstrativo de Resultados Resumido") que seja exibida várias vezes em um pacote de relatórios.

    ='Demonstrativo de Resultados Resumido'!B4

  • Use fórmulas do Excel para calcular a variação ou a porcentagem de variação dos valores de dados que mudam de um período para outro e insira essa variação em um parágrafo do Word.

    ='Demonstrativo de Resultados Resumido'!B4-'Demonstrativo de Resultados Resumido'!C4

Se a origem do valor for atualizada, cada instância da variável refletirá as informações atuais quando a variável for atualizada no Smart View.

O nome e a descrição da variável de referência também podem ser criados na interface da Web do Narrative Reporting; no entanto, você precisará adicionar a origem da variável e o valor no Smart View. Além disso, a variável deverá ser inserida no doclet usando o Smart View.

Nota:

Antes de começar, tenha certeza de que abriu um pacote de relatórios e de que abriu e fez check-out de um doclet.

Para criar uma variável de referência:

  1. Abra um pacote de relatórios e depois faça checkout de um doclet do Word. Um doclet do Word contém um arquivo de referência ou um doclet de referência do Excel.
    Você só pode abrir um pacote de relatórios para criar uma variável de referência, sem fazer check-out de um doclet, e definir o nome e a descrição da variável de referência. No entanto, é necessário fazer check-out do doclet para definir um valor de origem no doclet como o valor da variável de referência.
  2. No doclet ou no arquivo de referência, selecione a célula do Excel ou a célula da tabela ou texto do Word a que será feita referência na sua nova variável de referência.

    Por exemplo, na grade a seguir, a célula B13 está selecionada. O valor na célula, inclusive o PDV da origem de dados, é o valor da nossa nova variável de referência.


    Uma grade com a célula B13 selecionada. B13 é o total da coluna Despesas Reais

    Nota:

    Você sempre poderá alterar o valor da variável de referência mais tarde.

  3. Na lista drop-down no painel Pacote de Relatórios, selecione Variáveis.

    Mostra as opções disponíveis na lista drop-down no Pacote de Relatórios. As opções são Central de Relatórios e Variáveis
  4. No painel Pacote de Relatórios, clique no botão Criar Nova Variável, O sinal de mais representando o botão Criar Nova Variável no painel Pacote de Relatórios, e selecione Variável de Referência na lista drop-down.

    O painel Pacote de Relatórios exibe a opção Criar Variável de Referência, em que você insere o nome e o valor da variável, bem como uma descrição opcional. Como você pode ver, o valor já está pré-preenchido com o valor que selecionamos na etapa 2


    O painel Pacote de Relatórios, em que uma área denominada Criar Variável de Referência agora é exibida com campos de valor, Nome e Descrição. O campo de valor reflete o valor da célula de dados que foi selecionada quando o comando Criar Variável de Referência foi chamado.
  5. Defina a variável de referência da seguinte maneira:
    1. Informe um Nome para a variável de referência.

      O nome deve ser exclusivo em todas as variáveis dentro do pacote de relatórios e descrever a variável para que seja mais fácil encontrá-la.

    2. Opcional: informe uma Descrição para a variável de referência.
    3. Clique em O botão Usar seleção atual como valor de referência. O botão é uma seta azul que aponta para a direita, localizado logo abaixo do campo Valor na área Criar Variável de Referência do painel para usar o valor da célula selecionada no momento como o valor de referência.

      Opcionalmente, você pode selecionar outra célula na planilha, verificar se o valor foi alterado no campo Valor e clicar em O botão Usar seleção atual como valor de referência. O botão é uma seta azul que aponta para a direita, localizado logo abaixo do campo Valor na área Criar Variável de Referência do painel

  6. Clique no botão OK, O botão OK, uma marca de seleção verde, para adicionar a variável ao pacote de relatórios.
  7. Faça upload e check-in do doclet ou do arquivo de referência do valor da variável a ser adicionado ao sistema.

    Nota:

    Se não for feito check-in do doclet ou do arquivo de referência, o valor continuará a ser exibido no painel de variáveis como Não Confirmado para o doclet atual e para outros doclets no Smart View. Na interface da Web do Narrative Reporting, o valor é exibido como #Missing.